Dicas e Truques

Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 13: Marth, the Hero-King

Conheça o Emblem Marth e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.


Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta 13ª parte, abordaremos Marth.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9 | Parte 10 | Parte 11 | Parte 12 | Parte 13 | DLC

Conhecendo o Emblem Marth

Marth, o Emblem of Beginnings, está disponível logo no início da campanha; porém, em decorrência de eventos no jogo, seu Emblem Ring só é recuperado no 22. A partir do 23, temos acesso ao seu mapa exclusivo, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com Marth de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo Falchion, sua arma-assinatura.

As habilidades do Rei-Herói são perfeitas para personagens que preferem um aumento significativo em Avo, especialmente aqueles com baixa Def. Sua arma básica, Rapier, é perfeita para lidar contra Armored e Cavalry, porém o verdadeiro brilho do primeiro lorde da franquia está em seu Engage Attack, Lodestar Rush, que permite que a unidade desfira uma série de golpes contra o oponente.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Marth pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.

Perceptive

Se a unidade inicia o combate, garante Avo +15 durante o combate. Avo aumenta com base em Spd alta.

Custo de SP: 250

Engage Skill

Divine Speed: A unidade desfere um ataque extra com 50% do dano durante o combate.

Bônus por tipos de unidade

[Dragon] Recupera HP igual ao dano extra causado ao inimigo.

[Covert] Se o ataque extra acertar o inimigo, deixa-o envenenado.

Engage Attack

Lodestar Rush: Use para disparar 7 ataques de espada consecutivos com 30% do dano total. Acerta apenas o inimigo adjacente.

Bônus por tipos de unidade

[Dragon] 2 ataques extras

[Backup] 1 ataque extra

[Mystical] O dano é baseado em Mag

Habilidade

Bond Level necessário

Tipo

Disponível para Skill Inheritance?

Perceptive

1

Synchro Skill. Se a unidade inicia o combate, garante Avo +15 durante o combate. Avo aumenta com base em Spd alta.

Sim. Custo de SP: 250

Avoid +10

1

Habilidade. Garante Avo+10.

Sim. Custo de SP: 500

Divine Speed

1

Engage Skill

Não. Habilidade exclusiva.

Lodestar Rush

1

Engage Attack

Não. Habilidade exclusiva.

Rapier

1

Arma. Efetivo contra Armored e Cavalry

Não. Arma exclusiva.

Sword Agility 1

2

Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar espadas.

Sim. Custo de SP: 500

Break Defenses        

3

Habilidade. Se a unidade atacar um inimigo e infligir o estado [Break], a unidade realiza um ataque extra de 50% do dano total.

Sim. Custo de SP: 2000

Avoid +15

4

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 1500

Skill Inheritance

5

Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem.

Não. Bônus passivo.

Sword Agility 2

6

Habilidade. Garante Avo +15 em troca de Crit -10 ao equipar espadas.

Sim. Custo de SP: 1000

Unyielding

7

Habilidade. Ao início da Player Phase, se o HP for 20% ou menos, recupera 20% do HP total da unidade.

Sim. Custo de SP: 100

Sword Agility 3

8

Habilidade. Garante Avo +20 em troca de Crit -10 ao equipar espadas.

Sim. Custo de SP: 2000.

Sword Prof.

8

Proficiência com espadas necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Avoid +20

9

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 2500.

Mercurius

10

Arma. Dobra a EXP obtida pelo usuário.

Não. Arma exclusiva.

Strong Bond

11

Bônus de Bond Level 11. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Unyielding+

12

Habilidade. Ao início da Player Phase, se o HP for 30% ou menos, recupera 30% do HP total da unidade.

Sim. Custo de SP: 200

Sword Agility 4

13

Habilidade. Garante Avo +25 em troca de Crit -10 ao equipar espadas.

Sim. Custo de SP: 3000

Avoid +25

14

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 3500

Falchion

15

Arma. Efetivo contra Dragon.

Não. Arma exclusiva.

Perceptive+

16

Habilidade. Se a unidade inicia o combate, garante Avo +30 durante o combate. Avo aumenta com base em Spd alta.

Sim. Custo de SP: 500

Sword Agility 5

17

Habilidade. Garante Avo +30 em troca de Crit -10 ao equipar espadas.

Sim. Custo de SP: 4000

Unyielding++

18

Habilidade. Ao início da Player Phase, se o HP for 40% ou menos, recupera 40% do HP total da unidade.

Sim. Custo de SP: 300

Avoid +30

19

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 4500

Deep Synergy

20

Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Marth tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Shadow Dragon and the Blade of Light e Mystery of the Emblem:

Caeda

Dex +1, Spd +2, Lck +1

Sympathetic: Se o inimigo inicia o combate e o HP da unidade é igual ou meor a 50%, a unidade recebe 5 a menos de dano.

Navarre

Dex +2, Spd +1, Lck +1

Deadly Blade: Se a unidade iniciar o combate equipando uma espada, garante Crit +10 durante o combate.

Ogma

Str +2, Dex +1, Spd +1

Merric

Dex +1, Spd +2, Def +1

Minerva

HP +2, Lck +2, Def +1

Linde

Mag +1, Spd +1, Lck +2

Tiki

Dex +1, Spd +1, Lck +2

Kris

HP +4, Str +1, Dex +1

Katarina

HP +2, Lck +1, Def +2

Legion

Str +2, Dex +1, Spd +1

Dicas para vencer o Paralogue do Marth

The Broken Castle é o último Paralogue que serve como desafio dos Emblems. O mapa chama a atenção por possuir inimigos com parâmetros acima da média, e muitos deles possuem Life Stones. Ao todo, o time é formado por até 12 unidades para 30 unidades inimigas, não inclusos os reforços; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.

No entanto, caso o jogador não tenha interesse em obter Gold ao derrotar certos inimigos e os itens contidos nos baús, pode-se ignorar toda a porção esquerda do mapa e focar apenas em Marth, que, a partir do turno 4, decidirá partir para a ação. 

O Rei-Herói se destaca por suas elevadas Str e Spd, mas é fraco contra ataques físicos e mágicos. No entanto, o Emblem possui duas espadas efetivas contra tipos específicos de unidades, Falchion e Rapier, que podem causar danos significativos contra Dragons, Armored e Cavalry, respectivamente; além disso, por ser do tipo Backup, seu Engage Attack, Lodestar Rush, contará com 8 acertos.

Marth possui três Life Stones, garantindo a ele três barras de vida extras.


A seguir…

Na parte especial do nosso guia de Paralogues, abordaremos os Emblems do Expansion Pass de Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Thais Santos
Capa: Thais Santos

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google