Preparando o time para entrar em campo
A customização é o ponto forte do jogo e, como o próprio nome sugere, há uma farta gama de "estilos" para escolher. Dessa forma, é possível criar até dois times de formas diferentes e deixá-los gravados para usar no jogo contra a CPU ou contra um amigo via local wireless, já que é a única forma de multiplayer que o jogo apresenta - sem modo online, infelizmente.Primeiro, customiza-se o time: nome, uniformes e emblemas. Depois os jogadores, que têm uma aparência que lembra a dos Miis. Nome, tipo de corpo, tipo de cabelo, cor da pele e face podem ser alterados. É possível, inclusive, usar uma foto do seu rosto ou de algum amigo seu no jogador, de uma forma muito parecida com a utilizada pelo jogo Face Raiders que vem no Nintendo 3DS. Basta usar a câmera interna, procurar o melhor ângulo para encaixar o seu rosto no personagem e salvar.
O mais importante são as habilidades (skills), e só uma pode ser escolhida por jogador, que irá depender do tipo de corpo que o atleta possui. Se escolher, por exemplo, o tipo baixinho, ele será rápido e poderá escolher ou o drible (que é apenas uma arrancada rápida) ou o "passthrough" - um passe que não pode ser interceptado; por outro lado, se o personagem é o tipo "Macho" (fortão), ele é lento e tem as opções de chute forte ou curvo. Há ainda as habilidades de cabecear e chute de bicicleta. O único que não tem habilidade especial alguma é o goleiro.
Saber usar as habilidades certas para cada posição é importante para criar um time vencedor. Não dá para colocar o fortão lá na frente e esperar fazer muitos gols, pois ele é realmente muito lento, mas o chute forte que ele possui é uma boa pedida para chutar da defesa para o gol adversário.
Além dos times customizáveis, existem 12 times prontos, representando cidades do mundo. O Brasil foi lembrado, e São Paulo foi a escolhida, recebendo três estrelas de cinco possíveis. O melhor time é o de Madrid, com quatro estrelas, o que representa a situação atual do futebol da Espanha, tanto de sua seleção quanto do seu campeonato, que estão em um nível muito alto. Da mesma forma, Yokohama só tem uma única estrela, o que também condiz com a pouca tradição que o esporte bretão tem no Japão.
Bola rolando
Depois de customizar o seu time, ou não, é hora de começar a jogatina. Existem dois modos apenas: o Exhibition, no qual é possível jogar sozinho contra qualquer um dos 12 times (CPU) ou contra um amigo (local wireless), e o World Tournament, em que se joga contra diversos times em sequência. Ao final, uma ótima surpresa, o time Arc Stars aparece para jogar. Ele é composto por personagens das séries BlazBlue e Guilty Gear, com toda a sua caracterização, e é a única equipe com cinco estrelas. Depois de vencê-los, o time fica disponível no menu de escolha. O maior problema é não poder salvar a jogatina. Então, ou você joga até o fim ou perderá todo o progresso, o que se tratando de um portátil foi uma péssima escolha dos desenvolvedores, já que geralmente os jogadores têm um tempo mais curto entre as partidas. Bem melhor seria poder salvar o progresso a cada rodada.Cabeceada especial |
Com um chute desses, é só correr para o abraço |
Apito final
Jogadores novatos irão encontrar um jogo bem mais casual e simples; os veteranos, mais acostumados com jogos complexos como FIFA e PES, podem não se interessar tanto, ao menos não por muito tempo. Mas é sempre uma opção divertida, justamente por ser mais descomprometida e menos disputada. A verdade é que o jogo é muito limitado e valeria tranquilamente R$2,99. Mas pagar R$11,99 é caro demais para um game tão simples. E você, caro leitor, já experimentou esse joguinho? Deixe o seu comentário.Prós
- Customização dos jogadores;
- Multiplayer local;
- Fácil de jogar.
Contras
- Ausência de partidas online;
- Impossibilidade de salvar o jogo durante o campeonato, precisando jogar até o fim;
- Limitado: pode enjoar depois de pouco tempo.
ARC STYLE: Soccer!! 3D - eShop/3DS - Nota final: 5.5Visual: 5.5 | Som: 5.0 | Jogabilidade: 6.0 | Diversão: 6.0
Revisão: Marcos Vargas Silveira