Análise: ARC STYLE: Soccer!! 3D (eShop/3DS)

em 01/12/2012

Os games de futebol estão cada vez mais modernos. Parece até mesmo que estamos controlando uma partida com jogadores reais. Em contraste, ... (por Alberto Canen em 01/12/2012, via Nintendo Blast)

Os games de futebol estão cada vez mais modernos. Parece até mesmo que estamos controlando uma partida com jogadores reais. Em contraste, ainda existem muitos que buscam algo mais casual na hora de "bater uma bolinha" virtual. De olho nesse público, a Arc System Works - mesma desenvolvera das séries BlazBlue e Guilty Gear - lançou dia 29 de março de 2012 o ARC STYLE: Soccer!! 3D, um jogo de futebol de seis contra seis (cinco na linha e um no gol), que está longe de ser um simulador e que busca um entretenimento rápido e acessível a todos.

Preparando o time para entrar em campo

A customização é o ponto forte do jogo e, como o próprio nome sugere, há uma farta gama de "estilos" para escolher. Dessa forma, é possível criar até dois times de formas diferentes e deixá-los gravados para usar no jogo contra a CPU ou contra um amigo via local wireless, já que é a única forma de multiplayer que o jogo apresenta - sem modo online, infelizmente.

Primeiro, customiza-se o time: nome, uniformes e emblemas. Depois os jogadores, que têm uma aparência que lembra a dos Miis. Nome, tipo de corpo, tipo de cabelo, cor da pele e face podem ser alterados. É possível, inclusive, usar uma foto do seu rosto ou de algum amigo seu no jogador, de uma forma muito parecida com a utilizada pelo jogo Face Raiders que vem no Nintendo 3DS. Basta usar a câmera interna, procurar o melhor ângulo para encaixar o seu rosto no personagem e salvar.

O mais importante são as habilidades (skills), e só uma pode ser escolhida por jogador, que irá depender do tipo de corpo que o atleta possui. Se escolher, por exemplo, o tipo baixinho, ele será rápido e poderá escolher ou o drible (que é apenas uma arrancada rápida) ou o "passthrough" - um passe que não pode ser interceptado; por outro lado, se o personagem é o tipo "Macho" (fortão), ele é lento e tem as opções de chute forte ou curvo. Há ainda as habilidades de cabecear e chute de bicicleta. O único que não tem habilidade especial alguma é o goleiro.

Saber usar as habilidades certas para cada posição é importante para criar um time vencedor. Não dá para colocar o fortão lá na frente e esperar fazer muitos gols, pois ele é realmente muito lento, mas o chute forte que ele possui é uma boa pedida para chutar da defesa para o gol adversário.

Além dos times customizáveis, existem 12 times prontos, representando cidades do mundo. O Brasil foi lembrado, e São Paulo foi a escolhida, recebendo três estrelas de cinco possíveis. O melhor time é o de Madrid, com quatro estrelas, o que representa a situação atual do futebol da Espanha, tanto de sua seleção quanto do seu campeonato, que estão em um nível muito alto. Da mesma forma, Yokohama só tem uma única estrela, o que também condiz com a pouca tradição que o esporte bretão tem no Japão.

Bola rolando

Depois de customizar o seu time, ou não, é hora de começar a jogatina. Existem dois modos apenas: o Exhibition, no qual é possível jogar sozinho contra qualquer um dos 12 times (CPU) ou contra um amigo (local wireless), e o World Tournament, em que se joga contra diversos times em sequência. Ao final, uma ótima surpresa, o time Arc Stars aparece para jogar. Ele é composto por personagens das séries BlazBlue e Guilty Gear, com toda a sua caracterização, e é a única equipe com cinco estrelas. Depois de vencê-los, o time fica disponível no menu de escolha. O maior problema é não poder salvar a jogatina. Então, ou você joga até o fim ou perderá todo o progresso, o que se tratando de um portátil foi uma péssima escolha dos desenvolvedores, já que geralmente os jogadores têm um tempo mais curto entre as partidas. Bem melhor seria poder salvar o progresso a cada rodada.

Cabeceada especial
A jogabilidade não poderia ser mais fácil. Quando se está com a bola, é possível dar passes, chutar a gol e usar a habilidade especial; já quando se está na defesa, é possível dar carrinho ou roubar a bola em velocidade. Não há faltas e a bola não sai pela lateral, apenas pela linha de fundo. O pessoal da Arc System Works deixou tudo muito simples e acessível, com uma curva de aprendizado muito curta para alcançar o maior número de jogadores casuais, que não estão querendo passar muito tempo dominando controles mais complexos.

Com um chute desses, é só correr para o abraço
Durante as partidas, não há musiquinhas, mas sim barulhos de jogo, com a torcida se manifestando e os sons de passes e chutes. E o efeito 3D foi bem aproveitado, mas não influencia muito se for desligado.

Apito final

Jogadores novatos irão encontrar um jogo bem mais casual e simples; os veteranos, mais acostumados com jogos complexos como FIFA e PES, podem não se interessar tanto, ao menos não por muito tempo. Mas é sempre uma opção divertida, justamente por ser mais descomprometida e menos disputada. A verdade é que o jogo é muito limitado e valeria tranquilamente R$2,99. Mas pagar R$11,99 é caro demais para um game tão simples. E você, caro leitor, já experimentou esse joguinho? Deixe o seu comentário.


Prós

  • Customização dos jogadores;
  • Multiplayer local;
  • Fácil de jogar.

Contras

  • Ausência de partidas online;
  • Impossibilidade de salvar o jogo durante o campeonato, precisando jogar até o fim;
  • Limitado: pode enjoar depois de pouco tempo.
ARC STYLE: Soccer!! 3D - eShop/3DS - Nota final: 5.5
Visual: 5.5 | Som: 5.0 | Jogabilidade: 6.0 | Diversão: 6.0
Revisão: Marcos Vargas Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.