Blast Log: The World Ends With You: Parte 11 – Medo do escuro

em 18/11/2012

Está cada vez mais claro que tudo caminha para a conclusão deste embate. Todas as peças, uma a uma, começam a se encaixar e revelar o qu... (por Fellipe Camarossi em 18/11/2012, via Nintendo Blast)

Está cada vez mais claro que tudo caminha para a conclusão deste embate. Todas as peças, uma a uma, começam a se encaixar e revelar o quão profundo esses jogos realmente foram e o quão fundo nos problemas Neku esteve esse tempo todo. O Game Master da segunda semana, Sho Minamimoto, se reergueu; a dessa semana, Mitsuki Konishi, ainda está desaparecida. Como raios poderei vencer esse jogo tão desequilibrado? Bom, decerto não é reclamando, e sim jogando.

Três Dias Restantes: Ponto de Desaparecimento

Até que a chave é bonitinha.
Mais um dia se passa e estou em Scramble Crossing sem explicação alguma. Num turbilhão de emoções, Beat se mostra claramente desesperado; como bem dito pelo rapaz, eles não tem mais três dias, eles só tem três dias – e o ex-Ceifador tem um a menos, se as regras que Konishi explicou realmente forem válidas. Bem, não posso fazer nada apenas ponderando sobre o assunto, é preciso agir e encarar esse problema. A Keypin lv 4 que Kariya nos deu no dia anterior abre a passagem para o distrito de Udagawa, então é para lá que estou indo!

Traço o meu rumo para Center St. Entrance como de costume para ir em direção a Udagawa, mas novamente um dos Ceifadores inimigos me localiza para desafiar-me a um combate. Entretanto, algo diferente acontece; em vez das costumeiras ameaças e adjetivos pejorativos aplicados à dupla, o oponente se mostra silencioso ao primeiro momento e logo em seguida profere a seguinte frase com as letras todas em vermelho: “Para consertar os incontáveis erros dos nossos dias, nós brilhamos essa luz de verdadeira redenção, assim esse lugar se tornará o paraíso. Mas que mundo maravilhoso este seria...”, e então, sem aviso, o oponente avança e inicio uma batalha contra o Ceifador – que parece mais forte do que anteriormente (o que acredito ter relação com a mudança no esquema de cores do adversário).

Fala sério, ela era genial.
No fim do confronto, Beat comenta a estranheza do que o inimigo falara antes do embate, mas como não tenho tempo pra ficar pensando no assunto, é hora de voltar a correr. Passo por AMX e alcanço Tipsy Tose Hall, iniciando uma cena entre Neku e Beat. O primeiro reclama da atitude desesperada a todo instante do rapaz, e esse comenta que só está assim desde que entrou no jogo. Enquanto vivo, o rapaz sempre fora relaxado, lento, e era por isso que seus parentes sempre ficavam no seu pé. “Por que você não pode ser como a sua irmã?”, quem aí tem irmãos sabe o quanto isso pode ser destrutivo para o seu emocional. No fim, todos desistiram de Beat, menos Rhyme. “Eu sei que você tem um sonho, você apenas não o sonhou ainda”, ela dizia.

Se bem me recordo, na primeira semana, Rhyme comentou que Beat tinha um sonho, o de se tornar o melhor skatista do mundo (o que, em minha opinião, ele já é; afinal, quantos skatistas esmagam Noises enquanto passeiam?), contudo o rapaz diz que aquele sonho foi apenas “forjado” para Rhyme se sentir melhor, pois ela dizia que não tinha sonho nenhum. “Por que devo voltar à vida se eu não tenho pelo quê viver?”. Desde então, Beat só quer mostrá-la que ela tem milhões de motivos para viver, como consertar o que ele deixou acontecer naquele fatídico dia em Miyashita Park Underpass, onde foram atropelados, e em Towa Records, onde o Noise tubarão pegou a pequena.

Ceifadores usando
entorpecentes fortíssimos.
Neku critica a atitude autodestrutiva de Beat, este torturando-se mentalmente enquanto o mundo está ruindo a sua volta. Foi uma atitude cruel no primeiro instante, mas o rapaz estava precisando dessas palavras para ver que não pode se apegar ao passado quando o presente está um caos e o futuro é incerto. Um passo de cada vez, com atenção neles, e assim poderão sair do jogo. Beat agradece e então resolve entrar de cabeça nessa corrida final contra os Ceifadores. Falando neles, avisto do outro lado da área um encapuzado e me aproximo dele para ver se também quer beijar o chão assim como os outros.

O Ceifador fica silencioso ao primeiro instante, ignorando as ameaças de Beat, mas então começa a falar: “Para consertar os incontáveis erros dos nossos dias, nós brilhamos essa luz de verdadeira redenção, assim esse lugar se tornará o paraíso. Mas que mundo maravilhoso este seria...”. Estranho? Muito. Em seguida começo outro combate, e enquanto isso vou lhes dizer uma curiosidade: acredito que essa frase repetida pelos Ceifadores tenha relação com o título original do jogo (Subarashiki Kono Sekai, literalmente “Esse é um mundo maravilhoso”), porém ao chegar no ocidente, o título mudou para a temática frase de CAT, “o mundo termina com você”, pois é o que melhor exemplifica a evolução da trama até agora.

Assustador: sim ou claro?
Depois do confronto, Beat nota que a cidade está estranhamente quieta ultimamente, ao que Neku resolve usar o Player Pin e ler as mentes das pessoas novamente. Para o meu choque, todas as pessoas no alcance do scan estão pensando exatamente a mesma coisa. Conseguem imaginar o que é? Exatamente: “Para consertar os incontáveis erros dos nossos dias, nós brilhamos essa luz de verdadeira redenção, assim esse lugar se tornará o paraíso. Mas que mundo maravilhoso este seria...”. Estranhamente, todos estão usando os bottons Red Skull, assim como os Ceifadores também estão – sob a alcunha de O-Pins. Coincidência? Acho que não.

Beat enfim conclui o pensamento iniciado no dia anterior: o Compositor só pode ser CAT. Neku diz que não, afirma que CAT salvou a vida de Beat, CAT é Sanae Hanekoma. O rapaz, surpreso, afirma que ainda assim tudo aponta para que ele seja de fato o Compositor, mas novamente o protagonista tem um argumento pronto, falando que Joshua também estava caçando o comandante dos jogos e Mr. Hanekoma estava ajudando-o. Neku ainda conclui dizendo que o lema de CAT é aproveitar a vida e expandir seus horizontes para outros pontos de vista, e não deixar todas as ideias iguais. Agora que paro pra pensar nisso, foi isso que Kariya quis dizer com “Shibuya está quebrando, as pessoas estão se homogeneizando”, são todos os pensamentos convergindo em um único ponto de desaparecimento. Precisamos resolver isso, e rápido.

Pancadaria generalizada.
Enfim adentro Shibu-Q Heads e me deparo com uma cena nem um pouco agradável; uma rua lotada de encapuzados. Tento correr e evitar o confronto, mas eles me alcançam e mais uma vez dizem aquela frase em vermelho, iniciando um combate. Devo admitir que dessa vez a luta foi barra pesada. Estava habituado a enfrentar de um a dois oponentes do tipo em uma batalha, mas não seis. Penei um pouco, mas enfim consegui derrubar a tropa de Ceifadores. Enfim posso adentrar Udagawa e averiguar se a Dama de Ferro está escondida lá! Saco o meu Keypin lv 4 para abrir a barreira e...

...ela está destruída. Não é nem um buraco, tem um verdadeiro túnel na barreira de nível quatro que protegia Udagawa. Pela direção dos estilhaços, parece-me que, seja lá o que teve força o suficiente para derrubar a barreira, saiu de Udagawa e não entrou. Isso me é um alívio, pois provavelmente o que saiu dali não está mais lá, mas ainda pode ser uma armadilha. De uma maneira ou de outra, entro com cuidado.

Admirando o grafiti dos outros?
Dentro do distrito de Udagawa, vou até o mural onde Neku foi assassinado por Sho, e no caminho vejo algo no chão. Ao analisar, encontro o local onde outrora havia a marca de invocação de Taboo Noises do segundo Game Master, mas agora estava queimado e com fumaça saindo. O que havia acontecido naquele lugar? Resolvo me aproveitar da câmera que Joshua pediu a Mr. Hanekoma adicionar no celular de Neku e tirar uma foto do passado, tentando descobrir o que aconteceu com aquele lugar. Ao tirar uma foto de quatro dias atrás, me deparo com uma surpresa: Sanae Hanekoma estava mexendo na marca de alguma forma, passando os dedos sobre ela. Por que ele estava ali? O que ele estava fazendo com uma marca que nem é visível no mundo real? Bem, o melhor é ir tirar isso a limpo com o próprio Mr. H, em Cat Street.

Quando tento sair do território, deparo-me com Uzuki e Kariya com os olhos avermelhados e murmurando as palavras em vermelho. Eles também foram controlados pela lavagem cerebral em massa pelos bottons Red Skull... Sem escolha, acabo tendo de enfrentar novamente a brutal dupla de Ceifadores. Dessa vez, o combate é ainda mais difícil, com os adversários atacando com mais força além de maior resistência. Kariya disse que os O-Pins não aumentavam as capacidades de combate dos Ceifadores, então por que estavam mais fortes? Talvez estejam apenas isentos de seus sentimentos que os seguram em combate.

Se a primeira vez tinha sido trabalhosa, imaginem a segunda.
Depois de derrubar ambos pela segunda vez, Beat impede Neku de apagar os dois com uma boa justificativa: não são eles mesmos. Ao analisar seus corpos inertes é possível verificar que estavam usando o botton Red Skull, e enfim os Jogadores percebem que os O-Pins e o Red Skull são o mesmo botton. De qualquer maneira, é bom sair dali antes que se levantem. Além disso eles têm uma certa cafeteria para visitar...


Dois Dias Restantes: Impacto

Red Skull: Dando um novo
sentido para "moda impensada".
De repente, cá estou novamente em Scramble Crossing. Mais um dia se foi. Beat mais uma vez entra em pânico – e com ótimos motivos para tal. Se Konishi estava certa, hoje é o último dia que Beat tem com vida, no próximo ele irá se extinguir. Sem tempo para ficar ponderando sobre as chances de sobrevivência no próximo dia, a dupla resolve prosseguir de onde pararam no dia anterior e ir até Cat Street visitar Sanae Hanekoma – e ter certeza que ele não é o Compositor.

Antes de partir, resolvo averiguar porque a maioria das pessoas sequer se move nas ruas e uso o Player Pin, apenas para confirmar que todas estão pensando a mesma coisa. Shibuya deveria ser uma cidade de pensamentos conflituosos, que se chocam e geram as modas, as tendências e os artistas. Ela não deveria ser uma cidade solidificada, onde todos pensam igual – aliás, nenhuma cidade deveria ser assim. Esse não é o ideal de CAT. CAT não pode ser o Compositor.

O caminho não teve muitos contratempos – exceto pelos insistentes Ceifadores que sofreram lavagem cerebral no decorrer da empreitada. Tracei meu rumo até Miyashita Park e, quando estava prestes a adentrar o território final, vejo que a barreira daqui também foi colocada abaixo. Dessa vez os estilhaços estavam em sentido interno, ou seja, a fera quebrou a barreira de fora para dentro. Então, seja lá o que saiu de Udagawa, estava visando entrar em Cat Street. Bem, com cautela, adentro o território de CAT para averiguar o que raios entrou ali.

Ainda acho irônico usarem
os bottons para tudo.
Em Cat Street, vou direto para WildKat, a cafeteria de Mr. H. Quando chego lá, a surpresa: o lugar foi totalmente destruído. Hanekoma não teria motivos para destruir o seu próprio estabelecimento, Konishi disse que ficaria em um lugar parada pela semana inteira – portanto, não quebrou as barreiras. Seja lá quem for que fez isso, estava atrás de Mr. H, e pelo desaparecimento do homem de sua cafeteria, ou ele fugiu, ou foi encontrado.

Neku sugere usarem a câmera para ver o que aconteceu ali, mas na pressa frenética de Beat, ele tira as três fotos disponíveis por dia sem nem sequer ver os horários que colocou. Felizmente, uma das fotos captava Hanekoma escondendo alguma coisa nos fundos da loja. Ao verificar o dito local encontro um Keypin dourado, possivelmente o nível mais alto até agora. Se parar para pensar, já olhei todos os territórios de Shibuya, exceto um: Shibuya River. Talvez esse Keypin seja a chave para a morada do Compositor. Se esse for caso, por que Mr. H tem esse botton...?

"Um poder que rivaliza
o do Compositor."
Junto do Keypin, uma carta de Hanekoma: “Para manter-se vivo nessa Shibuya decadente, há somente um simples truque: aproveite o momento com toda a sua força... seja na escuridão, seja na luz”. Convenhamos que tudo parece estar bem escuro agora... Mas Mr. H quer que não tenhamos medo da escuridão. Hanekoma deixou essa carta e esse botton para que eu vá ao Shibuya River, mas ele está me mandando para lá ou me chamando para lá? A essa altura, até Neku tem suas dúvidas se CAT não é mesmo o Compositor.

Bem, só tem um lugar a onde eu posso ir, e é para onde Mr. H me enviou. Saio em disparado, atravessando Miyashita Park e Towa Records, alcançando Cadoi City. Neste território, uma desagradável surpresa a ser adicionada à lista: uma pilha de lixo artística no meio da área. Eis que surge o Matemático Sinistro, Sho Minamimoto, ressuscitado e pronto para o combate. Como mostrado no fim do Blast Log anterior, ele está diferente e cheio de marcas Taboo pelo corpo, e suspeito que isso tenha relação com a marca queimada em Udagawa. O corpo de Sho agora se fundiu por completo com os Taboos que ele invocava, tendo agora um poder que, segundo ele, se rivaliza ao do próprio Compositor. Adivinhem só quem quebrou as barreiras?

Nota-se pelas barras de HP
que a luta foi muito equilibrada.
Com isso, temos duas conclusões: Sho quer derrubar o Compositor e ele estava atrás de Mr. H. Coincidência? O antigo Game Master acredita que Neku saiba onde Hanekoma está e o ataca, tentando arrancar dele onde o dono do Wildkat se localiza, enquanto as marcas de Taboo tomam ainda mais o seu corpo. Ele está muito mais poderoso, mal consigo acompanhar sua velocidade enquanto ele zomba da dupla, “tão zetta lentos!”. Além dos meus ataques mal conseguirem atravessar sua defesa Taboo, ele recupera energia a cada dois segundos, transformando-se em um oponente que não consigo derrotar – ao menos não agora. Ele zera o meu HP.

Sho Minamimoto não conclui o trabalho de nos apagar, partindo em direção ao Compositor e deixando a dupla ali. Beat quer ir atrás dele, mas basta pensar um pouco e vê o quão ferrados estão os dois: eles não foram páreos sequer para o aspirante a Compositor, o que farão perante o verdadeiro? De qualquer forma, Sho não poderá adentrar o Shibuya River, a chave está com Neku. Aliás, parece que tudo está nas mãos de Neku.

Shiki, Joshua, Rhyme. Suas vidas estão por um fio, enquanto essa neblina toma conta da história. A escuridão tomou a cidade de Shibuya e, independente do fim que essa história tenha, essa cidade nunca mais será a mesma.

Semana que vem teremos a parte final deste Blast Log. É o último dia. Preparem seus bottons e vamos lá, porque temos uma guerra a seguir e o destino de Shibuya está em nossas mãos.

Não viu as partes anteriores? A seguir a lista de capítulos:
Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.