Wii

A Boy and His Blob: o retorno triunfal do 2D

em 05/03/2009

  A Boy and His Blob é talvez um dos games mais cults do NES. Criado por David Krane (o mesmo criador da obra-prima Pitfal!), ele sempre fo... (por Gustavo Assumpção em 05/03/2009, via Nintendo Blast)

 blob_announce_005-300x225A Boy and His Blob é talvez um dos games mais cults do NES. Criado por David Krane (o mesmo criador da obra-prima Pitfal!), ele sempre foi, desde o seu anúncio, um game recheado de expectativa e aprovação por meio da crítica. Para se ter uma idéia, Boy and His Blob foi eleito o “game da feira” na Consumer Electronics Show em 1989. O game ainda foi eleito o melhor do ano pela Parents Choise Awards em 1990.

blob_announce_002-300x217Para quem nunca jogou, Boy and His Blob é um típico game de aventura em side-scroller, daqueles que fizeram muito sucesso até a chegada da geração 32-64 bit. A narrativa conta as peripécias de um menino e seu amigo Blobert que vindo do planeta Blobonia precisa derrotar um malvado imperador.

blob_announce_007-300x225A grande sacada do game era que Blob poderia ser transformado em inúmeros objetos diferentes conforme era alimentado com Jelly Beans. Entre os objetos em potencial estavam escadas, pés de feijão e até um beija-flor. Cada sabor de geléia causa um efeito diferente e geralmente o sabor já dá uma dica do efeito que será causado.

blob_announce_008-300x214Agora, quase 20 anos depois, a série retorna triunfante. A realidade é que acho que qualquer fã dos games em duas dimensões simplesmente adorou o anúncio feito pela Wayforward  (a mesma de Shantae do GameBoy Color e LiT do WiiWare) de um novo game da série com lançamento ainda esse ano. Muito mais que um remake, o recém blob_announce_001-300x215anunciado título será uma releitura da série, usando e abusando das evolução da tecnologia nessas duas décadas.

Visualmente, isso fica bem evidente. Talvez A Boy and His Blob tenha um dos visuais mais bonitos do Wii. Além da simplicidade, a animação e o colorido chamam muito a atenção. blob_announce_010-300x225A resolução é altíssima e toda a direção de arte aponta para uma releitura atual, mas muito focada no original, sem perder as raízes.

Outro ponto bastante interessante, e até agora escondido, é como será feito o sistema de controle dos personagens. Até agora a WaForward tem mantidp no mais absoluto sigilo a forma pela qual os personagens serão controlados.

A expectativa é alta. E eu tenho a consciência de afirmar que teremos um grande game chegando ao Wii no fim do ano. Um revival. Um resgate. Um projeto que tem potencial para se tornar memorável.

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Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.