A Boy and His Blob é talvez um dos games mais cults do NES. Criado por David Krane (o mesmo criador da obra-prima Pitfal!), ele sempre foi, desde o seu anúncio, um game recheado de expectativa e aprovação por meio da crítica. Para se ter uma idéia, Boy and His Blob foi eleito o “game da feira” na Consumer Electronics Show em 1989. O game ainda foi eleito o melhor do ano pela Parents Choise Awards em 1990.
Para quem nunca jogou, Boy and His Blob é um típico game de aventura em side-scroller, daqueles que fizeram muito sucesso até a chegada da geração 32-64 bit. A narrativa conta as peripécias de um menino e seu amigo Blobert que vindo do planeta Blobonia precisa derrotar um malvado imperador.
A grande sacada do game era que Blob poderia ser transformado em inúmeros objetos diferentes conforme era alimentado com Jelly Beans. Entre os objetos em potencial estavam escadas, pés de feijão e até um beija-flor. Cada sabor de geléia causa um efeito diferente e geralmente o sabor já dá uma dica do efeito que será causado.
Agora, quase 20 anos depois, a série retorna triunfante. A realidade é que acho que qualquer fã dos games em duas dimensões simplesmente adorou o anúncio feito pela Wayforward (a mesma de Shantae do GameBoy Color e LiT do WiiWare) de um novo game da série com lançamento ainda esse ano. Muito mais que um remake, o recém anunciado título será uma releitura da série, usando e abusando das evolução da tecnologia nessas duas décadas.
Visualmente, isso fica bem evidente. Talvez A Boy and His Blob tenha um dos visuais mais bonitos do Wii. Além da simplicidade, a animação e o colorido chamam muito a atenção. A resolução é altíssima e toda a direção de arte aponta para uma releitura atual, mas muito focada no original, sem perder as raízes.
Outro ponto bastante interessante, e até agora escondido, é como será feito o sistema de controle dos personagens. Até agora a WaForward tem mantidp no mais absoluto sigilo a forma pela qual os personagens serão controlados.
A expectativa é alta. E eu tenho a consciência de afirmar que teremos um grande game chegando ao Wii no fim do ano. Um revival. Um resgate. Um projeto que tem potencial para se tornar memorável.