A era do Switch foi uma fase de enorme sucesso para a Nintendo e seus jogos, mas também foi um momento em que a empresa esteve focada em levar suas franquias para além dos consoles. O que começou com jogos mobile se revelou uma verdadeira expansão multimídia. Além de apps de estilo de vida e um relógio, vimos o lançamento e o sucesso de Super Mario Bros.: O Filme, e a inauguração do parque temático da empresa.
O parque nasceu de uma parceria entre a Nintendo e a Universal Studios. Inaugurado primeiro no Japão, o parque voltou a ganhar destaque recentemente com a abertura do Super Nintendo World no Epic Universe de Orlando, programada para acontecer em maio de 2025. Ambas as versões (japonesa e estadunidense) possuem duas áreas: Super Mario Land e Donkey Kong Country. Os parques chamam atenção por serem mais do que estandes temáticos de suas franquias, pois integram tecnologias de realidade aumentada para transformar toda a experiência do visitante em algo que carrega a essência dos games. Pensando nisso, imaginamos outras franquias da Nintendo que merecem ganhar suas próprias áreas e parques temáticos nos mesmos moldes do Super Nintendo World. Embarque nessa aventura conosco.
The Legend of Zelda
Após Super Mario e Donkey Kong, talvez a primeira franquia que vem à mente de muitos para o próximo parque temático da Nintendo seja The Legend of Zelda. Rumores dizem que as obras na Universal Studios já começaram, mas, enquanto não temos confirmação, podemos sonhar com como seria a área de Zelda.
A franquia Zelda é tão rica que poderia render um parque inteiro só seu. Pelo menos duas grandes áreas o formariam. A Hyrule Castle Town seria uma fusão entre as praças de Ocarina of Time (N64/3DS) e Twilight Princess (GC/Wii), enquanto o castelo teria inspiração em Breath of the Wild (Wii U/Switch). Aqui encontramos representantes de todos os principais povos de Hyrule. Um restaurante Goron vende almoço mediterrâneo, enquanto um café Kokiri oferece doces e sobremesas. Diferentes minigames da franquia estão representados na forma de atrações: tiro ao alvo, pescaria, desafios de esgrima, até mesmo corridas de cavalo. No Temple of Time, podemos entrar na fila para tentar retirar a Master Sword do pedestal.
A segunda grande área seria o Hyrule Field. De forma semelhante ao estande que a Nintendo montou na E3 de 2016, esse seria baseado principalmente nos jogos de Switch. Aqui temos um labirinto nas Lost Woods, cavernas de caveira com Bokoblins e Lizalfos, além de torres Sheikah para escalar. Que tal também uma montanha-russa na Death Mountain ou um passeio no Zora River? Por fim, as Power-Up Bands, tecnologia utilizada no parque do Mario, aqui são usadas para coletar rupees, descobrir Skulltulas ou encontrar Koroks - só esperamos que a recompensa final não seja uma semente gigante de aparência duvidosa.
Kirby
Kirby no Super Nintendo World ocupa um espaço menor, mas não menos único. Considerando o histórico da bolota rosa, por que não uma praça de alimentação do Kirby? A estrutura seria, principalmente, ao ar livre, e te transportaria para a Dream com colinas coloridas, nuvens fofas, árvores com rostinhos felizes e estrelas por toda parte. Tudo seria criado com proporções amigáveis para crianças, com túneis e tobogãs inspirados nos cenários icônicos dos jogos, como a Whispy Woods. O café de Kirby teria as melhores guloseimas do parque, assinadas pelo próprio chefe rosa. Além disso, no centro da praça, teríamos um lindo carrossel temático, onde as crianças (e os fãs mais velhos também) voariam em estrelas, com trilhas sonoras do jogo ao fundo. Ainda teríamos uma loja temática, que também hospedaria uma oficina para as crianças brincarem com diversos materiais, desenhando, pintando e montando artesanato.
Metroid
Indo para o outro espectro da Nintendo, a área de Metroid seria um tour por uma instalação alienígena misteriosa. Os mais corajosos poderiam explorar os recantos desse labirinto, com a trilha sonora da série Prime complementando a atmosfera do espaço. Ao final da exploração, os aventureiros espaciais poderiam escolher entre um passeio 3D com a Gunship, ou encarnar a própria Samus Aran em uma experiência VR num planeta inóspito. Mas a principal atração seria uma Escape Room baseada nos corredores claustrofóbicos da franquia, onde os jogadores devem descobrir como fugir antes da chegada dos temíveis robôs EMMI.
Yoshi
Perto da Super Mario Land, há uma pequena ilha no meio de um lago. Estamos falando da Yoshi’s Island, uma floresta encantada que parece saída do caderno de desenhos de uma criança. Aqui, uma montanha-russa de Yoshis alados te leva até as nuvens, enquanto a roda-gigante te dá uma visão panorâmica de todo o parque. Os visitantes ainda podem encontrar Baby Mario e seus amigos nos esconderijos do castelo de Kamek. Além disso, a Power-Up Band pode ser usada para coletar ovos pela ilha, que, quando usados nas Winged Clouds, desbloqueiam segredos - de brindes a caminhos secretos.
Xenoblade Chronicles
Imagine um safári para avistar criaturas gigantes que remontam aos grandes dinossauros. Na área de Xenoblade, o terreno diversificado vai de de planícies verdes até selvas fluorescentes. No lago, você pode dar uma volta nas costas de um titã tagarela chamado Azurda. Há também uma montanha-russa que acompanha a estrutura de dois grandes titãs no meio de uma batalha colossal. Por fim, os mais corajosos podem pilotar um Skell pelos céus numa experiência VR.
Pikmin
Que tal uma experiência imersiva pela versão agigantada de um jardim? A área de Pikmin é uma recriação de cenários do último jogo da franquia, com uma parte externa, representando um jardim, e outra interna, com uma versão gigante de uma sala de estar. Claro, todas as criaturas da franquia estariam espalhadas pelo local, proporcionando interações únicas com os visitantes. Como principal atração, um pequeno trenzinho infantil faria o tour por todo o jardim. Próxima a essa área externa, as cavernas escuras, iluminadas apenas pelos Glow Pikmin, oferecem uma aventura especial.
Animal Crossing
A área de Animal Crossing é uma pequena cidade no centro do Super Nintendo World. Cercada por árvores, rios e pontes que dão acesso às demais áreas, trata-se do ponto mais pitoresco e idílico do parque. Cada estação do ano traz uma decoração diferente para as casas, e um armário renovado para seus moradores. Todos os seus personagens favoritos da franquia estão aqui, e o visitante pode conhecer suas casas e acompanhar suas atividades no dia a dia. Próximo ao rio, uma roda-gigante elegante e colorida te deixa apreciar todo o movimento da cidade lá de cima. Se tiver fome, há uma cafeteria com tortas, panquecas e doces. Por fim, todos os dias, ao pôr do sol, é possível assistir uma apresentação musical estrelada por K. K. Slider.
Fire Emblem
A área temática de Fire Emblem é uma experiência épica e imersiva. Aqui, arquitetura grandiosa, castelos impressionantes, vilarejos medievais e bosques encantados recriam os ambientes do jogo. Atores caracterizados interpretam cavaleiros e outros personagens icônicos da franquia, oferecendo interações com os visitantes. Para esta área, pensando no sistema de afinidade e relacionamento dos jogos, as Power-Ups Bands são convertidas em instrumentos de alianças. Elas são utilizadas para calcular as interações dos visitantes, aumentando afinidades com personagens e outros visitantes, desbloqueando, assim, recompensas personalizadas para cada visitante. A área ainda teria uma arena fechada com espetáculos ao longo do dia, encenando batalhas coreografadas de vários jogos da série.
Splatoon
Splatsville te espera para uma experiência única. A música pop orginal dos jogos toca na praça central, e quem se atentar aos horários pode assistir uma apresentação ao vivo de uma das bandas de Splatoon. As opções de alimentação incluem comida oriental, e uma loja temática vende roupas características da série, oferecendo uma oportunidade de se atualizar com o estilo único dos Inklings. Splatsville oferece três atrações. O carrinho bate-bate é iluminado com cores neon, enquanto a experiência VR recria uma partida de Salmon Run, com hordas de inimigos atacando os grupos de visitantes. Mas além do VR, o visitante pode agendar uma partida de paintball em um cenário baseado nas arenas dos jogos.
Pokémon
Considerando o tamanho da franquia, não seria exagero imaginar que Pokémon ganharia um parque inteiro só seu, separado até do próprio Super Nintendo World. O parque temático de Pokémon seria um verdadeiro paraíso para fãs da série de todas as idades. A área recriaria cenários icônicos da franquia, com florestas, cavernas e bairros de cidades baseados em regiões clássicas como Kanto, Johto ou Galar. Animatrônicos de Pokémon estariam espalhados pelo parque para sessões de fotos com os visitantes, além de atores caracterizados como treinadores, líderes de ginásio e professores. Uma integração com o app Pokémon Go possibilitaria oportunidades e eventos únicos para captura de monstrinhos.
Dentre as atrações, teríamos um safári Pokémon em carrinhos no estilo Pokemon Snap, para que o visitante pudesse ver as criaturas em seus habitats naturais. Também teríamos um espetáculo ao vivo no Ginásio Pokémon, uma arena onde atores simulariam batalhas épicas entre treinadores. Perto do Ginásio, o Centro Pokémon ofereceria alimentação, pequenas experiências interativas com jogos e interações com personagens. Na Oficina do Professor, os visitantes poderiam criar suas próprias Pokébolas personalizadas. A praça de alimentação teria o Café Pikachu, um espaço servindo pratos e doces temáticos, como panquecas de Pikachu e sorvetes em formato de Pokébola. Por fim, toda noite seria apresentado o Show de Luzes Lendário, um espetáculo noturno com projeções de Pokémon lendários, efeitos especiais e trilha sonora dos jogos.
Menções honrosas
Temos algumas outras franquias que poderiam render boas áreas temáticas, ou mesmo atrações específicas baseadas em seus temas. Star Fox poderia ter uma atração de VR próximo à área de Metroid. Wario e Game & Watch poderiam levar seus mini-games para a Super Mario Land e trazer um pouco de caos ao espaço. Paper Mario poderia ter um teatro de fantoches como atração. Finalmente, o Super Smash Bros. Theatre, um palco central, sediaria apresentações das trilhas sonoras das mais variadas franquias da Nintendo, com orquestras ao vivo e repertórios temáticos.
Um mundo de possibilidades
Esta lista é apenas um exercício criativo, e mesmo que algumas dessas franquias tenham chances reais de ganhar áreas no Epic Universe em breve, com certeza a Nintendo irá surpreender a todos com sua própria versão do que significa ser um parque temático. A empresa nunca está satisfeita em apenas replicar o que outras empresas fazem, licenciando suas marcas, mas está sempre comprometida em manter a essência de seus games, justamente aquilo que ela faz de melhor: diversão e inovação.
Revisão: Alessandra Ribeiro