Lunar Remastered Collection é uma coletânea atualizada que reúne dois RPGs clássicos desenvolvidos pela Game Arts e lançados originalmente para Sega Saturn e PlayStation, sendo eles Lunar: Silver Star Story e Lunar 2: Eternal Blue. Ambos, por sua vez, são remakes de títulos quase homônimos lançados originalmente para Sega CD.
Embora as melhorias anunciadas não sejam drásticas para além do esperado aprimoramento visual, a coletânea tem tudo para agradar os fãs de longa data e conquistar uma nova geração de jogadores. Vale destacar que o título será lançado para Nintendo Switch em 18 de abril e que o texto a seguir foi produzido com informações disponíveis publicamente.
Duas histórias separadas por mil anos
A trama de Lunar: Silver Star Story se passa no planeta homônimo e acompanha Alex, um jovem que sonha em se tornar um Dragonmaster, assim como o lendário herói Dyne. Junto de sua amiga Luna e outros aliados que encontra ao longo da jornada, ele parte em busca dos dragões antigos para provar seu valor. No entanto, sua aventura ganha tons sombrios quando Luna é sequestrada por um imperador maligno.
Por sua vez, Lunar 2: Eternal Blue se passa aproximadamente um milênio após os eventos do primeiro jogo e é protagonizado por Hiro. Ao lado da enigmática Lucia e de outros companheiros que encontra ao longo da aventura, o jovem embarca em uma missão para encontrar a deusa Althena, pois a existência do mundo parece estar em perigo.
Embora a premissa de ambos os jogos fossem relativamente comuns na época de seus lançamentos originais, eles se destacaram por trazer personagens carismáticos e memoráveis. Como novidade, a nova versão promete trazer uma dublagem em inglês totalmente nova para os diálogos.
Um aspecto muito marcante em Lunar: Silver Star Story e Lunar 2: Eternal Blue são as belíssimas cenas animadas, que aparecem em momentos-chave da história. Segundo os desenvolvedores, essas animações também foram remasterizadas para esta versão.
Outro elemento de grande destaque nesses dois jogos é a trilha sonora, cujas melodias cumprem muito bem seu papel nos momentos em que são acionadas. Nesse sentido, um bom exemplo disso é uma música cantada por Luna em uma das cenas animadas do primeiro jogo. De acordo com as informações divulgadas até o momento, toda a parte de áudio também será aprimorada.
Mudanças pontuais
Os dois jogos presentes em Lunar Remastered Collection apresentam batalhas por turnos, nas quais a ordem de ataque é determinada pela velocidade dos personagens. Nestes games, o campo de batalha é dividido em algumas áreas que permitem certa movimentação estratégica para acertar os oponentes.
Como a coletânea se baseia nos remakes e não nas versões originais de Sega CD, que traziam encontros aleatórios, os inimigos agora serão visíveis no cenário. Sendo assim, os combates só serão iniciados quando o jogador se aproximar das criaturas.
Outro elemento interessante é o sistema de Crests, presente em Lunar 2: Eternal Blue. Com ele, é possível equipar espécies de amuletos nos personagens para conceder diferentes habilidades ativas e efeitos passivos, ampliando assim as nossas possibilidades em confrontos.
Ainda não está completamente claro o quanto essas mudanças impactarão na experiência final, mas também foi divulgado que os jogos terão ajustes em certas mecânicas estratégicas e algumas melhorias de qualidade de vida. Além disso, foi revelado que a coletânea contará com a opção de acelerar os combates.
Uma nova oportunidade para dois RPGs muito interessantes
Lunar Remastered Collection busca resgatar dois RPGs marcantes, trazendo um esperado aprimoramento visual. Embora as mudanças não pareçam drásticas, a nova dublagem, as animações remasterizadas e a opção de acelerar as batalhas podem se mostrar adições bem-vindas. Para os veteranos, trata-se uma oportunidade de reviver essas aventuras clássicas, enquanto novos jogadores poderão conhecer duas histórias simples, mas muito cativantes.
Lunar Remastered Collection — PC/PS4/XBO/SwitchDesenvolvedora: GAME ARTSGênero: RPGLançamento: 18 de abril de 2025
Revisão: Beatriz Castro