Dentre as cinco principais funções em Pokémon Unite, os Pokémon classificados como DEFENDER (ou defensor) são aqueles que possuem a maior quantidade de HP, Defense e Special Defense. Seu objetivo é ficar na linha de frente da equipe, recebendo dano por seus colegas, atrair a atenção do time inimigo e ainda proteger seus aliados mais frágeis.
Jogar como defensor exige um grande conhecimento das capacidades do seu personagem e de todos do time inimigo, uma vez que, como iniciadores, o principal objetivo é isolar os alvos mais frágeis e “abrir a rodinha” como dizemos informalmente.
Dessa forma, ao iniciarmos a luta em um Pikachu, por exemplo, sabemos que a equipe adversária irá responder protegendo seu ATTACKER e tentará separar o rato elétrico do adversário, a fim de que possa sobreviver e devolver bastante dano.
Em virtude de seu perfil defensivo, não espere que os Pokémon dessa classe causem grandes quantidades de dano. Em vez disso, aplique fortes controles de grupo para ganhar tempo e facilitar o trabalho dos colegas que possuem grande impacto ofensivo.
A ideia deste guia é apresentar o básico da função e como ser efetivo através de dicas e macetes. Comecei minha carreira competitiva de Pokémon Unite como DEFENDER, e posso dizer que é uma das funções mais legais do jogo. Causar dano é legal, mas, “carregar o piano” é tão bom quanto. Boa leitura!
Como jogar de Defender
Assim como foi dito na introdução, os Pokémon da classe DEFENDER são literalmente barreiras – e difíceis de serem derrubadas. Esse potencial defensivo pode ser ampliado com a escolha de itens que combinam com seu personagem para sofrer menos dano da composição inimiga.
Outro fator importante que deve ser considerado é o conhecimento tático do jogo. Saber os limites de alcance das habilidades, quais paredes podem ser puladas, quando iniciar uma luta ou proteger um aliado, pontuar por último ou nem mesmo depositar os pontos… todos esses fatores fazem parte do trabalho.
Naturalmente corpulentos, os defensores são especialistas em ficar na linha de frente da equipe. Ou seja, o primeiro contato do time inimigo será 99% das vezes realizado pelo DEFENDER.
Graças a suas defesas elevadas e HP acima da média, gastar todas as habilidades e ataques para eliminar um Pokémon dessa natureza leva tempo e abre diversas brechas para resposta.
Em outras palavras, quando o DEFENDER entra na luta, seu objetivo é puxar toda a atenção (aggro) e forçar o time inimigo a responder, facilitando a entrada dos SPEEDSTER e ALL-ROUNDERS. Abaixo, separamos algumas dicas e atalhos para começar na função de defensor.
Proteja seus aliados
Jogar de DEFENDER é uma arte para poucos. A grande maioria dos jogadores não gosta de fazer o trabalho sujo. É dever de um defensor proteger seu aliado e salvá-lo de situações complicadas. Pokémon Unite é um jogo coletivo, e cada um precisa executar uma determinada função para aumentar as chances de vitória.
Especialmente no começo do jogo, quando os personagens possuem pouco dano, é papel do defensor assegurar os monstros neutros para agilizar o crescimento de seu parceiro de rota, que normalmente é um atacante frágil.
Nas lutas em equipe, lembre-se que o dano aplicado pelos DEFENDER não é capaz de eliminar rapidamente um adversário: em vez disso, tente impedir que o adversário alcance a linha de trás de sua equipe com barreiras, escudos e controles de grupo potentes, como empurrões (shove), arremessos (throw) e atordoamentos (stun).
Defenda os Gols
Além de proteger os companheiros, é trabalho do defensor impedir que os adversários pontuem. Dessa maneira, habilidades de controle de grupo são muito úteis, e todo DEFENDER possui ao menos uma técnica capaz de parar o processo de pontuação de múltiplos jogadores.
Adicionalmente, forçar a movimentação de um defensor para fora de seu gol não é uma tarefa fácil. Nocauteá-lo pode demorar muito e gastar habilidades de controle de grupo em um DEFENDER abre uma janela de oportunidade incrível para os aliados.
Inicie as lutas em equipe
Grande parte dos defensores possui habilidades de movimentação que são usadas para começarem os embates. Dado seu potencial defensivo, não serão explodidos com facilidade, dessa maneira, podem jogar de forma agressiva para quebrar a formação inimiga.
Combinar a investida com sua equipe é primordial: em vez de simplesmente se lançar no meio do time adversário, opte por alinhar o momento certo para avançar, garantindo que o controle de grupo atinja a maior quantidade de membros do outro time ou seu alvo principal.
Pokémon da classe SPEEDSTER e ATTACKER são ótimos nesse arquétipo, já que os velozes são melhor aproveitados quando a luta já está em andamento, e os atacantes podem disparar suas habilidades e ataques básicos em alvos imobilizados ou com movimentação reduzida.
Equipe-se de acordo com o time inimigo
Assim que todos os jogadores de uma mesma partida alcançam o rank Master, o jogo habilita o modo de escolhas (draft). A partir deste ponto, não há como haver o mesmo Pokémon nas duas equipes. Ou seja, se o time que está do lado roxo escolher Blastoise, somente eles poderão usar o monstrinho.
Como o draft possui um tempo para escolha dos personagens e depois um breve intervalo de preparação, é de suma importância que os itens sejam ajustados para maximizar o potencial do defensor.
Por exemplo, seu time optou por escolher Ho-Oh como defensor. A fênix de fogo é bem resistente, mas não é imortal. No outro time há Darkrai, Glaceon e Ninetales, ambos especialistas em causar dano Special.
Para que Ho-Oh possa suportar a carga de dano Special sem comprometer suas qualidades, considere aumentar sua vida através de emblemas e itens que concedem Special Defense para tornar-se um defensor completo.
Na imagem acima, por exemplo, os itens Exp.Share e Focus Band são cruciais, e para otimizar as defesas, é interessante considerar Assault Vest no lugar de Curse Bangle (bracelete prata).
Melhores itens para Defenders
Pegando o gancho do tópico acima, as escolhas de itens para os DEFENDER são completamente diferentes do que vimos nos guias de ALL-ROUNDER, ATTACKER e SPEEDSTER.
Nosso foco é proteção e sobrevivência, portanto, selecione os itens para aprimorar as qualidades de seu defensor ou suprir uma necessidade de acordo com a equipe adversária. Evite equipar muitos itens de dano ou que não são otimizados para os defensores.
Vale lembrar que cada personagem possui um kit de habilidades e atributos que podem favorecer o uso de certos itens sobre outros. Analisar o que cada um faz e como os itens podem melhorar seu desempenho é um dos caminhos para o sucesso.
Focus Band
Efeito: quando o HP atual do Pokémon atinge 25% ou menos, recupera 6/9/12% perdido ao longo de três segundos. Este efeito ocorre uma vez a cada 80 segundos. Adicionalmente, concede 30 pontos de Defense e Special Defense ao usuário.
Equipado em praticamente todos os defensores, Focus Band é um excelente item para ser usado nas filas ranqueadas e no competitivo. Sua utilidade é imensa e, como fornece 30 pontos nas defesas, podemos cobrir as necessidades defensivas da equipe. Ainda, a cura ao longo do tempo pode tirá-lo de situações desconfortáveis.
Assault Vest
Efeito: fornece um escudo considerando 10/15/20% do HP total contra dano da categoria Special quando estiver fora de combate (após cinco segundos). O escudo é restabelecido somente após o anterior ter sido totalmente quebrado. Adicionalmente, concede 270 pontos de HP e 51 pontos de Special Defense ao usuário.
Perfeito para enfrentar composições especializadas em dano Special, Assault Vest ainda contribui para seu próprio escudo, já que aumenta o HP total do Pokémon. Quando combinamos este item e Focus Band, teremos um aumento de 81 pontos na Special Defense, tornando o defensor extremamente resistente.
Rocky Helmet
Efeito: após receber dano no valor de 10% ou mais do que 10% do HP máximo em um único ataque, causará 4/5/6% de seu HP máximo de dano nos adversários mais próximos (intervalo de dois segundos entre ataques). Adicionalmente, concede 270 pontos de HP e 51 pontos de Defense ao usuário.
O irmão de Assault Vest, Rocky Helmet, no entanto, é um mais complexo por depender do dano causado no usuário, e como considera o HP máximo no cálculo, será ativado com menor frequência nos defensores. Contudo, seu uso é recomendado contra composições com foco em dano físico.
Buddy Barrier
Efeito: concede um escudo para o usuário e para o aliado mais próximo que esteja com a menor quantidade de HP em 15/20/25% do HP máximo do usuário após o uso de seu Unite Move. Este efeito não é acumulativo, e se outro aliado também estiver equipado deste item, apenas a duração do escudo é restaurada (cinco segundos). Adicionalmente, concede 450 pontos de HP ao usuário.
Ótima ferramenta de sobrevivência, Buddy Barrier perdeu muito de seu potencial desde o lançamento do jogo. Isso não quer dizer que seja um item ruim, apenas situacional. Seu escudo pode ser crucial para salvar um aliado durante uma investida inesperada, virando o curso da luta.
Exp. Share
Efeito: concede 3/4/5 pontos de experiência por segundo caso o usuário seja o Pokémon de menor nível da equipe. Pokémon selvagens derrotados próximos ao usuário fornecem mais experiência e parte desse valor é repassado para os aliados próximos. Adicionalmente, concede 240 pontos de HP e 150 pontos de velocidade de movimento ao usuário.
O item Exp. Share é praticamente obrigatório nos defensores. A grande maioria possui habilidades que causam bastante dano em monstros neutros, assegurando que o time adquira a experiência. Desse modo, companheiros de rota que possuem dificuldade de finalizar os monstros neutros se beneficiam dessa condição para crescer rapidamente.
Aeos Cookie
Efeito: aumenta o HP máximo em 100/150/200 pontos a cada gol marcado e pode ser acumulado até seis vezes. Adicionalmente, concede 240 pontos de HP ao usuário.
O HP é um dos atributos mais importantes do jogo, e ter uma forma confiável de aumentá-lo é sempre bem-vinda. Como a quantidade de pontos não interfere nos acúmulos, é recomendado pontuar seis vezes no início da partida para obter uma grande vantagem de vida sobre os adversários.
Resonant Guard
Efeito: concede um escudo de 60/80/100 pontos de HP fixos + 4/5/6% do HP máximo do usuário para si próprio e para o aliado mais próximo com menor HP atual por três segundos após causar dano nos adversários. Esse efeito ocorre a cada 10 segundos. Adicionalmente, concede 450 pontos de HP e 18 pontos de recuperação de HP a cada cinco segundos.
Opção no lugar da Buddy Barrier, Resonant Guard é mais indicado para os defensores com potencial de dano constante em todas as fases do jogo, já que este efeito é aplicado durante toda a partida, e não somente após o uso do Unite Move.
Emblemas
Os emblemas dos DEFENDER são bem específicos e visam aumentar ao máximo seu HP total e a principal fonte de dano. Outros atributos, como as defesas e velocidade de movimento, também podem contribuir para um bom desempenho, embora não sejam determinantes para a vitória.
Dê preferência para as cores BRANCA, MARROM e VERDE. Atualmente, o jogo conta com mais de 250 opções de emblemas, sendo possível montar um conjunto para obter o máximo de incremento nos dois atributos escolhidos.
- Este conjunto aumenta drasticamente o HP e Attack, e a Defense levemente. Os ganhos percentuais e habilidades que possuem HP como base de cálculo serão beneficiados. Ideal para Snorlax e Ho-Oh.
- Alternativa ofensiva que proporciona mais Attack do que a anterior, e ainda aumenta bastante o HP. Ideal para defensores que gostam de se manter nas lutas, Trevenant e Greedent.
- Conjunto montado para defensores voltados para o Special Attack. A premissa é aumentar o HP o máximo possível e receber um leve incremento no dano causado. Ideal para Slowbro e Goodra.
- Alternativa para defensores com potencial ofensivo, como Blastoise e Lapras. A ideia é resistir o máximo possível para se manter na luta e aplicar controle de grupo ou dano por mais tempo.
Escolha seu Defender
Snorlax
O clássico exemplo de DEFENDER. Derrubar um Snorlax não é uma tarefa fácil. Por não precisar evoluir, o comilão dorminhoco é bem forte nos níveis iniciais e pode garantir diversos monstros neutros. Sua habilidade Block cria uma barreira que empurra de volta os Pokémon, e ainda pode ser usada em Pokémon que estão pontuando para impedir a finalização.
A ideia de Snorlax é iniciar as lutas e arremessar para o alto a maior quantidade possível de inimigos com Heavy Slam e seu Unite Move, Power Nap. Dentre todos os personagens jogáveis, é o que possui a maior quantidade de HP total e fica entre os cinco melhores de Defense e Special Defense.
Blastoise
Um misto de controle e dano. Blastoise pode afastar os inimigos com Surf e Hydro Pump para ganhar tempo e impedir a aproximação de sua linha de trás. Seu Unite Move, Hydro Typhoon arremessa os adversários para o alto e causa bastante dano.
Caso opte por uma abordagem mais ofensiva, Water Spout e Rapid Spin são alternativas válidas para manter o potencial defensivo da equipe enquanto ainda causa um bom dano. Entre girando no time inimigo e, quando seu HP estiver na metade ou menos, ative Hydro Typhoon para finalizar adversários ou objetivos neutros.
Ho-Oh
A mascote da versão Gold chegou há pouco tempo e já conquistou seu lugar entre os melhores. Ho-Oh possui uma mecânica única de reviver colegas com seu Unite Move, Rekindling Flame. A grande questão é que, para isso acontecer, a fênix precisa ter pontos suficientes, do contrário, não poderá ativar a habilidade.
Seu kit de técnicas envolve dano por segundo e redução de cura, logo, é perfeito para enfrentar composições voltadas para a recuperação de vida dos suportes ou de versáteis. Fire Spin, quando ativado, cria um vórtice ao redor de Ho-Oh e ocupa completamente o gol, tornando a pontuação uma tarefa quase impossível.
Umbreon
Umbreon é um defensor especializado em restringir a movimentação dos inimigos e roubar escudos. Mean Look cria uma área intransponível para o Pokémon afetado, permitindo que habilidades do tipo Skill Shot (linha reta) acertem o alvo sem dificuldades.
Ainda, Umbreon pode curar os aliados com Wish, que adicionalmente reduz o dano recebido em 15%. Seu Unite Move, Moonlight Prance, absorve todos os escudos em volta de Umbreon, e todo escudo concedido após a ativação é redirecionado em 50% para Umbreon. Perfeito para responder composições focadas em sobrevida.
Prós
- Durabilidade elevada;
- Habilidades com controle de grupo forte;
- Podem tanto proteger aliados como iniciar lutas em equipe;
Contras
- Dano relativamente baixo;
- Dependem da composição para serem efetivos;
- Curto alcance pode ser explorado por adversários móveis.
A função de DEFENDER é de suma importância para o sucesso de uma equipe. Ocupando a linha de frente, os defensores podem tanto iniciar confrontos como proteger aliados mais frágeis. Embora tenham um grande potencial defensivo, o dano causado não é dos maiores, já que sua especialidade são os controles de grupo massivos para impedir que os adversários depositem os pontos.Ainda, devido à baixa mobilidade, podem não ser tão eficientes contra adversários mais ágeis, dependendo do apoio de sua equipe para desempenhar seu papel com eficiência. No geral, os defensores são os personagens com os maiores atributos de Defense e Special Defense, e dificilmente serão explodidos com facilidade.
Revisão: Cristiane Amarante