A entrevista foi concedida ao Easy Allies, no qual Yoshida falou sobre sua percepção sobre o Switch 2 e a situação atual da Nintendo. Ele argumenta que, enquanto nas transições de geração anteriores a Nintendo buscava sempre inovar (com o Wii e o Nintendo DS sendo exemplos emblemáticos disso), o Switch 2 é apenas uma evolução previsível de seu antecessor.
Confira a fala de Shuhei Yoshida (tradução livre):
Para mim, foi uma mensagem um tanto confusa da Nintendo. De certa forma, acho que a Nintendo está perdendo sua identidade, na minha opinião. Para mim, o objetivo deles foi sempre criar uma nova experiência, projetar hardware e jogos em conjunto para criar algo, uma experiência nova e incrível. Mas o Switch 2, como todos prevíamos, é um Switch melhor, não é? Tem uma tela maior, um processador mais potente, resolução mais alta, 4K, 120 fps... Eles até colocaram os responsáveis pelo hardware para iniciar a transmissão, como outras plataformas fazem, não foi? E por ser um Switch melhor, toda a premissa central do Switch 2 é, sabe, "nós melhoramos as coisas", e isso é algo que outras empresas têm feito o tempo todo.
Apesar de sua fala, seria possível argumentar que a Nintendo já fez transições semelhantes no passado, sendo o exemplo mais recente a passagem do Nintendo DS para o Nintendo 3DS.
Shuhei Yoshida foi presidente da PlayStation Studios de 2008 a 2019 e da PlayStation Indies de 2019 até sua aposentadoria, em 2025. Ele integrava a empresa desde 1993. Em 2023, recebeu o BAFTA Fellowship na 19ª edição do British Academy Games Awards.
Fonte: Nintendo Life