Seja de perto ou de longe, os Pokémon da categoria Attacker em Pokémon Unite são especialistas em causar grandes quantidades de dano nos adversários. Completamente ofensivos, sacrificam a durabilidade para causar o maior prejuízo possível.
Cada Attacker possui uma característica única, assim como os All-Rounders, porém, com uma pequena diferença: seu foco não é dividido entre atacar e defender, apenas atacar. Dessa forma, os Pokémon desse grupo são especialistas nesse quesito.
No atual elenco do jogo, temos 73 personagens jogáveis, e 20 deles são Attackers. Isso equivale a aproximadamente 27% do total, perdendo apenas para os All-Rounders com 23 possíveis opções.
Dito isso, separamos algumas dicas para você que se interessa em ficar à distância causando muito dano e contribuindo para o sucesso de sua equipe, indicando os pontos fortes dessa função e qual característica deixam a desejar. Boa leitura!
Como jogar de Attacker
Considerando o perfil altamente ofensivo e dano massivo causado aos oponentes, os Attackers são ótimos para jogadores que gostam de personagens mais técnicos e que exigem um nível de micro-play com precisão cirúrgica.
Para quem não está acostumado com os termos de jogos MOBA, micro-play é a qualidade do jogador em performar o melhor possível com um personagem, ou seja, ter o domínio de suas habilidades, saber quando as usar e conhecer os limites para não se expor em vão.
Dessa maneira, a melhor forma de jogar com os Attackers é sempre junto de seu time, especialmente ao lado dos suportes e atrás dos defensores. Até mesmo os All-Rounders podem ajudar os atacantes a cumprir seu papel em uma partida.
Outro ponto importante é que personagens como Chandelure e Dragapult são bem fracos no começo da partida, e adquirir a experiência para evoluir e ganhar novas habilidades pode ser uma tarefa difícil.
Sendo assim, parceiros de rota como Snorlax e Mamoswine são perfeitos por conseguirem eliminar os monstros neutros com facilidade e compartilhar a experiência, acelerando o processo de evolução. A seguir, separamos alguns pontos importantes e que devem ser considerados para se jogar de Attacker.
Mantenha-se a uma distância segura
Os atacantes precisam ficar o mais longe possível da linha de frente inimiga para não sofrerem com iniciações repentinas, mas também perto o bastante para poder usufruir de suas habilidades.
Como os atacantes possuem baixa durabilidade nas lutas e, geralmente, pouca mobilidade, saber quando recuar durante ou após uma luta pode ser crucial para o bom andamento da partida.
Essa prática também é útil na captura dos monstros selvagens, pois como os atacantes ficam bem afastados, não precisam se aproximar das criaturas para causar dano com seu ataque básico ou habilidades,
Espere a barra de vida do monstro neutro ser reduzida pelo oponente e aplique o last hit, ou o último golpe, garantindo experiência e retardando a evolução dos oponentes.
Proteja-se
Conforme dissemos anteriormente, em virtude de seu baixíssimo potencial defensivo e sem habilidades de autocura, ficar ao lado dos suportes que podem recuperar o HP perdido é altamente recomendado.
Adicionalmente, os defensores podem ficar à frente para absorver o dano dos adversários e dificultar o acesso à sua linha de trás, onde os suportes e atacantes costumam ficar. Habilidades que limitam a movimentação ou a aplicação de efeitos, como Stun (atordoamento) ou Shove (empurrão), incapacitam os adversários e facilitam o trabalho.
Vale lembrar que, além da proteção fornecida pelo time, é de suma importância que o jogador de Attacker tenha a consciência de se proteger, logo, evite andar sozinho pelo mapa, usar habilidades de avanço frontal sem o apoio dos colegas ou tentar pontuar nos gols internos por muito tempo.
Lute dentro dos gols
Durante as lutas que acontecem nas rotas, os Attackers podem abusar de sua longa distância para causar dano nos oponentes dentro de seu gol. Ao fazer isso, um escudo será concedido além de uma pequena cura, garantindo mais sustentação e proteção contra oponentes que buscam eliminações.
Isso vale também para os gols internos, especialmente após os cinco minutos de partida. Nessa marca, o Jump Pad é ativado, permitindo a cobertura de grandes distâncias, além de impedir os adversários de depositar os pontos.
Bater ou morrer correr
Essa estratégia é conhecida nos jogos de MOBA como Kite, e consiste em atacar os adversários enquanto se move na direção oposta, ou seja, aumenta a distância entre o Attacker e seu adversário até nocauteá-lo ou forçar sua retirada.
Essa prática é melhor utilizada contra adversários melee e também quando estiver em posse do efeito vermelho concedido por Escavalier. Além do pequeno dano por segundo, os adversários que estiverem sob essa condição negativa movem-se mais lentamente, facilitando o processo de bater e correr.
Melhores Itens para Attackers
Diferente das outras classes de Pokémon Unite, os Attackers não possuem tantas variações nos itens, muito por conta do perfil ofensivo e do que cada item oferece.
Dentre os Attackers, há aqueles especializados em causar dano com seus ataques básicos, um misto entre habilidades e auto-ataques ou somente através da ativação de suas técnicas. Dessa forma, cada estilo de jogo é diferente do outro e requer os itens apropriados para extrair o melhor de cada um.
Muscle Band
Efeito: ao acertar um ataque básico, o dano é aumentado em 1/2/3% do HP restante do adversário. Adicionalmente, concede 15 pontos de Attack e 7.5% de Attack Speed ao usuário.
Boa pedida para atacantes que planejam, além de suas habilidades, abusar dos efeitos secundários de seus ataques básicos aprimorados. Com o aumento na frequência dos ataques e o dano baseado na vida restante, esse item é muito bom para kitar os adversários com personagens como Cinderace.
Razor Claw
Efeito: após o uso de uma técnica, o próximo ataque básico causa no mínimo 10/15/20 de dano fixo a mais, e quanto maior for o Attack do usuário, maior o dano. Se este item for usado por um Pokémon melee, o ataque básico também irá reduzir a velocidade de movimento do adversário. Adicionalmente, concede 15 pontos de Attack e 2.1% na taxa de chance crítica ao usuário.
Como sua temática envolve acertos críticos, é melhor aproveitado por Pokémon que possuem habilidades que causam dano crítico, ou que podem aumentar esse percentual através de seus movimentos ou habilidades passivas, como Decidueye.
Rapid-Fire Scarf
Efeito: A partir do terceiro ataque básico, a velocidade de ataque do usuário é aumentada em 15/20/25% por cinco segundos. Esse efeito ocorre a cada 10 segundos. Adicionalmente, concede ao usuário 25% de velocidade de ataque.
Indicado para Attackers que gostam de utilizar seus ataques básicos. Note que este item tem o potencial de aumentar em 50% a velocidade de ataque do Pokémon, sendo a primeira metade padrão e a segunda após três ataques consecutivos. Duraludon é um ótimo usuário deste item.
Energy Amplifier
Efeito: após usar seu Unite Move, o dano causado pelo Pokémon é aumentado em 7/14/21% por quatro segundos. Adicionalmente, concede 6% a mais na velocidade de carregamento do Unite Move e 4.5% de redução do tempo de recarga do usuário.
Perfeito para Pokémon com baixo tempo de recarga de seu Unite Move ou que podem causar bastante dano logo após a utilização dessa habilidade, como Cramorant e Delphox. Também é muito útil em Attackers do tipo Caster, ou em uma tradução livre, magos que conjuram habilidades para causar dano.
Wise Glasses
Efeito: Aumenta o Special Attack do usuário em 3/5/7%. Adicionalmente, concede 39 pontos de Special Attack, que são considerados para o aumento percentual.
Ótima opção para Pokémon com bastante Special Attack e com grandes adicionais em suas habilidades, pois como o aumento é em percentual, quanto maior for o Special Attack, maior será o bônus. Perfeito para Pokémon como Gardevoir e Miraidon.
Choice Specs
Efeito: Aumenta o dano causado pelos movimentos dos Pokémon em um mínimo de 40/50/60. Quanto maior for o Special Attack do Pokémon, maior será o bônus. Adicionalmente, concede 39 pontos de Special Attack.
Geralmente usado em conjunto com Wise Glasses, Choice Specs é melhor utilizado por atacantes de habilidades de alvo único, como Espeon, já que se o movimento acertar dois ou mais, o bônus de dano é aplicado apenas no primeiro alvo que sofreu dano.
Shell Bell
Efeito: Recupera no mínimo 46/60/75 de HP fixo quando um movimento acertar um oponente. Quanto maior o Special Attack, maior será a cura. Adicionalmente, concede 24 pontos de Special Attack e 4.5% de redução no tempo de recarga.
Graças ao efeito de cura, este item pode ser usado para garantir um pouco mais de sustentação para atacantes quando não estão acompanhados de suportes com habilidades de cura, como Sylveon. Ainda, a redução no tempo de recarga das habilidades contribui para antecipar o uso das habilidades.
Slick Spoon
Efeito: Todo o dano causado com Special Attack ignora 9/12/15% da Special Defense do alvo. Adicionalmente, concede 210 pontos de HP e 30 pontos de Special Attack.
Por conta do efeito de redução, Slick Spoon pode ser usado por qualquer Attacker que aplica dano Special, seja de habilidades ou ataque básico aprimorado. Inteleon é um dos melhores usuários desse item, pois sua habilidade Snipe Shot reduz a Special Defense com base na distância em até 25%.
Emblemas
Para aumentar as capacidades dos Pokémon nas partidas, podemos equipar no menu do jogo um conjunto de dez emblemas, válidos apenas para as partidas ranqueadas.
Cada emblema aumenta um atributo específico, mas diminui outro para compensar, e esse ganho depende da sua categoria: bronze, prata ou ouro. Há também cores para simbolizar um grupo, concedendo bônus quando uma certa quantidade de emblemas da mesma cor é equipada simultaneamente.
Os bônus variam entre aumentos percentuais ou fixos, no entanto, nem todos são aproveitados ao máximo pelos Attackers. Considerando o perfil desses personagens, temos quatro opções de cores: VERDE (Special Attack), PRETA (Redução no Tempo de Recarga), MARROM (Attack) e BRANCA (HP).
Vale lembrar que cada emblema é tratado como único, ou seja, até podemos equipar seis Venusaur para ganhar mais Special Attack, porém apenas um deles será contabilizado para o bônus da cor verde.
Tendo isso em mente, podemos montar conjuntos especializados em um atributo específico ou todos de uma só vez, dependendo do perfil do jogador e de como planeja jogar. A seguir, separamos alguns exemplos de emblemas para utilizar nos Attackers:
- Este conjunto concede bastante vida e os bônus de cor em seu nível máximo. Mesmo que pouco, o acréscimo de HP é muito útil no começo do jogo.
- Com essa combinação, teremos os dois bônus em seu nível máximo e um pouco de velocidade de movimento para ajudar na mobilidade.
- Conjunto montado para os atacantes físicos obterem mais dano e um pouco de vida. Infelizmente, ainda não é possível montar uma combinação relevante com emblemas pretos e marrons.
Escolha seu Attacker
Venusaur
O inicial de grama da região de Kanto está no jogo desde o lançamento e possui dois caminhos: manter distância e disparar poderosos Solar Beam ou chegar mais próximo de seus adversários com Petal Dance.
Neste instante, é possível usar Giga Drain para recuperar vida e aplicar bastante dano ao longo do tempo. A cada acerto da dança das pétalas, o tempo de recarga de Giga Drain diminui consideravelmente, transformando o sapo de grama em um oponente difícil de nocautear.
Pikachu
O rato elétrico amarelo mais famoso do mundo é um dos personagens jogáveis de Unite, além de ser um dos mais fáceis de aprender. Suas habilidades, além de causar bastante dano, aplicam efeitos de paralisia (lentidão) e atordoamento.
A build de controle com Volt Tackle e Electro Ball é ótima contra times recheados de All-Rounders e Speedster que buscam eliminar Pikachu rapidamente. A segunda vertente, de Thunder e Thunderbolt, causa dano massivo em área e perfeita para equipes com mais atacantes e suportes.
Inteleon
Nos jogos do tipo MOBA, personagens que atacam de muito longe são classificados como “artilharia”, e não há termo melhor para descrever Inteleon. Equipado com habilidades de mobilidade e longo alcance, o camaleão azul é um dos atacantes mais fortes do jogo.
Seja com seu Snipe Shot ou Liquidation, Inteleon é capaz de derreter o mais tanque dos tanques ou finalizar alvos que pensam ter saído de seu alcance. Seu Unite Move, Azure Spy Vision, revela inimigos invisíveis, como Sableye, ou que estejam escondidos na grama alta.
Cinderace
Sinônimo de ataques básicos e explosão de dano, Cinderace prefere combates à longa distância, pois é um dos atacantes com menor quantidade de vida base. Sua habilidade Pyro Ball é absurdamente forte, mas requer boa precisão, assim como um bom goleador no futebol.
Blaze Kick surge como alternativa para se aproximar daqueles que não gostam de ficar em uma distância segura, como Duraludon. Seu Unite Move, Blazing Bicycle Kick pode ser usado de muito longe e é perfeito para finalizar objetivos neutros, como Zapdos e Rayquaza.
Prós
- Aplicam grandes quantidades de dano com seus ataques básicos e/ou habilidades;
- Adquirem experiência de forma consistente, acelerando seu crescimento;
- O grande alcance favorece as lutas contra oponentes que buscam combate corpo a corpo.
Contras
- Extremamente frágeis defensivamente;
- Geralmente possuem baixa mobilidade, facilitando a aproximação de tanques;
- Exigem precisão e controle dos tempos de recarga para poderem causar o maior prejuízo possível.
Os Attackers são os personagens que possuem o maior potencial de dano em Pokémon Unite. Ainda que a maioria cause dano com base no Special Attack, há aqueles que causam danos físicos e podem acabar com a partida se tiverem o espaço necessário.Em contraponto, sua durabilidade é baixa e não gostam de ficar próximos de adversários corpulentos ou que possam acabar com suas barras de vida antes que possam reagir. No geral, os atacantes são uma boa porta de entrada, pois exigem que o jogador se posicione corretamente para poder ser efetivo, abrindo um novo leque de opções.
Revisão: Cristiane Amarante