Pokémon TCG Pocket: sistema de trocas sofrerá grandes mudanças de acordo com feedback dos jogadores

Sistema atual recebeu duras críticas dos jogadores por conta de seu alto custo.

A conta oficial de Pokémon TCG Pocket no X/Twitter divulgou um comunicado sobre mudanças para o sistema de trocas. A expectativa é que o sistema sofra alterações drásticas até o fim de 2025 que foram detalhadas na nota para os jogadores.

Pokémon TCG Pocket é a mais nova adaptação mobile (Android/iOS) do jogo de cartas com regras próprias e um formato mais amigável a partidas rápidas e casuais. Apesar de ter sido lançado em 2024, o app só foi ser atualizado para contar com um sistema de trocas no dia 29 de janeiro de 2025. Com um sistema bastante custoso de tokens que são obtidos descartando cartas de alta raridade, o sistema foi duramente criticado pelos jogadores, forçando a equipe de desenvolvimento a comentar que estava investigando formas de melhorá-lo.

De acordo com o comunicado, após a mudança, os tokens de troca serão totalmente removidos e, no lugar deles, será utilizada poeira cintilante. Com isso, não será mais necesário descartar cartas, já que há várias formas de obtenção dessa moeda. O jogo passará a dar mais poeira para compensar esse custo adicional e a expectativa é que seja muito mais fácil trocar cartas do que atualmente. Os tokens de troca já obtidos poderão ser trocados por poeira cintilante quando for feita a mudança.

As trocas entre cartas de raridade de um ou dois diamantes continuarão não tendo esse custo após a mudança. Outra adição que está sendo desenvolvida é a possibilidade de indicar cartas que você gostaria de pedir nas trocas para poder facilitar as negociações. Por fim, a equipe também afirma que está avaliando adicionar trocas para cartas ainda mais raras e promocionais, mas não deu uma definição de como isso será feito ainda e quais restrições serão colocadas para elas.

Fonte: conta oficial do jogo no X/Twitter

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Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.