O Pokémon Presents de 2025 nos trouxe um misto de empolgação e frustração. A frustração por parte do nosso tão esperado Português do Brasil, que — para a surpresa de zero pessoas — não veio. Mas, agora, a maior surpresa da apresentação foi o anúncio de Pokémon Champions.
A proposta de Champions pareceu bem clara no anúncio: trazer a experiência das batalhas Pokémon tradicionais em um lugar exclusivo, sem o intermédio dos títulos atuais da geração: É só entrar, batalhar e o melhor, de qualquer lugar. Outros detalhes como o vislumbre das mecânicas de Megaevolução e Terastal também deram um vislumbre do possível futuro do cenário competitivo de Pokémon.
Todas as mecânicas
Um dos momentos mais marcantes do trailer do Pokémon Champions foi justamente o vislumbre da presença e do embate entre duas das mais icônicas mecânicas de geração, a Megaevolução, a primeira e provavelmente mais amada mecânica geracional, e o Terastal, a mecânica que adiciona ainda mais camadas de estratégia aos combates. A presença dessas duas já evidencia que as estratégias e o metagame estão para ser abalados e se tornarão ainda mais profundos do que já foram.
Mas e as demais mecânicas? Os Z-Moves e o Dynamax/Gigantamax, será que elas foram abandonadas e ficaram presas aos games de suas respectivas gerações? Eu diria que provavelmente não. Como as Megaevoluções estão para voltar em Legends Z-A e o Terastal continua em evidência, era mais óbvia a apresentação delas no trailer.
A possível presença de todas as mecânicas não só tornaria a experiência competitiva de Pokémon muito mais rica e completa, tendo um nível estratégico nunca visto antes na franquia. E a interação entre todas as mecânicas pode ser um dos pontos mais empolgantes, entregando algo que até então só vimos o vislumbre no anime, em especial na última grande batalha de Ash, ao usar todas as mecânicas até então contra seu oponente para enfim se tornar o campeão mundial.
Diferentes categorias de batalha
Por falar em campeonatos mundiais e uso de tudo o que há de disponível, ao que tudo indica, se Pokémon Champions tentar ser o jogo que vai englobar o competitivo de Pokémon tradicional, mesmo com a possibilidade de trazer pokémon de diversos jogos e gerações, o game precisará abraçar as regras de competição.
O grande questionamento é: como as batalhas e as regras serão aplicadas dentro do jogo? Teremos opções que permitirão que entremos em batalhas sob regras específicas que excluirão automaticamente Pokémon, golpes e itens banidos? A forma com a qual esse jogo estará estruturado é um mistério, só restando a nós especular, por enquanto.
É muito mais que provável que os combates estarão divididos com base nas categorizações que já conhecemos da Smogon, por exemplo:
OverUsed, onde estão os Pokémon mais populares, mais poderosos, mas que ainda assim não são considerados banidos;
UnderUsed, onde são permitidos apenas pokémon classificados como menos usados, proibindo Pokémon de outras categorias.
Separações assim já foram vistas de certa forma nos clássicos Pokémon Stadium no modo de jogo de copas (Cups), em que cada torneio só permitia Pokémon específicos de acordo com alguns padrões.
E por falar em Pokémon Stadium
O exemplo de como os Pokémon eram separados para utilização nas Cups dos Pokémon Stadium podem nos dar um vislumbre de como poderemos ter restrições nos combates dentro do game.
Nos Pokémon Stadium do Nintendo 64, os jogadores podem competir em diferentes modos de torneio chamados Cups, cada um com regras específicas de nível e restrições de Pokémon. As regras nesses jogos podem nos dar um vislumbre de como poderemos ter restrições nos combates dentro do game.
No Pika Cup os níveis permitidos são 15 a 20 e somente Pokémon dentro dessa faixa de nível podem participar. Esse modo é voltado para Pokémon de níveis baixos, geralmente usados no início dos jogos da série principal.
No Petit Cup os níveis permitidos são 25 a 30 e apenas Pokémon pequenos e de baixa estatística total podem competir. Isso exclui Pokémon evoluídos e os que possuem valores de status muito altos.
Já no Prime Cup os níveis permitidos são de 1 a 100 e é um modo sem restrições de nível, permitindo o uso de qualquer Pokémon, incluindo os mais fortes e lendários. Esse é o torneio mais desafiador, pois os oponentes usam equipes bem treinadas.
E talvez de forma semelhante poderemos encontrar modos de batalha dentro do game. Afinal aposto que não fui o único a ter um sentimento de que Champions remete a esses jogos e a Pokemon Colosseum.
Família Switch e mobile
Pokémon Champions chegará para Nintendo Switch, logicamente para o Switch 2 e, talvez o mais impressionante — e importante, eu diria — para mobile. O fato de que as batalhas clássicas são o modo mais importante da franquia, e que agora estarão disponíveis a todos é um grande negócio tanto para os fãs, quanto para as empresas envolvidas.
Podermos transferir nossos Pokémon dos diversos títulos e jogar com eles, agora a qualquer momento e dispositivo, certamente vai envolver ainda mais os jogadores e comunidade, assim como também aumentar o uso do serviço de transferência Pokémon Home.
Pessoalmente me senti muito mais motivado a voltar a assinar o Pokémon Home, bem como voltar a preparar times para poder competir. O simples fato de que poderei jogar no smartphone me faz sentir que poderei jogar ainda mais, afinal não é para todo lugar e a todo momento que quero andar com o Switch.
Mas a despeito disso tudo, uma dúvida me surgiu. Nem sempre estou a fim de ter batalhas online e ainda assim quero a experiência de batalha Pokémon tradicional. Será que teremos algum modo offline?
Haverá um modo offline?
Assim como Pokémon Stadium também conta com o Gym Leader Castle, onde os jogadores enfrentam Líderes de Ginásio e membros da Elite Four para desafiar o Campeão, será que poderemos ter algum modo similar e offline em Champions?
A inclusão de um modo desses, nem que seja para lutar contra times pré-definidos ou times de sua própria escolha, mas controlados por I.A., pode enriquecer ainda mais a experiência do novo game.
Um modo offline desses poderia servir tanto como uma forma de se divertir sozinho, quanto para praticar sem grandes pressões e se preparar para a batalha. Afinal o game certamente contará com batalhas ranqueadas, de início ou não.
As batalhas Pokémon mais populares do que nunca
Pokémon já é uma das franquias mais populares e valiosas comercialmente do mundo, a despeito de qualquer polêmica. E ao trazer seu modo mais clássico e importante para os mobiles, além dos consoles, pode tornar a marca ainda mais querida, trazendo velhos jogadores para a série principal para conseguir e preparar novos Pokémon para a batalha.
Agora torçamos para que o título consiga ser equilibrado e sua monetização foque apenas em cosméticos não essenciais ou nas assinaturas do Pokémon Home, isso é, se o game for gratuito para jogar.
Revisão: Vitor Tibério