Switch 2: antes do Direct, veja tudo o que já sabemos sobre o novo híbrido da Nintendo

O console foi apresentado e muitas informações foram vazadas, mas ainda há mais a ser revelado.

em 31/03/2025
1 comentário

Quando foi revelado oficialmente, em 16 de janeiro, o Nintendo Switch 2 recebeu poucas informações. A apresentação consistiu em um trailer exibindo o design do novo híbrido em detalhes, deixando claras algumas funcionalidades e o aumento não só da tela, mas também das proporções do console como um todo, incluindo os Joy Cons. De jogo, apenas um novo Mario Kart deu as caras, sem título oficial.

O trailer, porém, deixou uma data para continuarmos a seguir seu rastro e manter o hype: foi prometido um novo Nintendo Direct focado no Switch 2 para o dia 2 de abril, às 10h (horário de Brasília). Após um mês e meio de antecipação, a data finalmente se aproxima. Para nos prepararmos para isso, vamos conferir tudo o que já sabemos sobre o console até agora!

Primeiro, as informações oficiais, já confirmadas. Em seguida, veremos os rumores e especulações mais confiáveis, embasados em vazamentos ou interpretações do que foi mostrado antes.

O que a Nintendo já confirmou

Joy-Con magnéticos

Um rumor que se mostrou verdadeiro no trailer de revelação foi a nova tecnologia de encaixe magnético dos Joy-Con do Switch 2, o que deve proporcionar uma junção mais suave que os trilhos com trava mecânica do modelo atual.

O tamanho é uma diferença bem-vinda, pois os novos controles, assim como o console, serão maiores que os do Switch, o que se reflete na proporção dos botões e dos analógicos. Outro ponto de interesse é a existência de um novo botão no Joy-Con direito com o ícone "C", logo abaixo do botão Home, cujas funções ainda não foram esclarecidas.

Joy-Con original à esquerda e novo à direita

Retrocompatibilidade

O Nintendo Switch se tornou um repositório de jogos do Wii U, trazendo esses títulos a um público muito mais amplo. No entanto, isso foi feito com remasterizações a preço de lançamento, sem qualquer forma de reaproveitar os itens já possuídos no console anterior.

Se para superar o fracasso comercial do Wii U era necessário lançar um produto que tomasse rumos claramente distintos dele, o sucesso de vendas avassalador do Switch fez com que fosse importante que houvesse uma intenção de continuidade para o próximo carro-chefe da empresa. Felizmente, desta vez isso significou retrocompatibilidade com os jogos do antecessor.

Assim, a biblioteca de jogos que as pessoas acumularam ao longo dos oito anos de vida do Switch poderá ser aproveitada no Switch 2, tanto as mídias físicas quanto as digitais.



Para se resguardar de casos de exceção, a Nintendo já deixou a ressalva de que alguns jogos do Switch podem não ser compatíveis ou ser apenas parcialmente compatíveis com o sucessor.

A exemplo do que acontece no PlayStation e Xbox, é possível que algumas empresas concedam gratuitamente o upgrade de seus jogos de Switch para a edição de Switch 2. No entanto, a recíproca não é verdadeira: uma edição física ou digital de Switch 2 não funcionará no Switch original, nem dará acesso à sua edição correspondente, como também acontece no console da Sony.

Cartões de Jogo Virtuais

No recente Nintendo Direct dedicado ao Switch, a Nintendo apresentou o conceito de Cartões de Jogo Virtuais, que também serão um recurso do Switch 2. Simplificando, a ideia é transformar jogos digitais em uma simulação de cartuchos físicos para poder utilizá-los em outro Switch na sua própria conta. Também será possível emprestar o cartão virtual para membros de uma assinatura familiar do Nintendo Switch Online.

Como se trata de uma simulação da dinâmica de um cartucho físico, o cartão virtual só pode ser emprestado a uma pessoa por vez, o que significa que o dono também ficará sem acesso a ele enquanto não for devolvido. Para evitar dissabores entre os membros, é o proprietário quem determina o tempo de empréstimo e o cartão lhe é automaticamente devolvido.

Como dito acima a respeito da retrocompatibilidade, um cartão virtual de Switch pode ser usado e emprestado a outro Switch ou Switch 2, mas um cartão de Switch 2 só funcionará na mesma geração.

Rumores e especulações sobre o console

Data de lançamento

Um dos pontos de maior ansiedade é: quando o objeto de desejo estará disponível? A única informação oficial é que será em 2025, em uma data que provavelmente será elucidada na Direct de 2 de abril. No entanto, o insider Tom Henderson divulgou uma janela mais precisa: junho.

Armazenamento interno

Nada é oficial até o momento, porém o vazamento de uma possível imagem da placa-mãe aponta algumas das especificações técnicas que devemos ver no Switch 2. Começando pelo armazenamento interno: há rumores de que será de 256 GB de armazenamento interno, podendo ser expandido com cartões microSD. Embora seja abaixo da média atual para consoles, esse tamanho se equipara ao da versão de entrada do Steam Deck e representa um avanço considerável em relação aos míseros 32 GB e 64 GB do Switch em sua versão original e na OLED, respectivamente.

Tela

É explícito que o Switch 2 será maior que seu irmão mais velho, mas a Nintendo ainda não divulgou as dimensões exatas. Pela comparação do trailer, vemos que há melhor proveito da superfície do tablet e  se especula que a tela tenha 8", mais ampla que as 6,2" do Switch original, as 7" do Switch OLED e as 7,4" do Steam Deck. Ademais, a tela deve ser de LCD, a fim de conter o preço final do produto.

Acima, o modelo original do Switch e, abaixo, o Switch 2.

Comparação de desempenho

De acordo com informações técnicas vazadas, espera-se que o desempenho do Switch 2 seja comparável ao do PS4 Pro e ao Xbox Series S, com suporte à resolução 4K por meio de DLSS 3.0, a tecnologia de upscale da Nvidia. Ainda nas comparações, a GPU do Switch 2 pode ser mais poderosa que a do Steam Deck, que também é um aparelho híbrido.

Preço

Um ponto crucial para o consumidor é o preço, é claro. A Nintendo tem tentado manter um custo competitivo para o hardware na busca por boa difusão no mercado, a exemplo do Wii e do Switch. Para isso, a empresa precisa economizar na construção do aparelho, como na tela LCD, por exemplo, o que deixa espaço para lançar futuras versões melhoradas quando o Switch 2 já estiver consolidado, o que já é de praxe.

Mesmo assim, não devemos esperar algo na faixa dos 299,99 dólares que o Switch ostentou em seu lançamento. Muitos fatores influenciaram a indústria de 2017 para cá. Os rumores de preços do Switch 2 começam em 399 e chegam a 499 dólares, sugerindo até a possibilidade de haver mais de um modelo disponível. Pela triste matemática que costumeiramente multiplica os preços brasileiros em dez vezes em relação ao dólar, já esperamos o impacto de um preço nacional que pode alcançar R$ 4.000.



Rumores sobre jogos

Mario Kart

Com impressionantes 67 milhões de unidades vendidas, Mario Kart 8 Deluxe é o maior triunfo do Switch. É bastante óbvio que a Nintendo queira dar continuidade a tamanho sucesso. Não foi à toa, portanto, que um novo Mario Kart tenha sido escolhido como o garoto propaganda do trailer de revelação do Switch 2.

O jogo ainda não tem nome oficial, porém uma informação interessante pode ser deduzida do vídeo: o grid de largada tem 24 posições, deixando implícito que as corridas terão esse mesmo número de competidores, o dobro do que temos hoje com Mario Kart 8 Deluxe.

Adicionalmente, também é possível perceber renovações de design, como Donkey Kong, que está mais parecido com seu visual original.



Metroid Prime 4

Anunciado em 2017, ainda na extinta E3, Metroid Prime 4 teve um desenvolvimento conturbado. Primeiro estava nas mãos da Bandai Namco Studios, mas a produção foi reiniciada sob a batuta da Retro Studios, a criadora da trilogia original.

A última Nintendo Direct, de 27 de março, mostrou o trailer do jogo, mas apenas confirmou a previsão de lançamento em 2025, ainda sem data. É muito provável que a nova aventura de Samus Aran seja crossgen, isto é, que fique disponível tanto para o Switch quanto para o Switch 2 no lançamento do console, o que ainda não foi confirmado, porém que deve estar reservado para a Direct do dia 2 de abril.

Pokémon Legends: Z-A

Já o novo jogo da franquia Pokémon tem uma vaga previsão de lançamento para o final de 2025, o que  deve significar uma janela no último quadrimestre do ano. Considerando que o Switch 2 já deverá ter chegado às prateleiras e, com sorte, às nossas salas, é plausível que Legends: Z-A seja mais um título crossgen, com melhorias na nova máquina, como performance, resolução e efeitos gráficos.

Third parties

Com maior poderio, o Switch 2 será mais convidativo para as grandes empresas de jogos AAA. Segundo vazamentos de Nate the Hate, que tem boa margem de acertos na cena de games e anunciou antecipadamente a data de revelação da nova cria da Nintendo, nomes como Ubisoft e Konami já estão se mobilizando para lançar seus jogos no futuro híbrido.

Especificamente, ele falou de Assassin's Creed Mirage e, futuramente, o recém-chegado Assassin's Creed Shadows, assim como de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, que, até o momento, está confirmado apenas para PS5, Xbox Series e PC, com chegada firmada para 28 de agosto.

Outra menção vaga, porém valiosa, veio da Microsoft. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já afirmou que seus jogos se farão presentes no Switch 2, embora não tenha especificado nomes. A big tech já começou a lançar seus títulos na concorrência e alguns até tiveram vida no Switch, o que leva a crer que o catálogo de lançamentos multiplataforma da Xbox não será modesto daqui em diante.



Indies

Desde a revelação do Switch 2 em janeiro, alguns jogos começaram a dar indicações de que serão lançados para os dois consoles Switch ao não especificar o nome de nenhum dos dois. Em vez disso, colocam apenas o nome "Nintendo" em seus trailers e páginas oficiais, como Yooka Re-Playlee.

Eu sei que o público prioriza novidades dos grandes títulos, mas é importante ressaltar que as obras de desenvolvedoras menores também vão se beneficiar das melhorias da nova geração. Um exemplo é Aeterna Lucis, também marcado como "Nintendo". O antecessor, Aeterna Noctis, é um metroidvania excepcional, porém que tem tantos problemas no Switch que não pode ser recomendado nessa plataforma. O Switch 2, portanto, deve resolver as limitações de performance para os indies.

Um título novo já confirmado para a dupla da Nintendo é Synth Beasts, um jogo de mundo aberto no estilo de capturar criaturas e usá-las em lutas em tempo real.

Falta pouco para começar a próxima geração

Após oito anos de Switch, seu sucessor numérico iniciará um novo ciclo para a Nintendo e seu universo de jogos. O que vimos do Switch 2 de forma oficial até agora é muito restrito a questões de design, mas muitos dos segredos não puderam ser contidos e a confirmação de vários vazamentos dão confiança de que outras informações privilegiadas também se mostrarão verdadeiras. Veremos mais daqui a dois dias, no Nintendo Direct de 2 de abril!

Revisão: Alessandra Ribeiro
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Vitório
Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies. Veja minhas análises no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).