Um mundo futurista de Element Dolls
Também conhecido como DoDonPachi True Death em seu lançamento em inglês da exA-Arcadia, SaiDaiOuJou é uma obra futurista na qual humanos criaram garotas artificiais chamadas de Element Dolls. Porém, uma dessas unidades, Hina (agora com o nome Hibachi), acaba saindo do controle e tomando o controle das forças armadas da Utopia.
Agora, os jogadores devem assumir o papel de uma das outras Elemental Dolls (Shuri, Hikari, Maria ou Saya) para partir em uma missão de retomada do poder. Cabe às personagens selecionadas enfrentar Hibachi e eliminar a ameaça de uma vez por todas.
DoDonPachi SaiDaiOujou conta com ilustrações e character design de Nagi Ryou, cujo trabalho também pode ser conferido em jogos como a série de RPGs Ar tonelico e nos remakes de YU-NO e Langrisser 1 & 2. As personagens têm uma estética fofa e cada uma é associada a uma cor diferente.
Como é normal nesse tipo de obra, a trama é desenvolvida de forma esparsa, sendo mais fácil aprender sobre ela em materiais complementares na internet. Fora pequenos diálogos com voz durante cada missão, há apenas cenas de encerramento para explicar o que aconteceu. Como a versão de Switch está apenas em japonês, o domínio da língua é necessário para entender o que acontece.
Múltiplas versões
Assim como DoDonPachi Resurrection no Switch, SaiDaiOuJou conta com múltiplas revisões para o jogador escolher, cada uma tendo diferentes balanceamentos. No menu, podemos escolher entre quatro versões: Ver. Saya, Arcade HD, Ver 1.5 e Novice.
Como o nome indica, o primeiro permite jogar apenas com Saya, que não está disponível nas outras revisões. Esse modo foi introduzido ao jogo durante o seu port para o Xbox 360 e conta com bordas que mostram Saya e a Operadora interagindo verbalmente. Em comparação, nos outros modos as bordas não possuem o mesmo efeito e há apenas o áudio dos diálogos.
As interações ampliadas também envolvem um final bem mais detalhado, com direito a uma bela cena envolvendo o destino de Saya e Hina. Antes, porém, temos que enfrentar o boss final verdadeiro, que no arcade depende de condições específicas para ser desbloqueado (e é mais difícil), mas no modo Saya é obrigatório.
Infelizmente, os detalhes que diferenciam os modos não são explicados nos menus. Nem mesmo em japonês são exploradas essas nuances, o que é uma pena. Uma explicação básica das diferenças poderia ajudar os jogadores a prestar mais atenção nos detalhes e entender o que de fato faz uma versão lhe agradar mais.
Um inferno de balas
DoDonPachi SaiDaiOuJou é um shooter vertical no estilo “bullet hell”, sendo fundamental que o jogador avalie bem os padrões de ataques dos inimigos para desviar. Cada personagem possui uma arma própria, com estilos diferentes em seus tiros básicos. Os ataques variam em padrão, alcance, força e outros detalhes, como a forma como Hikari direciona os tiros de acordo com sua movimentação.
Em termos de ataques básicos, temos os Shots, que são tiros mais espalhados, e o Laser, que é mais concentrado em uma área menor e tem como vantagem atrair moedas douradas de GP e liberar as abelhas holográficas escondidas pelas fases. Com isso, vale a pena alternar entre eles para conquistar boas pontuações.
Após escolher a personagem, temos que selecionar uma roupa entre três opções, que, além de alterar sua aparência, afeta os parâmetros de seus golpes. Uma delas aumenta a quantidade de tiros do Shot, outra é focada em deixar o Laser mais poderoso e ainda temos o tipo Expert, que fortalece ambos, mas deixa os inimigos mais violentos, não sendo indicado para novatos.
Junto com os ataques do tipo Shot e Laser, temos outras formas de causar dano, com especial destaque para a bomba. O jogador pode ativá-la a qualquer momento para eliminar totalmente os ataques dos inimigos na tela e causar dano massivo a quem estiver em seu caminho. Também é possível colocar as bombas para ativar automaticamente ao tomar dano, mas idealmente é melhor evitar ser atingido, pois, na maior parte das versões, isso significa perder todas as bombas de uma vez só.
Na versão Saya, a AutoBomb é obrigatória e é implementada de uma forma específica, tendo 10.000 pontos para gastar com cada bomba, com consumo maior se ela é ativada de forma automática do que se for manual. Os pontos também são utilizados se o jogador ativar um laser especial apertando os botões de Shot e Laser simultaneamente.
Outro elemento interessante para o jogador explorar é o sistema de Hyper, cuja barra é enchida conforme coletamos itens na fase. Ao ativá-lo, passamos por uma espécie de transformação que faz com que nossos ataques fiquem mais potentes e dourados temporariamente. No momento em que é ativado, ele também elimina os tiros inimigos de forma similar à bomba.
Alto detalhamento de opções
Embora o jogo tenda a ser difícil e pouco aconselhável para novatos, há um esforço significativo de customização da experiência similar ao que pode ser visto em Resurrection. É possível alterar detalhes como os botões associados a cada ataque, o volume, a aparência da tela, sendo possível, por exemplo, rotacioná-la para usar o Switch de forma vertical em vez de horizontal. Felizmente, embora as suas descrições estejam em japonês, os termos utilizados nos menus estão em inglês, fazendo com que seja mais fácil identificá-los.
Todas as versões incluem a opção de mudar a dificuldade entre Fácil, Normal, Difícil e Muito Difícil. Com exceção da versão Saya, todas as modalidades permitem mudar a quantidade de vidas do jogador (Player Stock) e o número de bombas. Se o jogador estiver treinando para conseguir alcançar o 1CC, é possível desabilitar o contador do Continue para forçar o game over imediatamente.
Além de encarar a campanha inteira, o jogador pode optar por explorar modos de treinamento e Score Attack. Na versão Arcade HD, temos também os “Challenges”, que permitem ao jogador tentar lidar com trechos específicos da campanha, aprendendo pouco a pouco a melhorar sua performance e ganhando pontos no processo.
Com os pontos obtidos nesses desafios e ao terminar qualquer um dos modos, o jogador pode desbloquear elementos em uma loja in-game. Além de itens cosméticos para acessar na galeria como ilustrações das personagens e músicas, é possível obter itens úteis que ativam automaticamente o Hyper, reduzem o número de balas dos inimigos, permitem adquirir itens automaticamente, revelam as áreas das abelhas secretas, etc.
Embora o nome dos itens esteja em inglês no menu Setup, a loja é estritamente em japonês. Pessoalmente, como não sei japonês, utilizei o Google Tradutor no celular para traduzir os textos enquanto jogava. Não considero a necessidade de recorrer a um recurso como esse uma boa experiência, ainda mais em se tratando de um lançamento nas eShops ocidentais, mas é uma opção.
De forma geral, temos aqui um jogo cheio de recursos úteis e essa customização faz a diferença. Jogadores com qualquer nível de experiência, independentemente do nível de desafio que preferem, podem aproveitar esses recursos e ajustar a experiência para se adequar aos seus gostos. Como bullet hell, invariavelmente o jogo oferece uma dificuldade mais alta que um shoot’em up padrão, mas seus vários modos e elementos abrem grande margem para o aprendizado.
Um shoot’em up cuja qualidade se sobressai às barreiras da língua
DoDonPachi SaiDaiOuJou é um shoot’em up bastante interessante, mas é uma pena que a versão do jogo lançada para Switch no Ocidente não conte com a sua tradução. Para quem não tem muita experiência no gênero, fica difícil recomendar a obra, mas não se engane: trata-se de um ótimo shoot’em up que vale a pena experimentar para quem entende japonês ou que não se intimide pela impossibilidade de jogar em uma língua que compreenda.
Prós
- Alto nível de customização e boa variedade de versões/modos;
- Sistema de Challenges do Arcade HD ajuda a explorar desafios pontuais e traz boas recompensas;
- Sistema de loja in-game permite trocar pontos obtidos jogando por itens úteis e uma galeria de extras;
- O modo da Saya em especial traz uma boa diferenciação das outras personagens com seu formato de pontos para ativar bombas e o laser especial.
Contras
- O lançamento no Ocidente conta apenas com textos em japonês;
- Mesmo para quem entende japonês, o jogo não explica as diferenças entre os modos e as mecânicas podem ser difíceis de entender para novatos.
DoDonPachi SaiDaiOuJou — X360/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela Live Wire