N64

Squaresoft tentou convencer Nintendo a usar CDs ao invés de cartuchos no Nintendo 64

Nintendo não acreditava no potencial da tecnologia.

em 20/02/2025
14 comentários

Dentre os fãs mais assíduos da Nintendo, é conhecida a história de como o PlayStation teve origem num acordo malfadado para trazer CDs ao SNES. No início da década de 90, Nintendo e Sony tinham firmado um acordo para a criação do SNES-CD, periférico que permitiria ao Super Nintendo rodar jogos em CD-ROM, além de cartuchos. Mas, após desentendimentos contratuais, a Nintendo rompeu o acordo com a Sony e se voltou para a Phillips em busca do seu leitor de CDs. Aproveitando a oportunidade, a Sony desenvolveu o primeiro PlaySation, rodando apenas CDs (leia mais aqui e aqui).


Agora novos detalhes dessa história surgiram. Durante o DICE Summit de 2025, Shuhei Yoshida, ex-executivo do PlayStation, comentou sobre como as empresas third-party reagiram ao uso da tecnologia no console da Sony. Yoshida é um veterano da indústria, tendo trabalhado 38 anos na Sony, sendo 31 só no PlayStation. À época, era responsável por "falar com as desenvolvedoras e publicadoras do Japão e as recrutar para fazer jogos para o PlayStation" (tradução livre).  O CD era umas da primeiras tecnologias a permitir gráficos 3D em consoles, e embora muitas empresas japonesas ainda não entendessem o funcionamento da tecnologia, algumas ficaram bastante entusiasmadas com o novo console da Sony. Dentre elas, estavam a Squaresoft  e a Enix Corporation (atual Square Enix).

Confira a fala de Shuhei Yoshida (tradução livre):
Nosso objetivo era fazer com que todos os principais jogos do Japão viessem para o PlayStation. Na época, havia duas grandes equipes [de jogos] trabalhando com a Nintendo, Final Fantasy e Dragon Quest. Para o público japonês, esses eram os jogos mais populares.

[...] Claro, inicialmente eles não estavam interessados. Eles eram próximos da Nintendo. Mas Hironobu Sakaguchi, o criador de Final Fantasy, amava o potencial dos CDs. Seu sonho era criar um jogo Final Fantasy parecido com um filme. Ele ficou desapontado quando soube que o Nintendo 64 ainda usava cartuchos. Seus filmes não cabiam ali. A Squaresoft tentou convencer a Nintendo a mudar esse plano, mas eles não mudaram. Eles não acreditavam em CD-ROM de jeito nenhum. É por isso que eles licenciaram o projeto de periférico do Super Nintendo para a Sony em primeiro lugar, porque acreditavam que o CD-ROM era lento demais para ser um bom sistema de games. 

Nossa equipe — meu chefe era um bajulador. Ele veio da Sony Music. Ele andava muito com os executivos da Squaresoft, dando festas em seu apartamento. Com o tempo, conseguimos que a Squaresoft se comprometesse com o PlayStation. Eles trouxeram todas as suas franquias da Nintendo para o PlayStation. A Enix — na época, era uma empresa separada — os viu mudar para o PlayStation e decidiu trazer Dragon Quest também. Eles sempre quiseram lançar Dragon Quest no console com a maior base instalada.

A Nintendo aderiu aos CDs no fim das contas, e retornou aos cartuchos com o Switch. Mas a história de ambas as empresas poderia ter sido bem diferente com o lançamento do SNES-CD.  

Fonte: VentureBeat

Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Zilli
Turismólogo e mestrando na UFPR, ama Mario e Zelda de coração desde criança. É músico e escritor nas horas vagas. Além de NIntendo, gosta de animês (tentando aprender japonês) e de todo tipo de livro (tentando escrever o seu próprio).