Com o anúncio da sequência de Okami no The Game Awards de 2024, muitos fãs das antigas ficaram bastante empolgados, mas também tiveram aqueles que não conheciam o jogo e se interessaram. No entanto, o diretor original do jogo fez um aviso.
Hideki Kamiya foi o líder do antigo Clover Studio que desenvolveu Okami para PlayStation 2, em 2006. O jogo também teve uma versão para Nintendo Wii, em 2008, e uma remasterização em HD, disponível atualmente para Switch, PC, Xbox e PlayStation. Porém, com relação à versão de Wii, Kamiya não recomenda que ela seja jogada por quem quer ter a primeira experiência com o jogo.
Em uma publicação no X, um fã contou que começou a jogar a versão HD de Okami no PC, mas que estava cogitando migrar para o Wii. O diferencial da versão de Wii seria do uso de controles do movimento para usar o pincel celestial, item muito importante no jogo.
Entretanto, a resposta de Kamiya ao fã não foi o esperado. Leia (tradução livre):
"A versão do Wii não é a original. Eu fiz a versão de PlayStation 2. Se você vai jogá-lo pela primeira vez agora, a melhor versão é a HD. Pessoalmente, não quero que você jogue a versão do Wii".
Wii版はオリジナルではないです…僕が作ったのはPS2版です…
— 神谷英樹🍀 Hideki Kamiya🍀 (@HidekiKamiya_X) February 1, 2025
いま遊ぶなら絶景版が良いでしょう…僕個人的にはWii版は遊んで欲しくないです… https://t.co/V4c0Jh3JfH
Essa declaração de que a versão do console da Nintendo não é a original aconteceu porque não foi o Clover Studio que cuidou do projeto, mas sim o estúdio Ready at Dawn, conhecido por títulos do PlayStation Portable (PSP).
Porém, como foi dito por ele, a versão HD é uma boa porta de entrada e é a versão disponível no Nintendo Switch.
Fonte: Hideki Kamiya (X)