Nintendo perde processo contra o mercadinho Super Mario, da Costa Rica

O impossível aconteceu! E o resultado surpreendeu até o dono do mercado.

em 30/01/2025
2 comentários
O histórico jurídico da Nintendo com relação às suas propriedades intelectuais é bem famoso no mundo dos games. Diversos casos já foram relatados, desde jogos de fãs, emuladores, animações, músicas, mas ela não devia estar esperando algo com supermercados costarriquenhos.


“Super Mario” é um mercado de uma família da Costa Rica que está localizado em San Ramón, província de Alajuela. Apesar de já existir há anos no local, o processo só aconteceu quando o filho do dono tentou renovar a marca registrada do mercado e essa notícia chegou ao departamento jurídico da Nintendo.

A família sequer cogitava tentar disputar juridicamente pelo direito ao nome do estabelecimento, mas o advogado José Edgardo Jiménez Blanco convenceu o filho do senhor Mario a lutar pelo registro.

No fim das contas, uma tecnicalidade que talvez nem a Nintendo imaginava salvou o mercado Super Mario. O órgão oficial de marcas registradas da Costa Rica, Registro Nacional, deu parecer a favor do mercado, pois mesmo que a Nintendo tenha registrado a marca “Super Mario” em diversas categorias, ela nunca registrou a marca para o setor de “venda de mantimentos”.

Portanto, "Super Mario - Su lugar de confianza" continuará funcionando normalmente.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Henrique
Redator e tradutor, sempre planejando escrever sobre algo (mesmo que seja só um rascunho). Acima disso, apenas a paixão por videogames e as várias formas que essa mídia conta histórias.
Backloggd