Dando prosseguimento às dicas para vencer os chefes de Nine Sols, vamos agora enfrentar os últimos e possivelmente os mais difíceis deles. O jogador terá conseguido várias novas habilidades, tanto de defesa quanto de ataque, mas seus oponentes irão exigir o bom domínio delas para serem superados.
Desta vez, sem muita cerimônia, vamos diretamente para os chefes. As dicas gerais dadas na primeira parte desta série ainda continuam válidas.
6- Jiequan
Este Sol passou por inúmeros processos de mutação em busca de aprimorar suas capacidades físicas, transformando-o em um temível oponente.
Antes de iniciar a luta pela primeira vez, ele estará em uma câmara de mutação, onde podemos inserir o “Erradicador de Genes” (um item escondido em uma sala na área anterior). Ao fazer isso, a primeira fase da luta (de um total de duas fases) será contra ele enfraquecido, facilitando a batalha consideravelmente. Caso não tenha interesse em fazer isso, esse item também é convertível em dinheiro para futuras melhorias.
Semelhante à arena no primeiro Chefe, temos pisos eletrificados nos extremos da arena. Por isso, procure se manter mais ao centro e tome cuidado com os empurrões dos ataques de Jiequan. Um detalhe interessante é que, por conta do nível da arena ser mais alto que o piso eletrificado, caso você defenda os ataques estando nas bordas, você não sofre os empurrões para fora delas, mas apenas se estiver tocando o solo.
Ao final de alguns ataques, ele vai tentar se curar enquanto se defende com uma barreira. O único jeito de impedir essa cura é quebrando a barreira, que só é possível com um ataque concentrado (habilidade ganha na zona de Goumang) ou com uma flecha perfurante (a primeira flecha ganha com o arco). Junto de interromper a cura, você atordoa o Chefe, abrindo oportunidade para um ataque de talismã.
Ataque notável
Provavelmente seu ataque mais perigoso é seu golpe carmesim concentrado, indicado por uma pose de preparação segurando uma alabarda (um tipo de lança com a ponta semelhante a um facão). Caso ele consiga finalizar esse ataque, ele golpeará o chão e uma onda de chamas surgirá do ponto de impacto.
Para se defender disso, você deve usar o Contra-Ataque Ilimitado (uma melhoria do Parry ganho antes dessa luta, que consiste em segurar o Parry e soltar no momento do ataque). Essa nova defesa não tem que ser tão precisa como o Parry normal, tendo um tempo de execução bem mais generoso. Conseguir bloquear esse golpe atordoa o Chefe, abrindo novas oportunidades para atacar.
7- Lady Ethereal
É um dos Chefes mais difíceis de explicar sem entrar muito em detalhes da história do jogo, pois se trata da consciência de um dos Sols presa em uma realidade artificial criada por ela mesma (não vou elaborar muito, que sua curiosidade o faça ir jogar o jogo).
Essa batalha é dividida em três fases. A primeira serve como uma apresentação dos ataques mais básicos do Chefe, ajudando a lidar com as próximas, onde ela usa clones com os mesmos golpes. Aproveite bem essa parte da luta para dominar esses padrões.
Para ajudar a se defender, utilize o Chute Tai Chi (Parry aéreo). Essa defesa tem como benefício conseguir bloquear ataques de todas as direções, diferentemente do Parry normal que só defende golpes à sua frente. O motivo dessa dica é que muitos dos ataques do Chefe em fases futuras virão de ambos os lados, dando pouquíssimo tempo para mudar a direção do protagonista. Aproveite que a arena não possui limites laterais, sempre tendo espaço para fugir com o Dash se necessário.
Acertar um ataque de Talismã atordoa o Chefe, o que não só garante o dano do golpe, mas também interrompe qualquer um de seus ataques, incluindo de seus clones.
Ataque notável
Boa parte do seu padrão de luta consiste em combinações de seus clones usando os mesmos ataques da primeira fase da luta.
Somente na terceira fase ela usa um golpe único. Ele é indicado por seu posicionamento no centro da tela e uma animação de concentração de um orbe de energia. Perto de finalizar essa concentração, um clone de cada lado vai usar um arranhão, que deve ser defendido com o Chute Tai Chi e seguir com um Dash para evitar o ataque da própria Lady Ethereal, que golpeia o chão com o orbe.
8- Ji
Esse solariano esteve presente em todos os grandes eventos de seu povo, graças às inúmeras habilidades sobrenaturais que ele possui, incluindo o controle sobre seu envelhecimento.O seu principal truque é sua habilidade de premonição, com o qual ele cria três esferas que o circulam. Você escolhe uma delas usando o Chute Tai Chi, decidindo qual ataque ele vai usar com base no símbolo da esfera.
Um deles em particular (um com o desenho semelhante a um frasco) é, na verdade, uma ajuda, que lhe dará um frasco de cura ou carga para seu arco. Isso exige um pouco de prática, mas é possível aprender o tempo da rotação das esferas para facilmente decidir qual delas você quer, permitindo escolher o ataque mais favorável, incluindo o do frasco.
A maioria dos ataques de Ji consiste em usar adagas voadoras. Elas podem vir de ambos os lados e ainda podem ser redirecionadas após passarem por você para tentarem te atingir novamente. Por conta disso, usar o Chute Tai Chi é uma excelente forma de evitar ser pego desprevenido pela direção do golpe. Prestar atenção nas animações da mão do Chefe também é uma boa forma de saber a direção que as adagas vão seguir.
Ataque notável
A luta do chefe é dividida em duas fases; na segunda, além de alguns novos ataques, suas premonições mudam, alguns sendo mais difíceis de serem evitados, outros deixando de ser uma opção.
O mais perigoso das premonições é um com símbolo de vórtice. Na primeira fase, essa premonição cria um buraco negro que puxa Yi em direção a Ji, enquanto o Chefe continua com seus ataques de adaga, prejudicando a mobilidade do herói para se defender.
Já durante a segunda fase, essa premonição pode ser substituída por uma versão maior, que segue uma sequência de ataques: o Chefe começa criando um anel de carmesim fora da tela, que encolhe em direção ao centro do buraco negro, só podendo ser evitado ao usar um Dash através dele. Em seguida, adagas são lançadas do centro, em todas as direções, para em seguida elas serem puxadas para o centro em sentido inverso.
Devido à atração do buraco negro, as adagas que vêm na direção oposta são melhor evitadas com o uso do pulo, e só durante o retorno devem ser defendidas com o Parry. Essa nova versão também é usada para iniciar a segunda fase, sem precisar de premonição para isso.
9- Fuxi e Nuwa (Os Fengs)
Os irmãos gêmeos da família Feng são responsáveis pelo distrito do entretenimento de New Kunlun, onde cegamente festejam enquanto o caos se espalha. O irmão Fuxi está sofrendo de uma misteriosa doença, causando-lhe mutações que supostamente estão sob controle.
Toda a batalha é dividida em duas fases, lutando sempre contra Fuxi. A sua irmã Nuwa entra como um suporte na segunda parte para complementar os golpes de seu irmão com seus próprios ataques, gerando algumas combinações complicadas de se lidar. Por isso, aproveitar a primeira parte para aprender bem o padrão de Fuxi vai ser essencial para se ter uma chance de lutar na segunda.
Sempre procure ter espaço durante o confronto, evitando ficar nos cantos da sala. Os combos deles podem se tornar inevitáveis se sua mobilidade estiver restrita. O seu Dash será um complemento ideal neste confronto, desde que você se atente à direção para a qual vai fugir, pois o alcance dos ataques de Fuxi é consideravelmente amplo.
Caso tenha dificuldade em lidar com algumas das combinações dos irmãos, usar as Flechas Perfurantes em Fuxi lhe causa um breve atordoamento, interrompendo seus ataques e te deixando livre para lidar com Nuwa.
Ataque notável
Os principais perigos desta luta surgem mais das combinações do que dos ataques individuais, mas um dos suportes de Nuwa merece uma atenção especial.
Em um de seus truques, temos as serpentes de Luz, cujo principal objetivo é restringir sua mobilidade durante os ataques de Fuxi. Elas não podem ser bloqueadas e devem ser evitadas; para isso mantenha-se á distância ou, se necessário, atravesse-as com o Dash.
Como elas podem cobrir uma grande parcela da arena, tome cuidado com os empurrões dos golpes de Fuxi, que podem acabar lhe jogando para cima delas, principalmente em um dos padrões em que elas surgem em alternância, criando uma gradeque prende Yi entre elas.
10- Eigong
Finalmente o confronto final, o duelo contra a mentora de nosso protagonista e responsável pela nossa morte no início do jogo. Muitos de seus ataques são semelhantes a alguns dos nossos próprios, com direito à sua própria versão do ataque de Talismã.
O maior desafio desta luta será a vasta variedade de ataques que ela pode usar, exigindo que o jogador aprenda bem as indicações desses padrões e como se defender de cada um deles. Como a arena não possui limites nas laterais, sempre haverá espaço para esquivas de emergência com o Dash.
Uma boa forma de conseguir reagir a tempo de seus golpes é manter sua atenção no Chefe e não no seu personagem. Como na arena não existem armadilhas nem limites de espaço, não é necessário se preocupar tanto com o posicionamento, fazendo com que você fique livre para focar em como ela está agindo e conseguir reagir adequadamente.
Esta luta pode ter de duas a três fases, dependendo de qual final do jogo você estiver fazendo. Semelhante aos outros Chefes do jogo, a primeira fase dela serve como uma introdução aos seus ataques mais básicos, com eles sendo combinados com novos golpes nas outras fases. Você deve aproveitar ao máximo esse momento para se acostumar com o padrão dela, tanto para saber como se defender quanto como atacar.
Ataque notável
Por este ser o último Chefe e Eigong possuir um variado arsenal de golpes, irei destacar dois ataques.
O primeiro é sua versão do ataque de Talismã, indicado por uma pose de concentração e um símbolo de Talismã sobre a cabeça dela. Ele é usado desde a primeira fase e só pode ser defendido com o Chute Tai Chi, quando ela dá uma investida em sua direção.
O segundo, também usado desde a primeira fase, é indicado por uma pose de concentração idêntica à do ataque de Talismã, com as únicas diferenças sendo a ausência de um símbolo de Talismã sobre sua cabeça e uma concentração mais longa. Ele deve ser defendido com o Contra-Ataque Ilimitado, mas, caso você o confunda com o ataque de Talismã, o Dash com pulo pode ser usado no lugar.
Algumas últimas palavras
Como um conselho final, o que posso dizer é: tenha paciência. O maior desafio nessas lutas é aprender quais as indicações dos ataques e como reagir corretamente contra eles, e isso custará um tempo, mesmo para aqueles já acostumados com jogos no estilo de Nine Sols.
Esse jogo não é para todos, no sentido que nem todo mundo encontrará satisfação em sua gameplay, mas, para aqueles que se propuseram a encarar esse desafio, espero que as dicas sejam úteis, na esperança de ajudar mais pessoas a aproveitarem esse jogo.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli