Nas últimas décadas, a Nintendo tem ficado cada vez mais como uma empresa de jogos, criando franquias icônicas e marcando gerações com seus cartuchos e consoles retrô. Mas poucos conhecem o lado da Big N voltado para o mundo dos brinquedos — entre eles, um ganhou destaque, o amiibo.
Afinal, o que é um amiibo?
De forma resumida, amiibo são brinquedos colecionáveis de franquias da Nintendo ou relacionadas a elas, que além de decorar sua estante, desbloqueiam itens e recursos extras em vários jogos, através de etiquetas NFC na base dos brinquedos.
Os jogos compatíveis com os amiibos podem usar dois sistemas diferentes oferecidos pelos bonequinhos: leitura e armazenamento de dados ou apenas leitura da etiqueta NFC.
Por exemplo: ao usar a primeira função em um jogo, é possível armazenar um item em um amiibo, e sempre que ele for escaneado no jogo, o item armazenado será recebido. Já na segunda função, o jogo apenas lê a etiqueta NFC e desbloqueia um conteúdo com base no amiibo escaneado.
Mas fica o aviso: a primeira funcionalidade dos amiibos possui algumas limitações. É possível armazenar apenas um dado por vez na etiqueta NFC, então, ao registrar um item novo, o anterior será substituído.
A história por trás dos amiibo
Em meados de 2013, uma subsidiária da Activision, a Toys for Bob, propôs à Nintendo participar de uma nova franquia, chamada Skylanders, que explorava a então pouco conhecida funcionalidade 'toys-to-life'. De forma resumida, ela permitia que brinquedos físicos proporcionassem interações extras nos jogos, unindo o físico ao digital e agregando valor ao que os brinquedos representavam.
Mesmo com a Nintendo recusando a oferta, Skylanders se tornou uma das franquias mais bem-sucedidas da Activision e motivou outras empresas a desenvolver jogos baseados no mesmo conceito, como Disney Infinity e Lego Dimensions.
Em março do mesmo ano, a Nintendo anunciou que Pokémon Rumble U seria o primeiro jogo do Wii U a explorar a funcionalidade NFC do Gamepad, e que a primeira linha de amiibo e o novo Super Smash Bros. seriam lançados simultaneamente. A partir de então, a Nintendo planejava focar em experiências que unissem jogos e brinquedos.
No lançamento inicial, os amiibo se tornaram tão populares que, antes mesmo de chegarem às lojas, as pré-vendas já haviam esgotado, e assim, o mercado informal de venda de amiibo ganhou popularidade, com alguns modelos únicos, resultantes de raros defeitos de fabricação, sendo vendidos por milhares de dólares.
Toda a linha amiibo
Ao todo, atualmente existem 223 amiibos diferentes e 509 amiibo Cards – mesmo conceito da linha amiibo, porém usando cartas em vez de bonecos – totalizando 732 itens. Além disso, cerca de 123 jogos atualmente são compatíveis com o sistema.
Há diversas linhas de amiibo das principais franquias da Big N, como Animal Crossing, Fire Emblem, Splatoon, Super Smash Bros. e outros, mas os amiibo não se limitam apenas a personagens e jogos da Nintendo. Em agosto de 2015, foi revelado um boneco do personagem principal de Shovel Knight, sendo este o primeiro amiibo de um personagem não pertencente à Nintendo, abrindo caminho para que personagens como Pac-Man e Mega Man também ganhassem seus próprios bonecos.
O futuro dos amiibo
A Nintendo ainda investe na produção de amiibo, lançando novas linhas de bonecos e criando jogos compatíveis com o sistema. Dada a popularidade desses pequenos colecionáveis, é razoável presumir que a Big N continuará investindo nesse mercado por bastante tempo.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli