Tales of Graces f Remastered é uma versão aprimorada do RPG da série da Bandai Namco, o qual foi originalmente lançado para o Nintendo Wii em 2009. Com um sistema de combate dinâmico e uma trama que, apesar de conter algumas ressalvas, consegue entreter, o título se apresenta como mais uma boa adição ao vasto catálogo do Nintendo Switch.
Uma história de amizade
Em Tales of Graces f Remastered, seguimos a trajetória de Asbel, o jovem herdeiro de uma renomada família do vilarejo de Lhant. Ao lado de seu irmão Hubert e de sua amiga Cheria, ele faz amizade com Sophie, uma misteriosa garota sem memórias. Pouco depois, o grupo conhece Richard, o príncipe do reino de Windor, nascendo assim uma conexão especial entre os cinco.
Juntos, esses cinco amigos acabam explorando um local secreto nos arredores do castelo de Barona, a capital de Windor. Contudo, essa aventura inocente acaba desencadeando consequências desastrosas. Abalado pelos eventos que se seguem e por sua própria fraqueza, Asbel decide abandonar sua casa e ingressar na academia de cavaleiros de Barona.
Sete anos depois, nosso protagonista retorna ao vilarejo de sua infância e reencontra alguns de seus antigos amigos. Nesse contexto, o grupo se depara com uma grave instabilidade política que afeta Ephinea, o planeta onde a história ocorre, além de uma força misteriosa que parece estar profundamente ligada a essa crise.
A trama de Tales of Graces f Remastered é envolvente e consegue despertar nossa curiosidade, especialmente durante a sua primeira metade. Além disso, alguns dos heróis principais são bastante carismáticos, enquanto Asbel, em particular, apresenta conflitos pessoais ligados à sua posição que são razoavelmente interessantes de acompanhar.
O problema é que algumas situações do enredo e ações dos personagens soam um tanto forçadas e convenientes. Além disso, embora a amizade entre alguns desses indivíduos seja bem-transmitida, em outros casos, ela parece superficial, funcionando mais na teoria do que na prática. Outro ponto negativo é a ausência de legendas em português, especialmente considerando que boa parte dos títulos da Bandai são localizados para o nosso idioma.
Um mundo 3D que não se destaca muito
Em Tales of Graces f Remastered, exploramos um mundo 3D no qual podemos avistar os monstros vagando pelo cenário e ingressamos em batalhas quando nos aproximamos deles. Vale ressaltar que uma das adições dessa versão remasterizada é a possibilidade de ignorar esses monstros ativando uma função específica.
Como é tradicional no gênero, o jogo apresenta diversas cidades contendo vários estabelecimentos úteis, como lojas e ferreiros, além de masmorras repletas de monstros e, geralmente, abrigando um chefe. Esses pontos de interesse são conectados por estradas que seguem uma estrutura bastante linear.
No que diz respeito às mecânicas de exploração, a simplicidade de Tales of Graces f Remastered não chega a ser um grande problema, mas também não permite que o jogo se destaque positivamente nesse quesito. Embora haja alguns baús e itens espalhados pelos diversos locais do mundo, o título não oferece sistemas que tornem esses momentos de navegação realmente envolventes.
Assim, o foco acaba sendo direcionado para simplesmente seguir até o ponto principal da missão, que é claramente marcado no mapa (outra inovação desta versão remasterizada). Outro ponto que merece ser mencionado é que o minimapa deixa a desejar e não oferece muita funcionalidade prática, já que não há uma demarcação clara dos caminhos que percorremos.
Combates dinâmicos
Sem sombra de dúvida, o sistema de combate é o maior destaque de Tales of Graces f Remastered. Durante os confrontos, a ação ocorre em tempo real, com o jogador controlando um herói por vez, enquanto os demais membros da equipe são controlados por IA.
O interessante é que é possível ajustar o comportamento de cada um dos parceiros, permitindo que eles assumam uma postura mais livre, ofensiva ou defensiva. Além disso, o jogador pode alternar o indivíduo controlado a qualquer momento, o que acaba sendo bastante útil em situações mais críticas.
Ainda que as batalhas ocorram em ambientes 3D, grosso modo, a movimentação do personagem acontece em linha reta, permitindo que ele se aproxime ou se afaste do inimigo que está em sua mira. No entanto, o jogo oferece um botão dedicado à defesa que, ao ser combinado com o analógico, possibilita que o herói esquive para qualquer direção.
Tales of Graces apresenta botões de ação principais que representam dois estilos diferentes de luta. Esses comandos também podem ser combinados com o analógico para variar os golpes, além de permitir a execução de combos. No caso de Asbel, por exemplo, seu estilo inicial combina ataques físicos de curto alcance e golpes mágicos de maior alcance.
Embora as ações ocorram em tempo real, elas são limitadas por um sistema representado pelo medidor Chain Capacity (CC). Enquanto as ações ofensivas consomem pontos de CC, defender e esquivar fazem com que o medidor se regenere rapidamente, incentivando um equilíbrio estratégico entre ataque e defesa.
Graças a esses aspectos, o combate em Tales of Graces se torna bastante dinâmico e envolvente, no qual a execução bem-sucedida das ações defensivas é recompensada com a oportunidade de emendar combos maiores e retomar a ofensiva.
Cumpre salientar ainda que, além da possibilidade de ignorar os combates, esta edição do jogo traz salvamento automático e a reinicialização instantânea de um confronto perdido, o que é particularmente útil em embates contra chefes mais desafiadores.
Personalização interessante
Ainda ligado ao combate, Tales of Graces f Remastered traz um sistema curioso denominado Titles. Além de conceder bônus específicos, cada Title possui algumas habilidades (ativas e passivas) que podem ser adquiridas permanentemente, permanecendo ativas mesmo após trocarmos o Title equipado.
Para adquirir essas maestrias, é necessário preencher uma barra denominada SP, que funciona de maneira semelhante à tradicional barra de experiência para ganho de níveis (mecânica também presente no jogo), no qual os pontos são adquiridos com as vitórias em combate. Como era de se esperar, enquanto as primeiras técnicas de um Title são mais fáceis de dominar, as últimas exigem um esforço maior, embora, geralmente, sejam significativamente mais poderosas.
Além de oferecer um nível de customização de ataques e combos bastante amplo, prestar atenção aos Titles é essencial para o crescimento dos heróis, já que as habilidades passivas proporcionam uma grande diferença na evolução dos seus atributos. Existem diversas formas de adquirir novos Titles, como por meio da progressão na campanha ou realizando ações específicas durante os combates.
Outro aspecto intrigante é a possibilidade de automatizar a customização dos Titles, configurando a troca com base no número de habilidades adquiridas. Para exemplificar, podemos ajustar o sistema para que um novo Title seja equipado assim que o atual atingir três ou cinco maestrias dominadas.
Ainda é importante destacar que, além das melhorias já mencionadas, esta versão remasterizada de Tales of Graces oferece diversos conteúdos adicionais, incluindo trajes e pacotes com itens consumíveis. Além disso, há recursos que facilitam muito a jornada, como o aumento na quantidade de experiência e SP adquiridos. Por fim, vale mencionar que o título traz uma trama pós-game que vale a pena ser explorada.
Uma experiência agradável
Embora o seu enredo apresente algumas fragilidades e conveniências, Tales of Graces f Remastered se apresenta como uma experiência agradável de RPG. Com um sistema de combate dinâmico e divertido, além de um nível de customização muito interessante, trata-se de jogo que merece ser conferido pelos fãs do gênero.
Prós
- A história, apesar de algumas falhas, é envolvente, desperta curiosidade e apresenta alguns personagens carismáticos, além de contar com uma trama pós-game interessante;
- O combate em tempo real é dinâmico e envolvente, incentivando uma mistura estratégica de ações ofensivas e defensivas;
- O sistema de Titles oferece um nível profundo de customização, com habilidades passivas e ativas que impactam diretamente no desempenho dos personagens.
- Esta edição remasterizada traz melhorias relevantes, como o salvamento automático e a possibilidade de evitar confrontos, além de recursos adicionais que podem ser úteis para jogadores com menos experiência no gênero, como o aumento na quantidade de experiência adquirida.
Contras
- A trama, embora agradável, conta com momentos conveniente, e os laços entre determinados personagens parecem superficiais;
- Os elementos de exploração do mundo não são muito interessantes, carecendo de mecânicas ou desafios que tornem esses momentos de navegação mais memoráveis;
- Ausência de legendas em português.
Tales of Graces f Remastered — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch — Nota: 7.5Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Bandai Namco