Ano vai, ano vem, e os metroidvanias continuam firmes e fortes, sempre com mais títulos anunciados, aguardados e adiados. O coração ama e odeia o hype da expectativa, que muito promete e muito nos deixa esperando sentados para finalmente poder desembrulhar as belas obras que desenvolvedores de todo o mundo fazem para nos entreter, divertir, desafiar, encantar e, nos melhores casos, criar memórias que guardaremos com carinho.
Assim, vamos ao top 10 metroidvanias mais aguardados de 2025, antecedidos por uma menção honrosa. Não, não vou incluir Hollow Knight: Silksong. Além de ser uma escolha muito óbvia, a espera completará seis anos em fevereiro de 2025. Portanto, é melhor concentrar a lista em jogos que foram ao menos anunciados para a janela de lançamento desse ano ou que tiverem promessa não cumprida de 2024, tornando 2025 uma expectativa plausível.
Enciclopédia Metroidvania
Menção honrosa: Shadow Labyrinth
- Desenvolvedora: Bandai Namco Studios
- Publicadora: Bandai Namco Entertainment
- Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Quem viu a série Nível Secreto deparou-se com uma reimaginação distante de Pac-Man, que pega o conceito geral de um labirinto no qual a presa se torna caçadora e o transforma em uma fantasia sombria. Parecia uma ideia de curta-metragem, mas, no fim das contas, era o anúncio velado de Shadow Labyrinth, um novo jogo de plataforma de ação 2.5D já com previsão para 2025. Felizmente, para quem gosta de metroidvania, alguém percebeu que a ideia combina bastante com o gênero e resolveu seguir esse rumo.
10 - Beyond the Ice Palace 2
- Desenvolvedora: Studio Storybird
- Publicadora: Pixelheart
- Lançamento: 13/03/2025
- Plataformas: Switch/PC/PS5/PS4/XSX/XBO
A tendência retrô é antiga, mas há uma variante emergente hoje que leva não apenas a se inspirar em jogos do passado, mas a fazer inesperadas sequências oficiais décadas após o antecessor solitário ter vindo ao mundo. Veja Ufouria 2, Gimmick! 2 e, agora, Beyond the Ice Palace 2.
O original teve vida em 1988 em consoles de 8 bits, como o Commodore 64. A graça desse tipo de revival é que mostra que não é preciso um blockbuster avançado e caríssimo para revisitar sagas. Essa transição pode ser bem-feita sob a ótica da evolução histórica de um gênero que estava pronto para recebê-lo.
9 - Rune Fencer Illyia
- Desenvolvedora/Publicadora: Nootbox Games
- Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Mais um sucesso de Kickstarter, conseguindo quintuplicar sua meta inicial, Rune Fencer Illya é desenvolvido primariamente por um casal e complementado por mais duas pessoas. Com uma pixel art que aposta no encanto da simplicidade e uma gameplay acrobática com uma bela variedade de poderes, este MV parece ser um pacote completo: variedade de combate ao roubar runas dos inimigos, movimentação ágil, mundo diversificado e atividades extras para se divertir. Ele já recebeu janelas de lançamento anteriores, mas acabou ficando para 2025. Torço para realmente poder jogá-lo neste ano!
8 - The Siege and the Sandfox
- Desenvolvedora: Cardboard Sword
- Publicadora: PLAION
- Plataformas: Switch/PC/PS5/PS4/XSX/XBO
The Siege and the Sandfox é um daqueles jogos cujo desenvolvimento fica em silêncio por algum tempo, gerando o receio de ter sido interrompido. No entanto, as novidades acabaram vindo a conta-gotas, apenas o bastante para saber que um dia poderemos jogar um metroidvania focado em furtividade através de impressionantes cenários de uma Arábia vinda das Mil e Uma Noites. Agora, o negócio é cruzar os dedos na esperança de que a previsão de 2025 na página do Steam se mostre verdadeira.
7 - Mark of the Deep
- Desenvolvedora/Publicadora: Mad Mimic
- Lançamento: janeiro de 2025
- Plataformas: PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch
A brasileira Mad Mimic tem no seu histórico No Heroes Here e Dandy Ace. Com Mark of the Deep, ela continua a ascendente de sua produção, projetando um metroidvania com visão de cima e alma de soulslike. A aventura, que é inteiramente dublada, vem embalada por uma temática que, embora seja comum em outros estilos, é pouco visitada nos gêneros que formam Mark of the Deep.
A questão do lançamento do jogo foi um tanto confusa: em outubro de 2024, anunciaram uma data para dali a duas semanas, mas algum imprevisto fez com que, no dia escolhido, de repente avisassem que seria adiado por alguns meses. É uma virada de eventos no mínimo estranha, mas poderemos conferir o resultado final em breve, ainda em janeiro, se a nova previsão não for alterada.
6 - Mandragora
- Desenvolvedora: Primal Game Studio
- Publicadora: Knight’s Peak
- Lançamento: 17/04/2025
- Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Mandragora leva a fantasia sombria tradicional para um belo 2.5D de nuances mágicas e coloridas. Um destaque é a diversidade de builds com várias armas, feitiços e uma árvore de habilidades, prometendo uma aventura intensa.
5 - Ender Magnolia: Bloom in the Mist
- Desenvolvedora: Live Wire, Adglobe
- Publicadora: Binary Haze
- Lançamento: 22/01/2025
- Plataformas: Switch/PC/PS5/PS4/XSX
Já disponível em acesso antecipado no Steam, Ender Magnolia: Bloom in the Mist será lançado em breve. A sequência de Ender Lillies mantém o que o antecessor já tinha de bom: combinação de beleza, melancolia e combate de espíritos que lutam no lugar da criança protagonista. Ao mesmo tempo, a campanha busca melhorar o necessário, com uma gameplay mais dinâmica e acessível: os espíritos têm mais variedade de ataques, a movimentação é ágil e o mapa e o backtracking são muito mais funcionais. Assim, a expectativa é que seja um título melhor que o anterior em todos os aspectos. Confira as impressões no GameBlast.
4 - Constance
- Desenvolvedora/Publicadora: buildundtonfabrik
- Lançamento: quarto trimestre de 2025
- Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Com uma atmosfera vibrante, elegante e encantadora, Constance exibe segmentos de plataforma de precisão com bastante orgulho, assim como combates contra chefes desafiadores. Com uma protagonista empunhando um enorme pincel e poderes de tinta, este é um título muito promissor entre os que passam uma primeira impressão de “hollowlike”, mas se destaca com um forte senso de identidade própria e polimento. A janela de lançamento é para o quarto trimestre de 2025, uma previsão que costuma tender perigosamente a adiamento para o ano seguinte, mas estou na torcida que se concretize.
3 - MIO: Memories in Orbit
- Desenvolvedora: Douze Dixieme
- Publicadora: Focus Entertainment
- Plataformas: Switch/PC/PS5/PS4/XSX/XBO
Sinceramente, não tenho muito o que falar deste. É do tipo que o trailer fala por si só: um metroidvania ágil por um mundo 2.5D em cel shading, com uma magnífica arte aquarelada. Sério, é um deleite de ver, confira o trailer e se encante.
2 - Crowsworn
- Desenvolvedora/Publicadora: Mongoose Rodeo
- Plataformas: PC e consoles não especificados da PlayStation, Xbox e Nintendo
Sucesso no Kickstarter em 2021, Crowsworn arrecadou dez vezes mais do que pretendia. Pudera: desde o trailer inicial, já podíamos ver uma mistura inspirada no estilo geral de Hollow Knight, direção de arte de Bloodborne e combo de lâmina e arma de fogo de Devil May Cry.
A previsão inicial era de sair em 2023, mas já sabemos como esse tipo de planejamento é ingênuo, não é? Especialmente quando o orçamento extrapola — e muito — o esperado e, de repente, a desenvolvedora se vê com muito mais recursos para estender suas ambições. Os apoiadores já tiveram acesso a demos, que podemos ver no YouTube. Esse promete muito e tem cara de que cumpre. Ainda não há data de lançamento, mas 2025 pode ser a vez do “Hollowborne May Cry”.
1 - Metroid Prime 4: Beyond
- Desenvolvedora: Retro Studios
- Publicadora: Nintendo
- Plataformas: Switch (e será que o sucessor também?)
Metroid Prime 4 foi anunciado na E3 2017 — isso mesmo, há mais de sete anos, bem no começo da vida do Switch! As expectativas começaram altas, mas apenas uma logo foi mostrada e o silêncio se instaurou sobre o projeto. Em um grande banho de água fria, em 2019 veio uma notícia ruim e uma boa. A ruim era que o desenvolvimento seria reiniciado do zero. O consolo era que agora estaria nas mãos da Retro Studios, responsável pela trilogia Prime.
Apenas em 2024 (CINCO ANOS DEPOIS!), a próxima aventura em primeira pessoa de Samus Aran finalmente foi re-re-anunciada, vimos gameplay em um trailer de verdade e tivemos uma promessa de lançamento em 2025. A lógica diz que provavelmente será um título cross-gen com o sucessor do Switch, mas ainda não temos nada oficial sobre isso. Agora vai!
Feliz MV novo!
Os metroidvanias cresceram muito na última década, tanto em número como em amadurecimento do gênero, e 2025 simplesmente não dá sinais de que essa tendência vai desacelerar. Ainda bem!
Revisão: Davi Sousa