Mais um ano está chegando ao fim, e é hora de compartilharmos as experiências mais marcantes que tivemos com jogos ao longo desse período. Para mim, essa temporada foi bastante curiosa, especialmente no Switch, já que grande parte dos títulos que mais me agradaram foram ports e remakes, além de um relançamento com bastante conteúdo adicional. Sem mais delongas, estes são os meus jogos favoritos de 2024:
Pentiment
Pentiment é uma das experiências narrativas mais imersivas que já vivenciei. Além de uma história intrigante envolvendo um misterioso assassinato, o jogo apresenta um mundo vivo cheio de personagens cativantes, cujos pensamentos, sentimentos e dramas pessoais são surpreendentemente críveis.
Planet of Lana
Apesar de ter passado completamente despercebido por mim em seu lançamento original, conhecer Planet of Lana foi uma grata surpresa. Além de apresentar puzzles muito satisfatórios de se resolver, o jogo é diretamente inspirado pelas obras do genial Fumito Ueda (Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian), combinando um mundo especulativo com uma linguagem própria e uma conexão emocional profunda entre a protagonista e seu adorável pequeno companheiro.
Dragon Quest III HD-2D Remake
O remake de Dragon Quest III me cativou tanto que não consegui deixar de explorar cada detalhe presente no jogo. Mesmo com novos visuais deslumbrantes e sistemas modernizados que tornam a experiência mais acessível ao público atual, o título mantém toda a essência da obra original, nos lembrando da importância dessa maravilhosa série (e da própria Square Enix) para esse gênero que tanto amamos.
Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven
Outro grande remake da Square Enix, Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven também modernizou diversos sistemas, consolidando-se como um dos títulos mais acessíveis e intuitivos da série para novos jogadores. Com um nível de desafio muito agradável, uma ampla gama de mecânicas para explorarmos e um vasto conteúdo repleto de desdobramentos narrativos, o jogo oferece uma experiência verdadeiramente singular dentro do gênero.
Shin Megami Tensei V: Vengeance
Shin Megami Tensei V já era um jogo excelente em 2021, mas sua nova versão, Vengeance, elevou a experiência a outro nível. Além de introduzir uma nova campanha que aprofunda os indivíduos humanos e explora melhor os seus dramas pessoais, o título apresenta uma fascinante nova personagem (Yoko Hiromine) que desafia os ideais de esperança e fé da ótima Tao Isonokami.
Como se não bastasse a nova história, a edição expandida do título da Atlus trouxe adições ao sistema de combate e mecânicas inéditas de exploração, além da introdução de legendas em português, tornando o pacote ainda mais incrível e completo. SMTV: Vengeance foi, sem dúvidas, o jogo em que mais investi meu tempo este ano e, também, o que mais me agradou.
Menções honrosas
Mesmo não figurando diretamente na lista principal, houve mais alguns jogos que me encantaram de alguma forma e que eu gostaria de destacar:
- Unicorn Overlord e Shiren the Wanderer: The Mystery Dungeon of Serpentcoil Island foram experiências incríveis e estão entre os meus jogos favoritos deste ano, mas eu os joguei em outras plataformas;
- The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom também está entre os jogos que mais gostei, mas ainda não finalizei essa jornada;
- Assim como Genshin Impact, Pokémon TCG Pocket se tornou parte da minha rotina diária, ocupando alguns bons minutos de todas as minhas manhãs;
- Entre os diversos títulos baseados em anime que joguei no Switch este ano, One Piece Odyssey se destaca como um RPG simples, porém sólido e muito divertido. Já SPY×ANYA: Operation Memories, com sua imensa fofura, foi capaz de arrancar sorrisos e risadas genuínas, embora seja um jogo com várias ressalvas e difícil de recomendar. Risos também não faltaram enquanto eu jogava KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire!;
- Outros nomes que me agradaram bastante este ano incluem Paper Ghost Stories: Third Eye Open, Home Safety Hotline, Terra Memoria, WitchSpring R, SaGa: Emerald Beyond, Romance of the Three Kingdoms 8 Remake e The Legend of Heroes: Trails Through Daybreak. Este último, em particular, foi minha porta de entrada para a série da Nihon Falcom, algo que eu sempre tive muita curiosidade, mas também certo receio de começar.
Expectativas para 2025
Com um novo ano se aproximando, alguns títulos já anunciados despertam minha empolgação. Pokémon Legends: Arceus foi, com folga, o jogo da franquia que mais me encantou desde Pokémon Crystal. Em razão disso, Legends Z-A é o exclusivo de Switch que mais me entusiasma para jogar. Também estou bastante curioso para conferir Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition.
Entre os jogos multiplataforma que também chegarão ao console da Nintendo, tenho um enorme interesse em Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land, Rune Factory: Guardians of Azuma e, é claro, Dragon Quest I & II HD-2D Remake.
Que 2025 nos traga muitas alegrias e ótimas experiências, além de bons jogos. Boas festas!
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli