Dragon Quest III HD-2D Remake: guia de conteúdo pós-game

Após a derrota de Zoma, ainda temos muito o que explorar.

em 12/12/2024
Em Dragon Quest III HD-2D Remake, após a conclusão da campanha principal, temos acesso a algumas áreas e chefes adicionais que oferecem um desafio um tanto complicado, mas recompensador. Neste guia, vamos explorar as particularidades e fornecer algumas dicas sobre esse conteúdo pós-game.

Chegando em Cloudsgate Citadel

Após derrotarmos Zoma, assistirmos aos créditos e carregarmos o jogo salvo, recebemos uma notificação de que uma masmorra opcional foi desbloqueada. Para acessar o novo desafio, basta se dirigir a Castle of the Dragon Queen e acessar o portal na sala ao norte, onde uma forte luz desce do céu.

A nova dungeon é descrita como ??? e possui alguns andares que replicam áreas que já exploramos anteriormente, como Pyramid, Underground Lake e Orochi’s Lair. Embora não haja nenhum segredo para conseguir avançar nesse território, é importante se preparar adequadamente, já que o caminho até um local seguro é um tanto longo.

Um dos pontos de maior interesse dessa masmorra é o terceiro andar, que replica Orochi's Lair e é um dos melhores locais do jogo para grinding. Aqui, temos uma alta taxa de aparição de Metal Liquid Slimes, que, para quem não sabe, são monstros com baixa vida e que fornecem muitos pontos de experiência. Como esses seres gostam de fugir e são imunes a ataques mágicos, uma forma fácil de derrotá-los é utilizando habilidades como Assassin's Stab (Thief) e Critical Claim (Martial Artist).

Além dos lodos metálicos, nesse piso surge com frequência um inimigo denominado King Hydra, que, embora seja bem mais difícil de derrotar que o slime, também nos recompensa com altos pontos de experiência. Caso você tenha sofrido muito para derrotar Zoma, recomendamos que você passe um tempo se fortalecendo nesse andar, pois o chefe que enfrentaremos em breve é muito mais desafiador.

Outro andar interessante é o sexto, no qual temos uma alta taxa de aparição de Gold Golem, um dos monstros que mais fornecem ouro. Lembre-se bem desse local, pois precisaremos de bastante dinheiro no futuro para concluir um desafio especial.

Depois de mais alguns andares, você chegará em Cloudsgate Citadel, um ponto seguro que pode ser utilizado em viagens rápidas. Nessa área, também encontramos um vendedor que oferece alguns equipamentos poderosos. Como o próximo chefe já está bem próximo, agora é o momento de ajustar o time e se equipar com o que tiver de melhor.

Enfrentando Xenlon

Descendo a escada em Cloudsgate Citadel, acessaremos Citadel Tower. Essa torre é composta por poucos andares e também não oferece nenhuma complexidade geográfica. No andar mais alto (e sem a necessidade de utilizar as sete esferas do dragão), encontraremos um grande dragão verde chamado Xenlon. Caso você derrote esse chefe, ele lhe concederá um desejo. No entanto, a vitória deve acontecer em no máximo 35 turnos.

Xenlon possui fortes ataques físicos e poderosos golpes de gelo e fogo. Além disso, ele conta com alguns talentos que aplicam debuffs em nossos aliados, incluindo cegueira e sono. Para finalizar, o dragão utiliza um grito que remove todos os efeitos benéficos do nosso time.


Considerando que temos que vencê-lo rapidamente, o ideal é se concentrar em aplicar o maior dano possível a cada turno. Sendo assim, em termos de suporte, é recomendável utilizar apenas Insulatle e Acceleratle de tempos em tempos, que protegerá o grupo contra as baforadas do dragão e aumentará a velocidade do time.

A aplicação de dano vai depender de quais classes o jogador possui em sua equipe. No meu caso, a maior fonte de dano veio de um Monster Wrangler, utilizando a combinação Wild Side e Moster Pile-On. Um Martial Artist e um Sage também são fortes o bastante para fazer a diferença aqui.

Outra dica é que o herói se resguarde para proteger o grupo. Como a sua magia Omniheal cura completamente o grupo, podemos nos dar ao luxo de fazer com que os outros três companheiros se concentrem totalmente em aplicar dano. Por fim, é importante que alguém tenha a maestria Cock-a-Doodle-Doo para acordar os aliados que, inevitavelmente, vão acabar dormindo.

Com a derrota de Xenlon, podemos escolher uma dentre algumas opções de desejos. Não revelaremos todas as alternativas para não estragar toda a surpresa, mas informaremos apenas duas delas: o desbloqueio de uma nova arena de monstros localizada no poço de Jipang e de uma masmorra denominada Temple of Trials. 

Para escolher a alternativa que libera a mencionada dungeon, é necessário descer toda a lista, até que o ícone fique sobre uma opção invisível. Por fim, vale destacar que é possível desafiar Xenlon novamente para escolher um novo desejo, com a ressalva de que o segundo pedido exigirá uma vitória em 25 turnos e do terceiro em diante em 15 turnos.


Concluindo os cinco desafios de Temple of Trials

A masmorra Temple of Trials se localiza ao norte de Aliahan e pode ser acessada pelo céu com o uso do pássaro. Nesse local, encontramos cinco desafios que, quando superados, liberam acesso a um último chefe adicional.

O desafio do sul é bastante simples e exigirá que tenhamos coletado 110 monstros. Caso ainda não tenha adquirido esse número, utilize o nosso guia para conseguir completar todo o catálogo.

No desafio da direita, precisamos apresentar quatro itens: Sword of Kings, Auroral Helm, Gringham Whip e Mod Rod. Para te ajudar a adquirir os dois primeiros objetos, também temos um guia específico. Com respeito ao Gringham Whip, trata-se de uma arma que obtemos como recompensa por coletar 105 Mini Medals. Felizmente, o Nintendo Blast também tem um guia completo com a localização de todas as Mini Medals.

Por fim, o Mod Rod é um item especial que faz com que os nossos personagens assumam temporariamente uma forma diferente. Para obter esse objeto, é necessário vencer o campeonato de monstros de rank 8 em Cantlin. Se você seguiu o nosso guia e coletou a maioria dos monstrinhos, esse torneio não será difícil.

No desafio da esquerda, precisamos entregar múltiplos itens: 4 Hardwood Headgear, que podem ser comprados em Khoryv; 4 Staff of Sentencing, que podem ser comprados em Mur; 4 Epic Apron, que podem ser comprados na cidade que ajudamos a construir fornecendo um Merchant; 4 Slime Earrings, que podem ser comprados em Kol; 4 Flame Armor, que podem ser comprados em Rimuldar; e 25 Magic Water, que podemos comprar em Cloudsgate Citadel.

Além de todos esses produtos, precisamos entregar 25 Elfin Elixir, que podem ser comprados em Faerie Village. No entanto, o vendedor dessa cidade só negocia conosco se estivermos disfarçados de monstros, e é aí que o Mod Rod entra em ação, o qual pode ser acessado e utilizado na aba de itens importantes. Vale destacar que comprar todos esses itens vai ser bastante caro, então o sexto andar de ??? pode vir a calhar agora.

No desafio do noroeste, adentramos em uma pequena dungeon que exigirá que todos os indivíduos usem apenas garras ou bumerangues. Caso algum herói não esteja com uma dessas armas, ele morrerá com apenas um golpe.

Como os oponentes dessa zona são fortes e temos um local melhor para grinding, recomendo fortemente que você utilize a magia Padfoot (Thief) para evitar o máximo de lutas. Também recomendamos a utilização da habilidade Peep (Mage/Sage), que permite ver se um baú possui um item ou é uma armadilha com monstros.

No final dessa pequena dungeon, enfrentamos dois Pandora's box, que são criaturas que constantemente invocam aliados e possuem a capacidade de recuperar a vida completa. A maneira mais fácil de vencer esses oponentes é utilizando a magia Blasto (Priest/Sage), que simplesmente bane o adversário da luta.

Finalmente, o desafio do nordeste trará uma nova masmorra curta, mas, desta vez, deveremos utilizar apenas machados ou cajados. As dicas aqui são exatamente as mesmas, incluindo o uso de Blasto para vencer rapidamente os chefes, que novamente serão dois Pandora's box.

Enfrentando Grand Dragon

Com os cinco desafios concluídos, abriremos espaço para o caminho do norte em Temple of Trials, onde o chefe Grand Dragon estará nos esperando. Como o Nintendo Switch não possui um sistema de troféus, vencer esse boss acaba sendo mais uma questão de complecionismo mesmo, já que o prêmio por derrotá-lo é muito mais simbólico.

Para quem quiser encarar o desafio, a preparação deve ser ainda mais rígida, pois esse grande dragão dourado é mais forte que Xenlon e precisa ser derrotado em pouco tempo para nos recompensar com um item denominado Grand Medal. Aqui, a luta deve ser concluída dentro de 20 turnos.

Os golpes desse chefe são praticamente os mesmos de Xenlon, mas muito mais fortes. Sendo assim, a tática acaba sendo semelhante à que adotamos anteriormente, mas os heróis precisam possuir níveis e atributos bem mais altos. Para exemplificar, o meu time, que era composto por dois Martial Artists (sendo que um deles possuía as habilidades de Monster Wrangler) e um Warrior (que possuía as habilidades de um Sage), estava com todos os indivíduos em níveis acima do 90.



E assim encerramos o nosso guia de conteúdo pós-game de Dragon Quest III HD-2D Remake. Esperamos que essas dicas te ajudem a superar os últimos desafios dessa divertida jornada.

Revisão: Cristiane Amarante
Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Oliveira
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).