Um dos maiores desafios que você encontrará em Nine Sols, sem dúvida, serão seus chefes. Em um jogo que se destaca pelos seus combates fluidos e precisos, o encontro com personagens que testam seu domínio das mecânicas de jogo é inevitável. Cada um deles irá apresentar um estilo de luta que, mesmo os jogadores mais experientes, irão encontrar grandes dificuldades para superá-los em algum momento. Por isso, munir-se de informações e dicas a seu respeito pode ajudar imensamente no seu desempenho.
Algumas dicas gerais para começar
Antes de irmos diretamente para os chefes, existem alguns conselhos que são bons de se manter em mente a todo momento no jogo.
O domínio do Parry é vital
Nesse jogo, dominar o Parry (um tipo de defesa que exige uma execução precisa) vai ser essencial em sua jornada, pois muitos dos chefes (e até alguns puzzles do jogo) foram construídos com ela em mente e fugir de usá-la pode tornar as lutas mais difíceis do que deveriam ser. Não só isso, mas ela é a principal fonte de cargas de Qi, um recurso usado no seu principal ataque contra os chefes, o ataque de talismã (uma investida onde se cola um talismã explosivo de alto dano no inimigo).
Tenha a paciência de observar o chefe e seus ataques para aprender o tempo de suas ações e conseguir bloqueá-los. Sobreviver à luta quase sempre é mais importante do que saber quando atacar.
Sempre procure o máximo de recursos antes da luta
Como um bom metroidvania, boa parte de seus recursos, como aumentos da barra de vida, cargas de cura e até os Jades (itens equipáveis que concedem habilidades passivas), estão espalhados por todos os cantos do jogo. Então, antes de se comprometer com uma luta, procure ver se não existe algum local mal explorado que possa esconder algumas dessas melhorias, pois cada uma delas pode fazer a diferença na hora de vencer os chefes.
Revise seu arsenal para o combate
Seja antes do confronto ou após algumas tentativas mal sucedidas, rever quais recursos você possui e selecionar os mais úteis para a situação atual é interessante para sempre estar nas melhores condições de luta.
Durante a progressão do jogo, novos Jades, tipos de ataques de talismã e até um arco com diferentes tipos de flechas serão adquiridos e cada um deles pode ser mais adequado para cada chefe.
Sempre teste esses novos recursos e veja quais se adaptam melhor ao seu estilo de jogo.
Lembre-se: recuar não é desistir
Nine Sols pode ser bem frustrante em alguns momentos, com lutas que exigem constantemente a atenção do jogador e ações precisas que são duramente punidas se não bem executadas. Por conta disso, fazer algumas pausas entre as partidas pode ser benéfico, melhorando sua concentração e controle ao descansar sua mente e te ajudando a aproveitar melhor o jogo. E agora, sem mais delongas, vamos aos chefes.
1- General: Yingzhao
O primeiro chefe é uma espécie de arma biológica com aparência de um centauro, meio máquina e meio orgânico, que se utiliza de sua lança para desferir seus ataques.Mesmo sendo a primeira batalha, você não deve subestimá-lo. Sua luta pode ser mais simples se comparada aos futuros chefes, mas isso é compensado pela quantidade limitada de melhorias disponíveis nessa parte do jogo.
A luta ocorre em uma arena onde, em cada extremo, temos pisos eletrificados que danificam e reposicionam o jogador, podendo fazer você levar um dano desnecessário caso seu reposicionamento o coloque de cara em um ataque do chefe. Por isso, evite ficar próximo das beiradas, mesmo conseguindo bloquear os golpes com segurança, pois, ainda que se use o Parry, você sofrerá leves empurrões que te mandarão para cima delas.
Todo o combate é dividido em duas fases (ou seja, o chefe possui duas barras de vida), onde a principal diferença na segunda é a adição de finalizações para alguns de seus ataques. Aprender a dominar o básico de seus ataques na primeira fase é importante para se ter uma chance contra essas futuras adições.
Por conta do tamanho do chefe e suas animações bem definidas, ele pode ser um dos melhores inimigos para você praticar o uso do Parry, preparando-o para as próximas batalhas do jogo.
Ataque notável
Nesse chefe, teremos dois ataques do tipo carmim (uma variação de ataque não bloqueável pelo Parry normal), usados somente durante a segunda fase da luta como finalização de algumas sequências.
O primeiro é usado imediatamente no início da segunda fase e, depois, no final de uma sequência de dois amplos balanços de lança. Nesse golpe, ele concentra uma investida e avança em sua direção com a lança. A melhor forma de evitá-lo é usar o chute tai chi (um Parry aéreo ganhado antes dessa luta) durante sua concentração ou no meio do avanço, garantindo ainda o atordoamento do chefe.
O segundo é usado logo após uma estocada de lança, onde ele salta no ar para descer com a lança sobre o jogador. A única forma de evitar esse ataque é utilizando o Dash durante sua descida, tomando cuidado para não correr em direção aos limites eletrificados da arena.
O primeiro é usado imediatamente no início da segunda fase e, depois, no final de uma sequência de dois amplos balanços de lança. Nesse golpe, ele concentra uma investida e avança em sua direção com a lança. A melhor forma de evitá-lo é usar o chute tai chi (um Parry aéreo ganhado antes dessa luta) durante sua concentração ou no meio do avanço, garantindo ainda o atordoamento do chefe.
O segundo é usado logo após uma estocada de lança, onde ele salta no ar para descer com a lança sobre o jogador. A única forma de evitar esse ataque é utilizando o Dash durante sua descida, tomando cuidado para não correr em direção aos limites eletrificados da arena.
2- Goumang
No confronto contra a Sol Goumang, ela não irá participar diretamente do combate, porém enviará seus dois soldados Jiangshi (uma espécie de zumbi/vampiro do folclore chinês) para lutar por ela.Seu desafio aqui será derrotar ao menos um deles para a forçar a vir para o campo de batalha para ressuscitar o soldado com um sino, deixando-a vulnerável durante o processo.
Por conta desse estilo de luta, é interessante baixar a vida dos dois soldados igualmente até ter os dois perto de serem derrotados. Depois disso, é possível finalizar um, atacar Goumang e, quando ela voltar para o fundo da arena, finalizar o outro em seguida para a forçar a voltar novamente, aumentando seu tempo de ataque no chefe. Usar seu arco com as flechas perfurantes (conseguido um pouco depois do primeiro chefe) pode ajudar a causar alto dano nos dois ao mesmo tempo.
Como estamos lidando com dois inimigos juntos, procure evitar ficar cercado, já que eles atacam individualmente e o alcance de seus golpes pode criar padrões inevitáveis. Caso acabe nessa situação, tente usar o Dash através deles, pois ele permite atravessar tanto os ataques quanto os próprios inimigos sem você tomar dano, possibilitando uma fuga de emergência.
Esse chefe só possui uma fase, o que significa que, do começo ao fim da luta, os padrões do chefe serão os mesmos. Só fique atento à metade final da vida de Goumang, pois, nessa parte, ela começa a ressuscitar seus soldados um pouco mais rápido, dificultando sua finalização.
Ataque notável
Do soldado menor, temos o arremesso de uma estaca indicado por um salto no ar. Caso essa estaca atinja o chão, ela se torna um obstáculo que pode atrapalhar sua movimentação. A melhor forma de lidar com esse ataque é usar o Parry para bloqueá-lo, destruindo a estaca no processo. Caso consiga bloquear precisamente, você ainda devolve fragmentos que causam dano aos soldados.Já do soldado maior, podemos destacar seu ataque carmim, indicado por uma aura vermelha e animação de juntar as mãos. Nesse golpe, ele saltará em sua direção três vezes, onde, em cada salto, baterá com as mãos no solo. Esse ataque não pode ser bloqueado, só sendo evitado ao manter distância dele durante sua execução.
3- Xingtian
Esse chefe não é nenhum dos Sols, mas recebe a categoria de chefe no jogo indicado por um título (semelhante aos que se tem nas imagens de Goumang e Yingzhao). Ele é uma espécie de arma biológica, um mutante aprimorado com esqueleto robótico que possui elevada capacidade regenerativa, servindo como um soldado (semelhante aos Jiangshis da Goumang) para proteger New Kunlun.O primeiro desafio dessa luta é o espaço limitado da arena, que dificulta o jogador manter distância dos ataques do chefe. Por conta disso, mais do que nunca, o Parry vai ser sua melhor opção para evitar tomar dano, com o Dash sendo usado para emergências em momentos oportunos.
Seu padrão de ataque consiste em só dois golpes. O primeiro é uma sequência de machadadas, com seu início indicado por um estranho espasmo do chefe. Ele pode executar de quatro a cinco machadadas, com intervalos variados entre eles. Para se defender, use o Parry, atentando-se no ritmo com que ele golpeia e, caso tenha espaço, use o Dash para sair do alcance, mas cuidado, pois, com cada golpe, ele se move para sua direção, podendo lhe alcançar se você não se afastar o suficiente.
O segundo é uma machadada concentrada, indicada por um brilho vermelho no machado. Esse golpe não pode ser defendido com o Parry, mas com o Dash para sair do alcance e, depois, um pulo para evitar a onda de explosões que começam no ponto de impacto do machado.
Além desses ataques, esse chefe ainda possui uma habilidade de cura, onde ele se ajoelha e começa a recuperar sua vida. Para evitar dele se regenerar, use um ataque de talismã, pois a explosão interrompe a cura. Sempre guarde uma carga de Qi para conseguir fazer essa explosão durante essa regeneração.
Além desses ataques, esse chefe ainda possui uma habilidade de cura, onde ele se ajoelha e começa a recuperar sua vida. Para evitar dele se regenerar, use um ataque de talismã, pois a explosão interrompe a cura. Sempre guarde uma carga de Qi para conseguir fazer essa explosão durante essa regeneração.
Ataque notável
Ele não possui ataques a serem citados além dos já falados durante sua apresentação no texto anterior.4- Yanlao
Ele é um dos Sols que devemos derrotar, mas não iremos lutar diretamente contra ele, e sim uma garra robótica gigante controlada por ele (a luta até ocorre com uma perspectiva de um monitor onde somos observados pelo Yanlao).O principal desafio será conseguir evitar os ataques da garra combinados com alguns obstáculos complementares, com destaque aos feixes de energia que limitam seu espaço na arena. Eles não são bloqueáveis e devem ser evitados, mantendo distância ou, se necessário, usando um Dash para atravessá-los.
Procure se manter ao centro da arena, garantindo espaço para esquivar dos ataques de ambos os lados. Como as investidas da garra causam leves empurrões, mesmo bloqueados com o Parry, tome cuidado para não acabar sendo jogado para as armadilhas enquanto se defende.
Esse chefe possui duas fases de luta, onde, a partir da segunda, ele aumenta a quantidade de feixes na arena, com direito até a um móvel que irá atravessar de um extremo a outro, precisando ser evitado com o Dash enquanto a garra ainda realiza seus ataques normalmente.
Ataque notável
Um ataque importante de saber evitar é seu laser concentrado, indicado pelas paredes escaláveis aparecendo e diminuindo o espaço da arena. Enquanto ele concentra esse golpe, uma série de tiros indicados por alvos sobre nosso personagem irão aparecer, sendo evitados ao se mover para fora deles. É possível acertar o chefe com seu próprio tiro usando as paredes móveis e um Dash em sua direção, interrompendo seu ataque e o atordoando. Caso não consiga fazer isso a tempo, corra para o canto esquerdo, o único ponto seguro desse ataque.
5- Kanghui
Esse aqui, provavelmente, é um dos chefes mais perturbadores, pois se trata de um prisioneiro mutado para ser uma espécie de "fábrica de monstros", os quais irão constantemente sair de sua boca para atacar o jogador.A maior complicação durante essa luta é conseguir gerenciar o excesso de inimigos em campo enquanto tenta atacar o chefe. Por conta disso, usar o arco é recomendado, principalmente por conta dos inimigos terem uma alta chance de gerar cargas para o arco ao serem derrotados, permitindo seu uso por toda a luta sem precisar ficar com medo de ficar sem munição.
Ele pode gerar dois tipos de inimigos: um voador que atira projéteis, e um terrestre que age como um cão, fazendo investidas ao chegar perto de você. Como os inimigos voadores têm pouca vida, foque seu ataque padrão neles e use as cargas que eles soltam para derrotar os terrestres com as flechas. Use essa tática para reduzir os inimigos e conseguir abrir espaço para atacar o chefe.
Essa luta possui três fases, onde só na segunda ocorrem mudanças (a terceira age como uma extensão da segunda). Nela, ele irá trazer um terceiro inimigo para a arena, um soldado que possui uma série de ataques e que só pode ser derrotado temporariamente, sendo revivido pelo chefe algum tempo depois. O melhor jeito de lidar com ele é tentar manter sob controle a quantidade de inimigos na arena com o arco e atacá-lo com seu ataque padrão, fugindo quando necessário para evitar seus ataques.
Ataque notável
Boa parte dos ataques são feitos pelos inimigos que ele cria, mas, a partir da segunda fase, ele ganha um ataque em que vomita uma massa de carne no chão e, alguns segundos depois, essa massa se expande em um monte de espinhos. Esse ataque pode danificar tanto o jogador quanto os inimigos e deve ser evitado ao manter distância dela em um dos cantos da sala.
Um breve fim
Para evitar a extensão desse texto, os últimos chefes ficarão para a parte 2. Espero que até aqui eu tenha conseguido compartilhar algumas informações úteis para vocês e reforçar que Nine Sols não é fácil, mas é muito recompensador. Garanto que é uma das melhores experiências em jogos que já tive. Boa sorte a todos.
Revisão: Alessandra Ribeiro