CCXP24: Nintendo reforça suas marcas em estande com mais ativações e menos jogos

Confira as atrações que a empresa levou para o evento geek.

em 12/12/2024

Historicamente, a CCXP não é um dos melhores lugares para se visitar se o seu foco são videogames. Os jogos acabam disputando atenção – e muitas vezes perdendo público – para séries, filmes e quadrinhos.


Porém, isso não impediu a Nintendo de voltar para a edição 2024 da feira. Em sua segunda participação consecutiva no evento geek, a empresa mostrou que entende a peculiaridade dessa convenção específica: as ativações vêm em primeiro lugar, enquanto os jogos em si podem ficar relegados a um segundo plano. No entanto, isso não é necessariamente algo negativo. 

Os mesmos jogos

Se cortássemos a área da Big N fisicamente no meio, uma divisão era nítida: de um lado ficavam os jogos e, do outro, atividades como oportunidades para tirar fotos e ganhar brindes.

Do lado dos softwares que a empresa levou ao evento, estavam os usuais títulos de Nintendo Switch que já vimos vez ou outra na Brasil Game Show ou na gamescom latam:



Novamente vemos a estratégia de colocar para teste jogos com localização em português brasileiro. Todos os games estão disponíveis em nosso idioma, tirando Pokémon Scarlet/Violet – o que é justificável, dado à franquia gigantesca que é a dos monstrinhos de bolso.

Porém, a quantidade de estações de jogo era muito menor se comparada a de outros eventos deste ano. Em nossa visita, contamos somente 25 consoles, incluindo um com controle dedicado a pessoas com deficiência, iniciativa que felizmente voltou da BGS 2024.



Nenhum game tinha mais de seis TVs com jogadores. Além disso, a sensação era de que as filas para aproveitar os títulos estavam mais vazias do que o usual. Sim, nossa visita ter ocorrido em uma sexta-feira à tarde pode justificar esse aparente esvaziamento.

Mas não é difícil supor que a falta de jogos inéditos tirou um pouco da empolgação do local. É possível que a maior parte dos visitantes já tenha experimentado esses títulos em casa ou em eventos anteriores. 

Além disso, foi notável a ausência de títulos disponíveis no Nintendo Switch Online, um serviço que a empresa destacou em praticamente todos os seus eventos recentes. 

A única menção do Nintendo Switch Online no estande foi esta divulgação do aplicativo de música Nintendo Music, disponível na assinatura


Brindes repetidos

Essa repetição de conteúdo também esteve presente nos brindes. A maior parte dos itens que a Big N estava distribuindo já é conhecida pelos fãs.

Estavam lá as costumeiras viseiras com os chapéus de Mario e Luigi, e a coroa da Princesa Peach; cartelas de adesivos de Super Mario Party Jamboree; e pôsteres de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. Embora não tenhamos encontrado em nossa passada pelo estande, vimos registros de pessoas que ganharam pôsteres de Super Mario Bros. Wonder e óculos de Just Dance 2025 Edition.




Já para usuários do My Nintendo, a empresa distribuiu uma sacochila temática de Super Mario para aqueles que apresentassem o Código QR de sua conta no balcão. Não é um presente ruim, mas esse é exatamente o mesmo brinde disponibilizado tanto na gamescom latam 2024 quanto na BGS 2024. É como se a Nintendo estivesse com um estoque excessivo de sacolas das quais não consegue se desfazer, por mais que tente a cada evento.




Mas, mesmo com a reincidência de mimos, as filas para obtê-los eram as maiores do estande, o que mostrava o interesse do público no outro aspecto do estande: as ativações.

Ativações disputadas

Se os jogos estavam com procura menor, as oportunidades de tirar fotos com personagens reuniam muitas pessoas.

A cada 30 minutos, os irmãos Mario e Luigi e o gorila Donkey Kong apareciam no estande alternadamente para tirar fotos com os visitantes. O local das imagens era estratégico: em frente a cartazes de Mario & Luigi: Brothership e de Donkey Kong Country Returns HD, respectivamente o mais recente e o próximo lançamento first-party para Nintendo Switch. A quantidade de adultos e crianças que se juntavam para registrar esse momento com os personagens era grande.



Outra oportunidade de foto era de Super Mario Party Jamboree, em que visitantes podiam posar com um dado gigante


Tão disputada quanto era a principal atração da área da Big N: o quiz de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. A brincadeira, adaptada de uma atividade realizada no lançamento do jogo na loja Nintendo New York, consistia em 15 perguntas sobre o jogo que um grupo de até cinco pessoas podiam responder juntas. Para não dizer que todos os brindes do estande eram repetidos de feiras anteriores, o grupo que conseguisse responder todas ganhava, além do pôster do game, uma cobiçada camiseta com o logotipo do título.




Sem dúvidas, essa foi a atração mais divertida do espaço da Nintendo. Ganhar o quiz era certeza graças à boa vontade e à animação dos monitores, sempre preparados para ajudar com alguma dica bem-humorada. Junto a um grupo certo de colegas participantes, a atividade tornava-se ainda mais descontraída. Foi uma bem-vinda oportunidade de leveza em meio às filas eternas e ativações lotadas da feira.

Pensando além dos fãs

À primeira vista pode parecer estranho a atividade mais interessante de um estande de uma empresa de videogames não ser um game propriamente dito. Mas, para um evento como a CCXP24, isso faz todo o sentido.

É perceptível que a Nintendo aproveitou o evento para reforçar a presença de seus personagens no imaginário popular. O objetivo não era necessariamente mostrar o que já de mais novo para o Nintendo Switch, mas sim apresentar novos jogadores a Mario, Zelda, Donkey Kong, entre outros.

Afinal, para quem está conhecendo ou redescobrindo a Big N agora, momentos como a CCXP24 podem influenciar na compra de um Nintendo Switch. Pois, mesmo com um sucessor do hardware a ser anunciado, a empresa ainda não desistiu seu atual console híbrido.
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Daniel Morbi
Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)
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