Impressões: Cuisineer promete ser mais uma boa adição ao catálogo do Switch

A aventura protagonizada por Pom chegará ao híbrido da Nintendo em janeiro de 2025.

em 18/12/2024
Desenvolvido pela BattleBrew Productions e publicado pela XSEED Games, Cuisineer é um jogo que combina exploração de masmorras e simulação de restaurante. O título foi lançado originalmente para PC no final de 2023 e fará sua estreia no Nintendo Switch em janeiro de 2025. Tivemos a oportunidade de testar uma parte do game e viemos compartilhar nossas impressões.

Assumindo um problema deixado pelos pais

Em Cuisineer, assumimos o controle de uma jovem aventureira chamada Pom. Ao retornar à sua cidade natal, ela descobre que seus pais partiram em uma viagem e deixaram o restaurante da família repleto de problemas e dívidas.

Com a ajuda de uma amiga, cabe à protagonista arregaçar as mangas e devolver o restaurante à sua glória. Vale destacar que o jogo está completamente legendado em português, o que é importante para facilitar a compreensão, já que há bastante interação com personagens e utilização de diferentes tipos de itens.

Embora a história seja simples, o mundo de Cuisineer é bastante convidativo e conta com alguns personagens carismáticos. Mesmo possuindo elementos de dungeon crawling, a aventura parece ter sido planejada para ser leve e descontraída.

Explorando masmorras em busca de ingredientes

Como em muitos jogos de simulação, Cuisineer apresenta um ciclo de dia e noite que nos dá certa liberdade para planejar nossos passos. A jogabilidade alterna principalmente entre a exploração de masmorras para obter recursos e o gerenciamento do restaurante.

No que diz respeito às dungeons, a abordagem é semelhante a de um roguelike, no qual nos aventuramos em áreas geradas proceduralmente e perdemos os itens coletados em caso de derrota. Até o ponto que pudemos explorar, o nível de dificuldade não se mostrou tão desafiador.

A exploração das masmorras é fundamental, pois os ingredientes utilizados na culinária, como carne e ovos, são obtidos das criaturas derrotadas. Além dos alimentos, podemos coletar recursos como pedras e madeira, que servem para realizar melhorias no restaurante, como expandir a área ou adquirir novos móveis e utensílios.

O sistema de combate é simples e intuitivo, resumindo-se a ataques padrão, esquiva e algumas habilidades especiais. Embora não exista um sistema de nível para a personagem, há uma considerável variedade de equipamentos que podem ser aprimorados.

Vale destacar que, fora das masmorras e do restaurante, o jogador precisa se atentar às rotinas dos moradores da cidade, já que os comércios possuem dias específicos de funcionamento. Além disso, os habitantes também oferecem missões secundárias, que geralmente envolvem a coleta de itens nas dungeons ou o preparo de pratos específicos.

Abrindo as portas do restaurante

O gerenciamento do restaurante é igualmente descomplicado e não exige muita agilidade com o controle. Aqui, basta verificar o pedido do cliente e selecionar o prato no utensílio correto. Diferente de outros jogos do gênero, não há minijogos durante a preparação dos alimentos.

Existem diversos tipos de consumidores com gostos variados, o que motiva o jogador a retornar às masmorras em busca de ingredientes diferentes. Como já mencionado, conforme avançamos na campanha, podemos melhorar o estabelecimento para atender mais pessoas simultaneamente.

Para ser sincero, eu esperava um pouco mais do sistema de gerenciamento e não pude deixar de compará-lo ao de Touhou Mystia's Izakaya, que chegou este ano ao Switch. Nele, precisávamos nos preocupar muito com a agilidade na entrega dos pratos e com os efeitos negativos causados por eventuais erros cometidos.

Outro ponto que merece atenção é o tempo de carregamento, que é bastante longo e ocorre sempre que entramos ou saímos do restaurante ou das masmorras. Resta torcer para que atualizações futuras, de preferência antes do lançamento, atenuem esse problema.

Um título que promete ser leve e divertido

Apesar de algumas ressalvas já identificadas no conteúdo que tivemos a oportunidade de explorar, Cuisineer cria boas expectativas e promete ser uma adição saborosa para quem busca uma mistura leve e divertida de ação, exploração e simulação. Se o jogo conseguir manter uma certa variação no desafio, especialmente na navegação das dungeons, que se mostrou mais robusta em comparação ao sistema de gerenciamento do restaurante, teremos uma boa adição ao catálogo do Nintendo Switch.

Revisão: Alessandra Ribeiro
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela XSEED Games
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).