Análise: Nintendo Switch Online + Pacote Adicional — um ótimo serviço que continua em evolução

O Nintendo Switch Online + Pacote Adicional é um rico serviço para assinantes e fãs de clássicos, mas ainda precisa de algumas melhorias essenciais.

em 05/12/2024

Lançado oficialmente em setembro de 2018, o Nintendo Swtich Online (NSO), que começou seus serviços de forma bem tímida, cresceu e vem evoluindo significativamente, passando de um serviço básico de multiplayer para oferecer acesso a jogos que marcaram consoles anteriores da empresa, com possibilidade de partidas online. 

Em 2021, chegou o Pacote Adicional (Expansion Pack), adicionando mais consoles aos clássicos disponíveis, inclusive o Sega Genesis. O NSO + Pacote Adicional também oferece uma gama ampla de conteúdo, DLCs incluídos, aplicativos e vantagens extras para os assinantes, o que aumenta ainda mais o custo-benefício do serviço.

E agora, diante do iminente anúncio do próximo console da Nintendo e a já confirmada informação sobre o prosseguimento do NSO na próxima geração, esperamos não apenas melhorias, como também a inclusão de ainda mais benefício e, quem sabe, sonhar com a adição do Nintendo Game Cube à biblioteca.

Uma biblioteca rica: acesso legal a jogos clássicos


Quando se pensa no NSO, o que primeiro vem à mente, certamente, é a proposta de trazer de volta jogos clássicos de consoles icônicos da Nintendo, como NES e SNES. Este benefício foi ampliado ainda mais com a adição do Pacote Adicional (Expansion Pack), que oferece jogos de Nintendo 64, Game Boy Advance e SEGA Genesis.

Embora os títulos sejam variados, a seleção inclui pesos-pesados como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Super Mario 64. Há também um olhar especial em jogos mais obscuros, como títulos da série Golden Sun no GBA, atraindo um público mais nichado. A experiência de jogo foi aprimorada com recursos modernos, como salvamento em nuvem, filtros visuais e a possibilidade de rebobinar ações, o que torna os títulos desafiadores mais acessíveis.

Mais recentemente, o acesso a jogos clássicos recebeu ainda mais uma interessante atualização: o aplicativo Mature, no qual, a princípio, títulos de Nintendo 64 voltados para um público maior de idade, como Turok e GoldenEye 007, são alocados. Este aplicativo permite que os jogadores acessem jogos e conteúdos que trazem conteúdos considerados impróprios para menores de idade, oferecendo uma experiência mais diversificada e abrangente.

De modo geral, juntos, os aplicativos de jogos clássicos do NSO contam com uma biblioteca aproximada de 284 jogos — um número que continua crescendo. Mesmo assim, há inúmeros títulos clássicos e muito esperados que ainda estão de fora, e que estavam disponíveis no Virtual Console, serviço antecessor ao NSO, tais quais jogos core da franquia Pokémon.

DLCs de best-sellers incluídos


Um dos benefícios mais valiosos, porém nem sempre tão evidentes do NSO, é o acesso a DLCs (conteúdos adicionais) sem custo extra. Por exemplo, assinantes do plano Nintendo Switch Online + Pacote Adicional têm acesso ao DLC Happy Home Paradise de Animal Crossing: New Horizons, ao Booster Course Pass de Mario Kart 8 Deluxe e ao Splatoon 2 Octo Expansion.

Há de se lembrar que tanto Animal Crossing: New Horizons e Mario Kart 8 Deluxe são dois dos jogos mais vendidos do Nintendo Switch e seus conteúdos adicionais podem ser comprados separadamente. No entanto, pensando no quesito custo-benefício, parece muito mais consistente optar pela assinatura, visto os diversos benefícios que o serviço proporciona.

Além disso, já que a empresa optou por disponibilizar DLCs de alguns de seus jogos mais vendidos e relevantes, não é difícil de imaginar que, futuramente, conteúdos adicionais de outros títulos possam entrar no catálogo do NSO, já que o serviço continua em expansão e melhoria de seu serviço multiplayer.

Multiplayer online e a experiência social do serviço


A possibilidade de poder jogar os jogos do Nintendo Switch, tal como o próprio Mario Kart 8 Deluxe, é provavelmente o maior e mais obvio ponto de vendas, nesse caso assinaturas, do NSO. Com inúmeros jogos com fator multiplayer riquíssimo em seu catálogo, como o já citado Mario Kart, os títulos da série Splatoon, Super Smash Bros. Ultimate., sem citar os próprios jogos clássicos disponibilizados pelo serviço; assim, a disponibilidade de uma infraestrutura para que esses títulos, entre outros, possam ser jogados online é visto como essencial.

E embora em boa parte dos títulos, como Mario Kart 8 Deluxe, o serviço online funciona exemplarmente, ele é bem conhecido pelas falhas em outros títulos, prejudicando a experiência do usuário de maneira significativa. Entre os jogos que sofreram muitas queixas durante os anos pelos problemas constantes de conexão está, por exemplo, Super Smash Bros. Ultimate.

Apesar dos problemas no serviço de multiplayer online em alguns jogos no decorrer dos anos, é evidente a melhoria no serviço de diversos desses jogos. Embora elas venham de forma gradual e lenta, as partidas online acabaram ficando cada vez mais estáveis. Pessoalmente, senti uma melhora significativa, em especial no Super Smash Bros. Ultimate., enquanto há meses passava por diversas frustrações nas batalhas multiplayer online do título.

Nintendo Music e aplicativo para dispositivos inteligentes


Sendo umas das últimas adições aos benefícios do NSO, o Nintendo Music é um aplicativo relativamente novo que permite aos usuários desfrutar de músicas de séries populares da Nintendo em seus dispositivos móveis. É uma adição interessante que expande a presença da Nintendo para além do console e que vem adicionando mais trilhas sonoras de jogos a, praticamente, cada semana.

Há também outro aplicativo, o próprio Nintendo Switch Online, também para dispositivos móveis. Nele, é possível ver todos os amigos adicionados à lista do Switch, além de contar com algumas funcionalidades específicas para cada jogo disponível nele, tais como compartilhar screenshots, vídeos (Super Smash Bros. Ultimate.), utilizar o Nooklink (Animal Crossing: New Horizons), além de permitir utilizar o chat de voz em alguns títulos com a função, em especial Splatoon 3.

O lançamento sem nenhum tipo aviso prévio e a manutenção do Nintendo Switch Online (dispositivos móveis) são um exemplo de como a empresa está interessada em expandir a experiência do usuário para além dos consoles, mantendo sua conexão com os jogos e serviços mesmo fora do Switch. Mas há ainda mais serviços e benefícios exclusivos para assinantes, alguns dos quais são obscuros por não serem tão divulgados, ainda mais fora dos canais específicos da Nintendo.

Serviços e benefícios exclusivos


O NSO conta com alguns benefícios “ocultos” que ocasionalmente passam batidos pelos jogadores. Entre eles está o "Special Offers", que inclui produtos físicos e digitais exclusivos para assinantes. Um exemplo notável são os controles retrô de NES, SNES e N64, que só podem ser adquiridos por membros do serviço, e que, no entanto, não podem ser adquiridos pelos assinantes no Brasil, já que eles, apesar de muito desejados, não chegaram oficialmente por aqui.

Outro recurso pouco comentado é o acesso a eventos exclusivos em jogos como Tetris 99 (com competições regulares oferecendo temas cosméticos). Esses eventos frequentemente dão prêmios ou rankings que tornam a participação atrativa para jogadores dedicados. Ademais, temos jogos exclusivos do serviço como o próprio F-Zero 99, retorno do tão esperado game da franquia, que só pode ser experimentado por assinantes do serviço.

Não podemos deixar de citar também que assinantes do NSO  podem economizar na compra de novos jogos por meio dos cupons para jogos do Nintendo Switch. Esses cupons permitem que os jogadores comprem dois jogos digitais a um preço reduzido, oferecendo uma economia significativa; ainda,  o serviço frequentemente oferece descontos exclusivos em jogos e conteúdos adicionais.

Backup de dados e salvamento na nuvem


O salvamento em nuvem continua sendo uma das funcionalidades mais essenciais para muitos jogadores. Ele garante segurança para dados de jogos e continuidade de partidas em outros consoles, com a ressalva de que alguns títulos, como Pokémon, ainda não suportam esse recurso. A ausência de uma política uniforme para backups é um ponto negativo que a Nintendo ainda não resolveu.

A ausência de saves/backup na nuvem para títulos tão importantes como os da franquia Pokémon, em especial, são um longo motivo de reclamação entre os fãs dos monstrinhos de bolso. Afinal, eles ficam confinados e sob o risco de danos físicos e perda permanente de conteúdo em caso de eventuais defeitos técnicos ou troca de console.

Embora muito se especule sobre essa ser uma forma de evitar duplicações de saves e outros métodos considerados, no mínimo, problemáticos para a franquia dos monstrinhos, a Nintendo e demais companhias envolvidas certamente teriam formas de lidar ou proteger os jogadores de práticas abusivas. 

Pontos de Platina no My Nintendo


Para os aficionados por pontos de platina, o NSO introduziu recentemente um sistema de missões e recompensas, com o qual os assinantes podem ganhar Pontos de Platina My Nintendo ao completar missões específicas no aplicativo. Esses pontos podem ser trocados por recompensas exclusivas, como pacotes de ícones, molduras e fundos para a conta do usuário.

Embora seja um sistema mais simples e menos desafiador do que o padrão visto em jogos para outros consoles e PC, os Pontos de Platina instigam os jogadores a experimentarem jogos que, talvez, não os interessariam tanto. As missões de platina são diversas, mas geralmente incluem iniciar e jogar alguns títulos específicos, muitas vezes clássicos disponíveis no sistema.

Ainda que os Pontos de Platina não sejam um serviço essencial ou um  dos mais conhecidos, é um detalhe que pode agradar a alguns dos jogadores e fãs.

O futuro do NSO

Game Cube e Nintendo DS podem vir para o NSO?

Agora, às vésperas do anúncio do novo console da Nintendo, em algum momento de 2025, o que esperar do NSO? O que já sabemos é que, em reunião de acionistas, foi confirmada a continuidade do serviço para o novo console e isso levanta possibilidades interessantes.

Talvez com a chegada do novo console, o NSO receba algumas atualizações esperadas, como a adição do app com jogos de Game Cube, Nintendo DS — ou até mesmo a adição de não apenas jogos da linha principal de Pokémon, como também uma assinatura de Pokémon Home, algo que também já vem sendo especulado há algum tempo.

Fato é que as possibilidades de enriquecimento do NSO + Pacote Adicional são amplas e, por tudo que já vem sendo oferecido e adicionado até de surpresa, sabemos que a Big N tem demonstrado uma disposição especial para o serviço este ano. 

Um ótimo serviço, mas que ainda está em evolução


O Nintendo Switch Online + Pacote Adicional oferece uma gama impressionante de benefícios que vão além do jogo online. Do acesso a jogos clássicos e DLCs gratuitos ao aplicativo Mature e o sistema de missões e recompensas, o serviço proporciona um valor significativo para os assinantes.

E, apesar de oferecer cada vez mais benefícios que agregam ao seu valor total, como o inesperado Nintendo Music, o Nintendo Switch Online ainda carece de alguns refinamentos em partes extremamente importantes, como na estabilidade de alguns jogos online e uma uniformidade nos saves online.

Ademais, é um serviço que se mantém em evolução e com uma grande quantidade de conteúdo exclusivo, não ficando atrás do oferecido por outras companhias, sendo um serviço que todo dono de Nintendo Switch deveria cogitar ter.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com chave cedida pela Nintendo

Siga o Blast nas Redes Sociais
Fernando Lorde
Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde, está escrevendo pela internet afora há mais de dez anos e com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Registrando as aventuras nos games no Instagram (@lordeverse) e Twitch (@lordeverso).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).