Análise: Fitness Boxing 3: Your Personal trainer — é mais treino do que videogame.

O novo título da franquia é uma boa e divertida plataforma de exercícios diários, mas continua pecando na identificação dos movimentos.

em 20/12/2024

A franquia Fitness Boxing, iniciada em 2018, parece já ter se consolidado como uma das grandes franquias casuais de exercícios no Nintendo Switch, com o terceiro título numerado, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer. Ela já conta com 5 entradas, sendo dois desses títulos crossovers com franquias populares da cultura pop japonesa, voltados para um público mais jovem e diverso.

Fitness Boxing 3, no entanto, foca em seu objetivo principal: criar uma rotina de treinos e fazer com que o jogador tenha uma variedade maior de atividades fora de seu modo principal, o treino diário. E, apesar da imprecisão de captar os movimentos, o título cumpre o que promete, sendo estimulante e empolgante, caso, é claro, o jogador esteja realmente disposto a se exercitar.

Um jogo de ritmo e rotina


A jogabilidade principal nos treinos é basicamente a de um jogo de ritmo: sequências de jabs, ganchos, uppercuts lançados com a mão esquerda ou direita, e esquivas no ritmo marcado pela música. Mas ele encoraja muito você, com as falas dos instrutores, a continuar se movendo na ponta dos pés e realizando os movimentos com o corpo todo, o que melhora a flexibilidade.

Os exercícios propostos pelo jogo se concentram em atividades cardiovasculares, melhoria de equilíbrio e coordenação motora. Além disso, o título também aponta  os músculos e regiões trabalhadas em cada exercício. Esses detalhes, junto com as instruções de execução correta, ajudam a desenvolver a consciência corporal.

Como um (ex) praticante de lutas, percebi nos exercícios do jogo uma maneira de recuperar habilidades e manter a forma, mesmo sem retomar uma rotina de treinos formais. Também senti que os exercícios são bem estruturados e distribuídos.

Uma boa variedade de modos e treinos


Ainda que Fitness Boxing 3 tenha sido minha primeira experiência com a franquia, eu esperava algo simples e limitado. Essa expectativa baixa me surpreendeu — se me permitem o trocadilho, foi como um uppercut no queixo. Afinal, apesar de os exercícios não serem ilimitados, há uma boa quantidade e a forma como os exercícios são disponibilizados nos treinos superam esse defeito, além da possibilidade de customização.

Pode-se dizer que o Treino diário é o modo principal do jogo e rico por si só, mas vai além disso, com treinos livres, dois jogadores e o modo de fundamentos. Entre eles, destacam-se o Treino diário e o Treino livre, ambos com boa variedade e customização.


No Treino Diário, além da possibilidade de escolher intensidade e duração, o jogador pode escolher as sequências de exercícios, adequando-as ao seu nível de habilidade. Outro destaque é que, a partir de seu rendimento e resultados, o instrutor sugere um treino com exercícios ajustados ao desempenho, aumentando ou reduzindo a dificuldade. Isso personaliza e dinamiza a experiência.

O Treino livre é dividido em alguns elementos interessantes, permitindo a realização de exercícios padrões, como os do Treino diário, mas de forma livre. Há também o Treino adaptado, para pessoas com limitações de mobilidade e equilíbrio, Treino com manoplas, Alongamento e também o Meus programas. Este último é um sistema que permite criar programas personalizados, escolhendo exercícios, músicas e ambientes preferidos.

Esses modos diversificam as atividades e complementam os exercícios diários. O jogo estimula o jogador a ir além do Treino diário com missões diárias, semanais e desbloqueios de cosméticos.

Acessibilidade no corpo e na linguagem


Uma coisa que me chamou atenção foi o fato de haver uma categoria de treino adaptado, que leva em consideração pessoas com dificuldade de movimentação, principalmente com relação aos membros inferiores e ao equilíbrio. Esses treinos  são divididos entre básico, intermediário e avançado , com tempos reduzidos. O treino adaptado é feito em um ritmo mais leve, mas encoraja o jogador a praticar exercícios de cardio e coordenação motora.

Embora esses aspectos de inclusão sejam simples, fico animado ao ver esse tipo de inclusão em jogos, especialmente em um título voltado para a qualidade de vida. Afinal, tanto os videogames quanto os exercícios físicos são para todos.

Outro aspecto relevante é que todo o conteúdo textual do jogo está localizado para português, mas uma versão futura dublada seria bem-vinda. Embora os comandos visuais predominem, as instruções sonoras poderiam ajudar a manter o foco nos exercícios.

Imprecisão no rastreio e configuração timing


Verdade seja dita: o rastreamento de movimento é inferior ao esperado para um jogo com essa proposta, ainda mais depois de tantos títulos já lançados na franquia. Fitness Boxing 3 depende do uso dos controles Joy-Con presos aos seus pulsos para detectar movimento, mas a sensibilidade deles nem sempre reconhece corretamente os movimentos.

O jogo, às vezes, falha em registrar golpes corretamente. Além disso, é possível “enganar” o sistema apenas movendo o controle no momento certo, registrando um golpe como “perfeito”. Ainda assim, isso contradiz o propósito do jogo, que é incentivar o exercício. Em exercícios em que era necessário realizar uma sequência mais rápida de socos, não era incomum que dois movimentos eram identificados com um só soco dado, fazendo com que eu perdesse o ritmo, ao menos até perceber essas nuances da captura e conseguisse "adiantar" minhas ações. 

No menu de ajustes, há opções úteis, como a configuração de timing, que ajusta a pontuação com base no tempo de reação e a velocidade de áudio e vídeo. Essa configuração ajuda a diminuir os problemas de rastreamento. Mesmo me senti incomodado em ter que ir procurar pelos menus para descobrir se havia alguma ferramenta que me ajudasse a "calibrar" minha experiência com o jogo.


Há também um assistente de ações, que pontua automaticamente algumas opções como perfeitas. Isso reforça a ideia de que o título é mais um aplicativo de exercícios com elementos de jogo do que um jogo tradicional. Mas isso também não é um demerito do título, pois nem todos que jogariam esse título talvez se importem muito com essa questão e o próprio jogo em si não engana, deixando bem óbvio ser um sistema de treino gamificado.

No fim, o rastreamento de movimentos e a pontuação funcionam mais como guias para acompanhar o progresso do que como medições precisas da atividade, servindomais para auto-observação do que como uma avaliação real, ou mesmo como um sistema competitivo de jogo.

Desbloqueando músicas licenciadas


As músicas de Fitness Boxing 3 não são o ponto mais marcante, mas cumprem bem o seu papel. As faixas originais são funcionais e energéticas, variando entre eletrônica e um leve tom de rock, e servem como um bom plano de fundo para os treinos. Elas parecem projetadas para estimular ânimo, energia, e fazer o jogador manter o pique durante os exercícios.

Para quem prefere músicas famosas, é possível desbloquear faixas de artistas como Fall Out Boy, Elton John, Madonna, Billie Eilish e Kiss. Contudo, a seleção é limitada, com apenas 20 músicas, que podem não agradar a todos. Pessoalmente, preferi utilizar as faixas originais do jogo. Mas ainda assim, ter outras músicas são um bom ponto de customização.

Customização de instrutores


No aspecto de jogo, Fitness Boxing 3 se destaca pela customização dos seis instrutores disponíveis. Os personagens possuem etnias e aparências variadas, com opções de personalização como tom de pele, cabelo e acessórios, desbloqueados ao realizar atividades ou com moedas obtidas nas missões diárias e semanais.

Além de guiarem os exercícios durante os treinos, os instrutores também têm diálogos disponíveis em alguns momentos no hub central, mas, em sua área específica dedicada a eles, também existe uma área de bate-papo na qual podemos conhecer um pouco mais da personalidade deles e que sempre termina com algum pequeno treino.

Fica evidente a tentativa de criar um vínculo maior entre o jogador e os instrutores por meio dessas funções.  A humanização dessas personagens, especialmente pelos diálogos e pela personalidade bem definida, realmente me motivou a cumprir a meta de continuar com os exercícios diários.  Embora não substituam uma pessoa real, seja no contato ou nas instruções, ainda assim, são um elemento interessante e motivador.

Não te fará um atleta, mas com certeza trará benefícios


Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer
não é um substituto para treinos intensos ou práticas esportivas formais e, definitivamente, não transformará ninguém em um atleta. No entanto, o jogo se destaca como uma ferramenta acessível, divertida e eficiente para incorporar exercícios à rotina, especialmente para quem busca uma maneira mais leve e descontraída de se movimentar.

Com uma abordagem inclusiva, variedade de modos e customizações, ele entrega uma experiência que combina atividade física e entretenimento de forma equilibrada. Mesmo com seus defeiros, em especial sobre a sensibilidade de captação dos movimentos, ele é para aqueles que desejam melhorar a saúde e manter-se ativos enquanto se divertem, Fitness Boxing 3 é uma excelente escolha.

Prós:

  • Inclui modos adaptados para pessoas com limitações de mobilidade, promovendo inclusão;
  • Diversos modos de treino, como Treino diário, Treino livre e Treino adaptado, além de opções personalizáveis;
  • Possibilidade de personalizar instrutores e criar programas de treino com músicas e ambientes preferidos;
  • Sistema de missões diárias e semanais que incentiva o jogador a se engajar mais nos treinos;
  • Indica os músculos trabalhados e ensina movimentos corretos, contribuindo para a consciência corporal;
  • Conteúdo textual totalmente localizado para o português.

Contras

  • Sensibilidade dos Joy-Con é imprecisa, dificultando o registro correto dos golpes;
  • Apenas 20 faixas de artistas famosos, o que pode não agradar a todos,
  • Embora o jogo esteja localizado em português, a ausência de dublagem pode dificultar o acompanhamento dos exercícios para alguns jogadores.

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer — Switch — Nota: 7.5

Revisor: Cristiane Amarante
Análise produzida com cópia digital cedida pela Nintendo

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Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde, está escrevendo pela internet afora há mais de dez anos e com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Registrando as aventuras nos games no Instagram (@lordeverse) e Twitch (@lordeverso).
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