Boo e King Boo, os fantasminhas nem tão camaradas da franquia Mario

Aproveitando o tema de Halloween, por que não conhecer um pouco mais sobre Boo e King Boo?

em 02/11/2024

Os Boos, fantasmas simpáticos, mas traiçoeiros da franquia Mario, são presença constante nos jogos do encanador. Com suas caras de susto, risadinhas diabólicas e a habilidade de desaparecer quando observados, esses personagens adicionam um toque de mistério e diversão no universo colorido da Nintendo. 

O temido King Boo se destaca como o líder imponente e vilanesco que, ao longo dos anos, assumiu o papel de antagonista principal em aventuras como Luigi's Mansion. Mas o que torna King Boo e seus seguidores fantasmas tão memoráveis? Vamos explorar a trajetória desses personagens e entender por que eles são tão marcantes na série Mario. Boa leitura!

Boo! Assustou?

Boo (originalmente conhecido como Boo Diddlys, uma homenagem ao cantor americano de R&B Bo Diddley) é um inimigo fantasma recorrente da franquia Mario que aparece pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 (NES), em 1988.

Desde então, os Boos estão presentes em praticamente todos os jogos da série principal, suas variantes esportivas, RPGs, tabuleiros e filmes. Até na franquia Zelda é possível vê-los, já que no remake de The Legend of Zelda: Link's Awakening para Switch, somos agraciados com sua presença.


Os fantasminhas possuem forma arredondada e de cor branca bem opaca, com olhos e boca ao centro e braços curtos — ou seja, a clássica representação dos anos 80 para essas criaturas. 

Muito tímidos, os Boos cobrem o rosto quando outros personagens olham diretamente para eles. No entanto, assim que Mario e Luigi viram de costas, as criaturinhas seguem seus alvos com os olhos totalmente abertos e aquela carinha fofa que só eles têm.

Normalmente utilizados como vilões, os Boos aparecem em fases com temática sombria e música tensa, e não sofrem dano de pulo do encanador; logo, temos que evitá-los a todo custo. Embora a maioria dos Boos sirva Bowser em suas missões, sua natureza é permanecer neutros em relação aos conflitos.


Em jogos de progressão lateral, como Super Mario World (SNES), assim que entramos em uma fase do tipo Ghost House, sabemos o que esperar. Não podemos vencê-los, apenas evitá-los.

Agora, em Paper Mario (N64) temos um cenário completamente diferente: em vez de unir-se aos vilões, os Boos ficaram do lado do Reino do Cogumelo. Inclusive, Lady Bow, a líder dos fantasminhas no jogo, concede sua ajuda para que Mario salve o reino.

Com seu jeito brincalhão e, ao mesmo tempo, ameaçador, esses personagens conquistaram um lugar especial no coração dos fãs. Seja como obstáculos em fases desafiadoras ou como peças centrais em outras aventuras, os Boos sempre adicionam momentos de diversão.

King Boo, humor e terror

King Boo é um dos vilões icônicos da franquia Mario, conhecido por seu papel de antagonista em jogos como Luigi's Mansion e por seu impacto como uma das ameaças sobrenaturais mais marcantes da série. 

Líder dos Boos, King Boo é apresentado com uma aparência distinta: seu tamanho é naturalmente maior que os demais e ele carrega consigo uma coroa dourada vistosa e uma língua longa e ameaçadora, além de uma expressão traiçoeira que reforça seu papel como referência maligna dos fantasmas.


Sua estreia aconteceu em Luigi's Mansion (NGC). No jogo, seu objetivo é capturar Mario como parte de sua vingança contra a dupla de encanadores, que já haviam enfrentado vários Boos ao longo de suas aventuras. Ele aprisiona Mario em um quadro, desafiando Luigi a entrar em uma mansão assombrada para resgatá-lo. 

A presença do vilão neste jogo não apenas o define como um antagonista poderoso, mas também estabelece a mansão assombrada como um marco para futuras aparições de King Boo. Ainda, podemos dizer que, assim como Bowser é rival de Mario, King Boo tornou-se o algoz de Luigi com o passar dos anos, adicionando mais uma camada à franquia.


Após o sucesso de Luigi's Mansion, King Boo retorna em outros jogos da franquia, como Mario Kart e Mario Party, muitas vezes como um personagem jogável ou chefe. Devo dizer que King Boo é meu personagem favorito em Mario Kart 8 Deluxe, e é uma pena não podermos selecioná-lo na versão de Wii U.

Com seu carisma sinistro e personalidade astuta, King Boo se tornou um dos vilões mais memoráveis da série Mario, sendo uma constante ameaça que desafia Luigi a superar seus medos e dá aos jogadores um toque de suspense e diversão.


Referências: Super Mario Wiki
Revisão: Davi Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.