Em sua apresentação dos resultados financeiros referentes ao segundo semestre do atual ano fiscal, a Nintendo comentou sobre suas iniciativas de expansão de negócios. Aos investidores, a empresa afirmou que a localização em português brasileiro em alguns de seus jogos faz parte dessa estratégia.
O presidente da companhia, Shuntaro Furukawa, disse que expandir regionalmente para mercados emergentes faz parte das mudanças estruturais da empresa em relação aos seus negócios dedicados a games. Isso inclui ações específicas voltadas para a América do Sul e a Ásia, como localização e eventos.
"Desde o lançamento da Nintendo Switch, aceleramos os nossos esforços em regiões além do Japão, América do Norte e Europa, para aumentar o reconhecimento da Nintendo e encorajar as pessoas a experimentarem os nossos jogos.Muitos outros títulos first-party do Nintendo Switch estão agora disponíveis em línguas como o chinês tradicional e simplificado, bem como português. Este suporte linguístico adicional em mercados em crescimento permite que os consumidores possam desfrutar de títulos anteriormente impedidos por barreiras linguísticas.Além do suporte linguístico ampliado, trabalhamos em uma série de iniciativas para gerar maior interesse entre os consumidores em regiões como como Ásia e América Central e do Sul. Isto inclui a implantação da Nintendo eShop, o apoio aos varejistas a oferecer ambientes de compras atraentes e a realização de promoções e comerciais com talentos locais.Além disso, oferecemos lojas pop-up e eventos para interação com o consumidor, atraindo ainda mais o interesse de pessoas fora do Japão, América do Norte e Europa."
A empresa afirmou que isso fez a receita de suas vendas em regiões fora do Japão, das Américas e da Europa crescer 6,4 vezes, indo de ¥ 24,9 bilhões no ano fiscal de 2017 para ¥ 160,1 bilhões no ano fiscal de 2024.
A proporção de hardwares vendidos para regiões além das três citadas acima também também aumentou indo de 5,4% para 11,9% no mesmo período.
No entanto, a Nintendo ressaltou que esses dados de vendas se referem principalmente à Ásia e à Oceania. Informações de vendas na América do Sul e na América Central não estão representados nesses números.
Durante a apresentação de seus resultados financeiros, a empresa também revelou que o Nintendo Switch chegou à marca de 146,04 milhões de unidades vendidas e que o sucessor do console será retrocompatível.
Fonte: Nintendo