Dragon Quest III HD-2D Remake: guia de classes

Confira nossas dicas e saiba como personalizar os seus heróis.

em 29/11/2024
Dragon Quest III HD-2D Remake é uma versão atualizada do lendário RPG de 1988. Como vimos em nossa análise, o título da Square Enix apresenta um sistema de classes fascinante, permitindo mesclar habilidades de diferentes jobs em um mesmo personagem. Para ajudar você a explorar ao máximo essas combinações, preparamos este guia com as principais características de cada vocação.

Esclarecimentos e dicas iniciais

Em DQIII HD-2D Remake, existem seis atributos principais que moldam a evolução e o desempenho dos personagens: Strength, que determina o dano dos nossos ataques físicos; Resilience, que corresponde a nossa defesa; Agility, que influencia a ordem em que os combatentes agem; Stamina, que molda o crescimento do HP; Wisdom, que afeta o dano que causamos com magias e o crescimento do MP; e Luck, que afeta a nossa resistência contra efeitos maléficos e a probabilidade de acertarmos um golpe crítico.

Cada vocação apresenta um crescimento distinto de atributos, mas a evolução individual também é significativamente influenciada pela personalidade do indivíduo. Essa característica pode ser alterada com o uso de livros específicos ou acessórios especiais, possibilitando ao jogador maximizar o potencial de cada herói.

Sendo assim, recomendamos fortemente que você explore minuciosamente cada canto de casas, lojas, castelos e quaisquer outros locais que visitar, pois muitos livros de personalidades estão escondidos em estantes, armários, barris e baús. Além disso, é essencial investigar os pontos brilhantes espalhados pelo mundo exterior, já que eles frequentemente contêm sementes de crescimento, itens consumíveis que aumentam permanentemente determinados atributos de um personagem.

Outra dica importante é garantir que você aprenda todas, ou pelo menos as principais, Spells e Abilities da vocação atual antes de mudar para uma nova. Além disso, considerando que a troca de classe reinicia o nível do indivíduo e mantém todas as suas habilidades e a metade de seus atributos, é recomendável realizar essa transição em níveis mais altos, quando o atributo principal da vocação já foi suficientemente desenvolvido para impactar positivamente em sua transformação.

Hero


O filho (ou filha) de Ortega possui uma classe única e imutável chamada Hero. No campo ofensivo, o grande destaque dessa vocação é Kazap, um poderoso feitiço elétrico que atinge todos os inimigos. Já no campo defensivo, temos a magia Omniheal, que restaura completamente o HP de todos os aliados. Vale ressaltar que ambas as skills são exclusivas do protagonista e ficam disponíveis por volta do nível 40.

Considerando suas maestrias físicas e elementais, além do seu crescimento naturalmente equilibrado, o herói se mostra um personagem extremamente versátil. Em razão disso, diversas personalidades acabam se encaixando bem com esse indivíduo.

Uma opção básica é a Good Egg, que garante um crescimento balanceado em todos os atributos. Outra alternativa interessante é a Vamp (exclusiva para personagens femininos), que proporciona um aumento significativo em sorte e agilidade, além de manter um equilíbrio nos demais parâmetros. Por fim, mesmo com um desenvolvimento mais lento em sorte, a personalidade Tough Cookie é recomendada para aqueles que desejam priorizar a resistência do herói.

Warrior

À medida que um Warrior sobe de nível, seus pontos de Strength, Resilience e Stamina se intensificam, o que, combinado com sua capacidade de equipar espadas e machados poderosos, além de armaduras com altos níveis de defesa, torna essa classe simultaneamente forte e resistente, com uma ênfase especial para esse último.

Embora um guerreiro não seja capaz de aprender nenhuma magia, essa vocação possui habilidades extremamente úteis, como Forbearance, que faz o personagem assumir uma postura defensiva para proteger os aliados; Metal Slash, que garante acerto contra monstros de metal (sendo especialmente útil para o grinding com Metal Slimes); e Cutting Edge, uma habilidade que consegue causar danos elevados.

A personalidade Tough Cookie é ideal para um Warrior com foco em ser tank, pois proporciona um aumento significativo em vitalidade, um crescimento sólido em força e um pequeno incremento em agilidade. Outra opção interessante é Lone Wolf, que oferece um crescimento equilibrado entre quase todos os atributos (exceto sorte), com destaque adicional para a vitalidade.

Embora um guerreiro possa ser utilizado como o principal atacante de uma equipe, um Martial Artist é geralmente mais recomendado para essa função. No entanto, se você optar por essa abordagem, a personalidade Paragon é uma boa escolha, oferecendo um grande aumento em força e um crescimento razoável em vitalidade. Outras alternativas semelhantes incluem Meathead e Idealist, que também favorecem o aumento de poder.

Vale destacar que, além da incapacidade de aprender magias, a principal fragilidade do Warrior é sua baixa velocidade. Tentar compensar essa falta de agilidade com personalidades pode afetar negativamente seus atributos principais. Por esse motivo, utilizar essa classe como um protetor do grupo, focando em sua alta resistência, acaba sendo uma estratégia mais vantajosa.

Martial Artist


Martial Artist é uma vocação totalmente voltada ao dano, ostentando habilidades devastadoras como Ripple of Disruption, que remove um bônus do inimigo, e Critical Claim, que sempre garante um acerto crítico. 

Essa vocação possui um crescimento semelhante ao de um Warrior, porém com mais velocidade e sorte e com um pouco menos de HP. Além disso, o Martial Artist tem uma predisposição natural para acertar golpes críticos, o que, combinado com seu grande poder de ataque e a sua alta velocidade, o torna a melhor classe para dano físico de DQIII.

Caso o jogador queira investir ainda mais em agilidade, as personalidades Bat out of Hell, Clown e Daredevil são boas opções para essa vocação. Já se o objetivo for sacrificar um pouco da velocidade para focar completamente em dano, as personalidades Paragon e Meathead podem ser alternativas viáveis. No entanto, eu não recomendaria tanto essas opções, pois, além de causarem uma queda significativa em sorte, ter velocidade para agir primeiro é crucial em alguns desafios mais complicados.

Mage



Mage é uma classe focada em dano mágico, possuindo talentos interessantes como Puff!, que transforma o usuário em um dragão, e a poderosa Kaboom, que causa uma explosão massiva em todos os inimigos. Embora seu grande potencial seja ofensivo, essa vocação também adquire boas maestrias de suporte, como Kabuff, que aumenta a defesa de todos os aliados, e Oomph, que dobra o poder de ataque de um parceiro.

Um Mage possui um crescimento muito bom em Wisdom e moderado em sorte, mas baixo nos demais atributos. Em razão disso, o ideal é focar em personalidades que potencializam esses pontos fortes, como Genius (a melhor escolha), Slippery Devil e Daydreamer.

É importante destacar que essa classe também adquire alguns talentos que são essenciais durante a exploração, como Evac, que permite sair imediatamente de uma dungeon; Zoom, que possibilita teleportar para qualquer cidade já visitada; e Tick-Tock, que alterna entre dia e noite de forma imediata.

Priest 



O job Priest é focado em suporte, desempenhando um papel fundamental em manter o grupo em boas condições. Entre suas magias mais importantes, destacam-se Midheal, Fullheal e Multiheal, essenciais para restaurar a vida dos aliados. Além disso, essa vocação oferece maestrias para remover status negativos, como Cock-a-Doodle-Doo, que acorda os aliados adormecidos, e Squelch, que elimina o envenenamento. Outro grande destaque de um Priest reside em suas habilidades Zing e Kazing, que permitem reviver aliados caídos.

Essa vocação também apresenta um crescimento mais acentuado em Wisdom, mas com um desenvolvimento mais equilibrado nos outros atributos se comparada a um Mage. Além disso, essa classe pode usar equipamentos que conferem um nível razoável de defesa, tornando-o também mais resistente que um Mage.

Se o objetivo for garantir altos valores de MP, as personalidades recomendadas para esse job seguem a mesma linha das indicadas para um Mage, com destaque para Genius. No entanto, também é possível priorizar resistência utilizando personalidades como Tough Cookie, embora essa escolha resulte em uma redução significativa nos pontos de MP.

Thief

Thief é a classe com maior agilidade em Dragon Quest III, possuindo um crescimento razoavelmente equilibrado para os demais atributos. Embora não seja uma vocação necessariamente forte, ela possui algumas boas habilidades e certas particularidades que a tornam muito interessante para combinar com outras vocações.

Em primeiro lugar, é importante mencionar que um Thief possui habilidades muito úteis voltadas a exploração, como Nose for Treasure, que nos permite visualizar quantos baús restam em uma dungeon; Padfoot, que diminui a taxa de encontro com inimigos; e Assassin's Stab, que tem chance de matar um oponente instantaneamente.

A personalidade a ser adotada por essa classe depende do intuito que o jogador tem para ela. Opções como Clown e Daredevil vão garantir um foco total na sua velocidade e um crescimento moderado em seus demais atributos. Já Tough Cookie ou Lone Wolf podem ser interessantes para aumentar a sua vida.

Monster Wrangler

Monster Wrangler é a grande inovação deste remake, sendo um job focado na mecânica de coleta de monstros. Essa vocação não só ganha novas habilidades conforme o personagem sobe de nível, mas também desbloqueia talentos adicionais ao recrutarmos um número determinado de criaturas. Além disso, um Monster Wrangler é capaz de identificar bestas recrutáveis na região e impedir que elas fujam, eliminando a necessidade de usar itens para essa finalidade.

Essa classe apresenta um crescimento ligeiramente acentuado em Stamina, mas é mais moderado nos demais atributos, sem se destacar particularmente em nenhum deles. No início, essa vocação pode parecer pouco promissora, já que seus talentos iniciais não brilham muito nem no aspecto ofensivo nem no defensivo. Contudo, à medida que o jogador atinge níveis mais altos e expande sua coleção de monstros, ela se torna uma das vocações mais interessantes do jogo.

Um exemplo desse potencial é a maestria Wild Slide, que aumenta a velocidade do usuário e permite que ele ataque duas vezes consecutivas. Outra habilidade notável é a Monster Pile-On, que causa dano em múltiplos alvos e cuja força depende diretamente da quantidade de bichinhos recrutados (acredite, essa skill é muito forte no final do jogo).

Como muitos dos golpes dessa classe dependem da quantidade de monstros recrutados, pode ser estratégico investir em resistência e agilidade com personalidades como Lone Wolf. Outra abordagem é optar por individualidades que mantenham os parâmetros mais equilibrados, como Good Egg ou Vamp.

Sage

Sage é a mais poderosa entre as vocações mágicas de Dragon Quest III. Para desbloquear essa classe, o jogador precisa adquirir o item Words of Wisdom, que, dentre outras formas, pode ser encontrado em um baú em Tower of Transcendence, localizado ao norte de Alltrades Abbey. Outra maneira de obter um Sage é evoluindo um Gadabout, pois esta é a única classe que pode se transformar naturalmente sem o uso do livro.

O que torna esse job realmente especial é a sua capacidade de adquirir todas as principais Spells de um Mage e de um Priest. Além disso, um Sage apresenta um escalonamento de Wisdom ainda superior ao de um Mage, o que resulta em um incrível aumento de MP e em um altíssimo dano em seus ataques mágicos. Outro destaque é a sua capacidade de equipar itens mais poderosos do que os disponíveis para as outras duas classes mágicas, o que aumenta consideravelmente a sua resistência.

Devido às características mágicas da classe Sage, a personalidade Genius é, sem dúvida, a escolha mais indicada, proporcionando um aumento substancial em seus atributos principais. Outras opções interessantes podem ser Vamp ou Good Egg, que podem ser úteis para quem busca um certo equilíbrio entre os diferentes atributos do personagem e um ganho adicional em Agility.

Gadabout

Gadabout é uma vocação bastante curiosa e praticamente incontrolável, realizando ações que podem beneficiar ou prejudicar o grupo. Apesar dessa natureza caótica, esse job possui características que o tornam difícil de ignorar.

Entre suas habilidades, destacam-se Hustle Dance, que cura todos os aliados; Whistle, que inicia um combate instantaneamente (útil para grinding); e, principalmente, Channel Anger, que aumenta o poder mágico do usuário. Além disso, vale destacar que esse é o job com o maior crescimento em sorte.

Como já mencionado, o maior destaque de um Gadabout é a sua capacidade de se transformar em Sage sem a necessidade de usar o livro Words of Wisdom. Por esse motivo, a escolha da personalidade pode ser estrategicamente planejada para a futura transição de classe, tornando Genius uma ótima opção.

No entanto, também é viável escolher a personalidade Tough Cookie, que proporciona um aumento significativo na resistência do personagem, assegurando um crescimento sólido de HP para o futuro Sage. Mais uma vez, para aqueles que preferem um desenvolvimento mais equilibrado, as personalidades Vamp e Good Egg são alternativas interessantes.

Merchant 



Um Merchant oferece alguns benefícios interessantes para o início do jogo, sendo o principal deles a capacidade de acumular mais ouro durante os confrontos. Além disso, ele pode invocar os serviços de igrejas, lojas e pousadas, o que pode ser útil quando ainda estamos explorando e descobrindo os pontos de interesse do mundo.

Embora não possua atributos necessariamente péssimos, um Merchant não se destaca muito no combate devido à falta de habilidades ofensivas. A grande exceção é a maestria Call to Arms, que invoca mercenários para atacar os inimigos em troca de moedas. No entanto, essa habilidade só se torna verdadeiramente vantajosa caso o jogador tenha acumulado uma quantidade considerável de ouro.

Algumas sugestões de combinações

Como vimos, grande parte dos jobs de Dragon Quest III apresenta características únicas, permitindo que o jogador explore seus pontos fortes e compense suas fraquezas por meio de combinações. Essa flexibilidade nas transições de vocações possibilita a criação de personagens verdadeiramente poderosos.

Embora seja útil durante toda campanha, um Warrior pode se tornar ainda mais versátil ao evoluir de um Priest, transformando-se em um suporte praticamente perfeito: resistente, capaz de proteger o grupo e curá-lo quando necessário. Alternativamente, apesar de exigir um pouco mais de grinding, evoluir um Thief para Warrior é uma estratégia interessante, pois compensa a falta de agilidade característica dessa classe guerreira.

Como mencionado, o Monster Wrangler se torna mais poderoso à medida que novos monstrinhos são adquiridos. Em razão disso, trata-se de uma vocação que vale a pena manter no grupo do início ao fim do jogo, especialmente por suas habilidades únicas de localizar monstros e impedir que eles escapem.

Para quem deseja realizar uma transição, uma opção interessante é evoluir o Monster Wrangler para Sage ou Martial Artist, pois a combinação da habilidade Wild Slide com os talentos poderosos dessas duas vocações pode causar um impacto devastador nos oponentes. O Martial Artist também pode se beneficiar ao evoluir a partir de um Thief, o que lhe garantirá ainda mais agilidade.

No caso do Sage, embora a transição a partir de um Gadabout exija um pouco mais de esforço, essa escolha pode ser altamente recompensadora. Isso porque a habilidade Channel Anger proporcionará um aumento significativo no dano das magias ofensivas do Sage, enquanto sua alta sorte garantirá maior resistência aos efeitos negativos. Outra opção viável é evoluir o Sage a partir de um Thief, o que adicionará mais velocidade ao novo job.

Por fim, para aqueles que começaram o jogo com um Merchant, é recomendável realizar a transição para outra vocação mais útil assim que suas principais habilidades forem adquiridas. Como o crescimento do Merchant em força e defesa é razoavelmente bom, transformá-lo em um Warrior pode ser uma ótima escolha para aproveitar esses atributos elevados. Alternativamente, evoluí-lo para Sage também é interessante, garantindo uma resistência acima do padrão para essa classe.

E assim encerramos nosso guia de classes de Dragon Quest III HD-2D Remake. Esperamos que essas dicas ajudem você a desenvolver personagens poderosos e versáteis.

Revisão: Cristiane Amarante

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