Análise: Pokémon TCG Pocket — A nova era do colecionismo de Pokémon

O novo Pokémon TCG Pocket acerta a mão no colecionismo, mas precisa melhorar nas batalhas.

em 04/11/2024

Desde seu primeiro anúncio no Pokémon Presents, em fevereiro de 2024, o jogo Pokémon TCG Pocket (TCGP) despertou uma imensa empolgação nos fãs da franquia, em especial na comunidade de TCG, por seu alto teor no colecionismo, interação com demais jogadores e batalhas rápidas. Com o passar do tempo e mais informações, mais curiosos e ansiosos os jogadores ficaram, eis que enfim o jogo saiu e o número insano de downloads mostrou que ele era mais aguardado do que se poderia imaginar.

Pokémon TCG Live vs TCGP? Entendendo as diferenças nas batalhas


Apesar de toda a empolgação em torno do lançamento do Pokémon TCGP, ele também causou dúvidas e certa preocupação com relação ao TCG Live, que recentemente já havia substituído o antigo TCG Online. Em especial, com a versão mobile, que talvez fosse novamente substituída pelo novo jogo. Mas esse não era o caso.

Enquanto o TCG Live é focado em batalhas TCG tradicionais, com as regras tradicionais em todos os aspectos,no TCGP, ainda há batalhas, mas elas têm um sistema de regras um pouco mais simples e de combates mais rápidos.

O TCG live (e pokémon TCG tradicional em geral) usa decks de 60 cartas, sistema de 6 cartas prêmio que precisam ser coletadas para vencer o jogo, estratégias que podem ser muito complexas e partidas que podem se estender por muito tempo — como todo jogo de carta do gênero.

O TCGP vai por um lado mais rápido, com combates que podem terminar em poucos minutos, seus decks são compostos por 20 cartas, entre pokémons, itens e cartas de treinador, para vencer é preciso acumular 3 pontos (substituindo as cartas prêmio) e as energias são garantidas por rodada. Esses fatores tornam o jogo muito mais dinâmico e rápido, mas com potencial de ser muito desafiador.

Outros fatores estratégicos clássicos se mantiveram, tipagens, fraquezas, ter que ficar de olho na quantidade de cartas no deck, para não deixá-lo se esgotar e assim acabar perdendo.

Colecionismo


Mas o maior diferencial de TCGP é, sem sombra de dúvidas, o colecionismo. Com cartas com efeitos 3d, de profundidade e diversos outros efeitos, como “mergulhar” dentro da arte que se expande revelando, um cenário artístico incrível. As cartas são obtidas abrindo boosters gratuitos diariamente (um a cada 12 horas), mas com a possibilidade de obter passes de batalha ou investir no jogo adquirindo ouro para gastar dentro do jogo.

Ademais, o jogo conta com diversas características do colecionismo tradicional de cartas TCG, como diversos elementos de exposição, para exibir sua coleção tanto para amigos quanto para a comunidade geral do jogo.

Esse lado de customização é interessante e permite que cada jogador possa personalizar seu próprio perfil, sua própria forma de exibir suas coleções e que nos deixam muito mais próximos do que construímos no jogo.


Como é um jogo focado no aspecto de coleção, o fator social nele é forte, embora nem todas as suas funções estejam disponíveis ainda. Uma das mecânicas que certamente está sendo muito aguardada é o sistema de trocas, que embora já esteja lá, está “trancado”, ou seja, ainda indisponível. Então, não sabemos se elas estarão disponíveis a todo tempo indiscriminadamente, se haverá um cooldown ou como elas serão feitas. Mas esse é certamente um fator essencial para um jogo de coleções, embora por enquanto tenha relativamente poucas cartas, afinal estamos apenas na primeira coleção.

As cartas mais belas da atualidade


Uma coisa tem que ser dita logo de cara, não há cardgame com cartas mais bonitas do que o Pokémon TCG Pocket. Se você já se empolgava e se encantava com as artes das cartas, das mais simples até as mais épicas e que eram obras de arte, do Pokémon TCG tradicional, com certeza vai ficar assombrado com o trabalho feito do TCGP.

As cartas no TCGP têm artes com estilos variados, o que mostra que provavelmente vão seguir como era no TCG padrão, no entanto, agora há artes com efeitos 3D, de profundidade e em especial as cartas que mergulham o jogador, abrindo em um quadro artístico muito maior, englobando cenas e cenários complexos e magníficos.  O lado artístico desse jogo foi, sem sombra de dúvidas, trabalhado com muita, mas muita atenção. E eu que adoro o design das criaturas e  do mundo pokémon não vejo a hora de ver as próximas coleções.

Balanceamento dos decks


Um dos maiores problemas do jogo está justamente no seu lado de batalhas, mais especificamente em como os decks podem ser construídos. Como há um mínimo de um Pokémon a ser colocado no deck, já há decks que usam isso para forçar o jogo a trazer seu Pokémon único ao jogo, com o restante das cartas focadas em fortalecer e encher essa criatura única de energia logo de cara. Assim, em uma ou duas rodadas, já não há mais nada o que se fazer.

O exemplo supracitado é só uma das formas que alguns jogadores já encontraram para terem vitórias PVP praticamente certas. É visível que, apesar de interessante a forma que o modo de batalhas mais rápido e simples se comparado ao TCG tradicional acontece, algumas regras já precisam ser revisadas para a saúde do jogo ao longo prazo, como  por exemplo, um mínimo maior de Pokémon por deck.

E talvez exatamente por esse motivo o sistema de ranking ainda não esteja disponível — embora os dados de datamining já indiquem a existência do sistema —, para que os desenvolvedores observem o comportamento dos jogadores e o funcionamento das regras e decks em batalhas reais, consertem os problemas para que o jogo diminua as possíveis críticas por conta justamente de balanceamentos e afins, — afinal, batalhas rápidas não significam instantâneas ou injogáveis.

Enfim, TGCP tem tudo para ser um dos jogos do gênero online com maior potencial tático e competitivo do mercado atual e é quase certo que estará junto com os demais jogos nos eventos competitivos de Pokémon, mas ainda precisa de refinamento.

Ainda é um jogo mobile


Pokémon TCG Pocket compartilha mecânicas comuns à boa parte dos jogos mobile free-to-play: quem preferir ou não puder injetar dinheiro no game, precisa aguardar horas para realizar algumas ações e recarregar sua energia para poder fazê-la novamente. Ao menos no seu modo principal que é abrir pacotes e colecionar cartas.

É claro que isso se converte em vantagem para quem gastar dinheiro com o jogo, com acesso a mais missões, conseguindo cartas, completando a coleção mais rapido e, consequentemente, tendo cartas mais poderosas mais rapidamente para competir contra outros jogadores no PVP, — Pay-to-win? Talvez seja cedo demais para dizer, afinal é também um jogo de gatcha, o fator sorte ainda está lá.

Enquanto ainda estamos na primeira coleção, o jogo tem algo em torno de 295 cartas, que apesar de não ser exatamente pouco para um jogo que depende de sorte para se completá-las, ainda é possível conseguir ter todas cedo ou tarde sem precisar injetar dinheiro nele. Mas conforme as coleções forem aumentando, pode passar a ser uma tarefa cada vez mais difícil. O que me leva a pensar novamente no sistema de trocas, como ele vai funcionar e talvez ser vital para o fator colecionista ao qual o jogo se propõe em primeiro lugar.

Uma ótima introdução ao TCG e viciante de colecionar


Pokémon TCG Pocket corresponde em muitas das minhas expectativas em vários aspectos, principalmente no seu potencial de jogo de coleção e social, mas também me deixou preocupado com relação ao seu modo de batalha. Ainda assim, ele é inegavelmente uma porta de entrada para quem sempre quis jogar Pokémon TCG, mas sempre se sentiu hesitante diante das regras ou de uma possível complexidade estratégica.

O mesmo serve para quem sempre quis colecionar essas mesmas cartas, pelo simples fato de gostar de Pokémon e achá-las belas, no entanto acaba sendo um hobby caro, com o TCGP, sendo possível abrir alguns pacotes por dia é possível fazer sua própria coleção com o tempo e ainda interagir com demais jogadores.

E a despeito de opiniões pessoais, o jogo já se mostrou um sucesso tanto de downloads quanto de estimativa de renda gerada. O que provavelmente vai se converter em muito mais coleções, eventos e atualizações.
 

Prós:

  • Colecionar é divertido e viciante;
  • As cartas são bonitas, mas algumas tem uma beleza estonteante e seus efeitos magníficos;
  • O modo de combate mais simples e rápido é divertido e uma ótima porta de entrada para o TCG convencional;
  • A customização e o fator social são muito interessantes.

Contras:

  • PVP é um pouco desbalanceado;
  • As regras de construção de deck precisam de ajustes.
 
 
Pokémon TCG Pocket—Mobile — Nota: 9

Revisor: Beatriz Castro


Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde está escrevendo pela internet a fora há mais de dez anos e com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Registrando as aventuras nos games no Instagram (@lordeverse) e Twitch (@lordeverso).
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