Como muitas pessoas já começaram a jogar The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, decidimos compilar algumas dicas de como ter um bom início na aventura, utilizando como base minha própria experiência e de alguns colegas que jogaram ao mesmo tempo. Lendo esta matéria, você poderá lidar com os desafios iniciais de uma forma mais assertiva. É hora de provar sua sabedoria!
Aproveitando-se dos ecos
Quase todos os objetos e inimigos em Echoes of Wisdom podem ser copiados pela varinha de Zelda e serem salvos em seu arsenal, de onde ela pode invocar qualquer elemento para fabricar uma “cópia” — ou como chamado pelo jogo, eco — dele. Essa mecânica não só faz a aventura funcionar diferentemente de títulos anteriores, como dá à princesa uma habilidade única em comparação a Link.
Criar ecos e utilizá-los com perspicácia é fundamental para o sucesso na jornada. O primeiro ponto importante a se levar em conta é que cada objeto/inimigo possui um custo para ser copiado, que é mostrado em cima de seu ícone de seleção no menu de ecos e na interface geral quando se está selecionado.
Por exemplo, a mesa, um dos primeiros itens copiáveis apresentados, possui um custo de um “triângulo” de energia, ou seja, Tri só precisará gastar essa quantidade dentro do seu limite energético disponível. O parceiro de Zelda iniciará com três “triângulos” totais, porém esse número pode aumentar conforme o progresso de seu nível. Você pode elevá-lo completando as principais dungeons e limpando as fendas menores espalhadas por Hyrule, já que algumas são opcionais.
Quanto aos ecos mais úteis no início da jornada, separamos em duas categorias, na primeira listamos os mais úteis para navegação pelo mapa:
Cama velha
A cama é um dos primeiros móveis que você poderá copiar e adicionar à sua coleção de ecos. Apesar de aparecer bem cedo, é um dos objetos de maior utilidade de mobilidade por boa parte da aventura.
Zelda pode criar escadas com diversas camas, dado seu baixo custo, e utilizá-las para alcançar superfícies mais distantes verticalmente ou horizontalmente. Ela também serve como apoio para que outros objetos sejam postos em locais mais altos.
Custo: 1 energia — Local: subterrâneo do Castelo de Hyrule, início do jogo.
Cama elástica
A cama elástica é um dos objetos que pode ser utilizado em conjunto com a cama normal para incrementar o alcance vertical da princesa. Ao criar uma base com uma cama e colocar este trampolim no topo, podemos chegar em plataformas, árvores ou paredes muito mais altas que o normal, utilizando o impulso do pulo.
Custo: 1 energia — Local: Vilarejo Meridionau.
Piso voador
Ao finalizar a primeira dungeon, você pode seguir por dois caminhos: investigar o Deserto Gerudo ou as Águas Jabul. Caso decida ir para o deserto primeiro, você poderá encontrar um outro objeto muito útil para a mobilidade: o piso voador.
Assim como nos jogos clássicos, o piso se levanta no ar e projeta-se em uma direção horizontal. Seu comportamento pode ser utilizado para alcançar longas distâncias de forma muito prática e rápida.
Custo: 3 energias — Local: Santuário Gerudo.
Bloco de água
Ao investigar as Águas Jabul, você encontrará outro eco muito útil: o bloco de água. Assim como as escadas de cama, esse objeto também pode ser utilizado mais de uma vez para criar longos caminhos, horizontais ou verticais. Como são feitos de água, Zelda pode nadar dentro deles para chegar a um local desejado.
Custo: 1 energia — Local: Ruína Jabul.
Já em termos de combate, veja quais são os ecos que recomendamos:
Moblins
Moblins são alguns dos inimigos mais comuns que você poderá encontrar em Hyrule, marcando presença em diversos locais sozinhos ou acompanhados em seus acampamentos. Suas duas versões conseguem ser úteis em combate e você pode misturá-las a depender da situação de batalha.
O Moblin com espada causa dano de curto alcance, enquanto a versão com lanças pode atacar à longa distância e a inimigos voadores. Antes de conseguir ecos mais otimizados ao combate, eles são uma boa opção.
Custo: 1 Energia (Moblin com espada, nível 1); 2 energias (Moblin com lança, nível 2) — Local: Planícies de Hyrule.
Atacaxi
O Atacaxi, inimigo clássico que recebeu esse nome engraçado na localização, é extremamente útil no começo da aventura. Ele pode ser encontrado em uma caverna no caminho até a primeira dungeon, na floresta Meridionau. Aproveite, pois é um inimigo que é resistente e possui um ataque em área muito eficiente ao girar seus espinhos, podendo acabar com múltiplos adversários de uma vez.
Custo: 3 Energias — Local: Caverna ao sul da Ruína Meridionau.
Marípula
Essas libélulas são bastante úteis contra inimigos aéreos, como os Morcis e outros pássaros. Assim que invocadas, elas se impulsionam fortemente na direção almejada, o que pode acabar facilmente com um adversário voador.
Custo: 3 Energias — Local: Santuário Gerudo.
Tubanhac
Hyrule possui muitas áreas aquáticas, o que torna importante ter um combatente para auxiliar na exploração desses locais. Ao iniciar sua exploração pelas Águas Jabul, recomendamos que imediatamente vá próximo do local em que há um navio abandonado — lá é uma das casas do Tubanhac.
Esse tubarão é violento e resistente, quase uma versão do Atacaxi que funciona na água. Considerando que são poucos ecos que sabem nadar, ele serve como uma ótima opção para lidar com inimigos chatos dentro das águas.
Custo: 4 Energias — Local: próximo de navio abandonado, Águas Jabul.
Cama
A cama novamente? Sim! A razão de a incluirmos mais uma vez é porque esta mobília também tem uma utilidade em relação a combate — ela é uma ferramenta de cura. Caso você não possua nenhum suco restaurador, basta invocar uma cama e deitar com a Zelda, que seus corações serão lentamente revigorados.
Vale lembrar que o jogo possui várias versões de camas, incluindo algumas mais chiques que recuperam mais corações ao mesmo tempo.
Dica: deite com a Zelda, levante imediatamente assim que uma cura for realizada, volte a deitar e repita, isso deixa a cura mais frenética.
Custo: 1 Energia (Cama velha), 2 Energias (Cama macia), 3 Energias (Cama da Zelda) — Local: subterrâneo do Castelo de Hyrule, início do jogo; Santuário Gerudo; Castelo de Hyrule, quarto da Zelda.
Também temos algumas dicas adicionais em termos de combate não necessariamente ligadas à criação de ecos:
- Não invoque os inimigos e deixe-os batalharem por conta própria por muito tempo, aproveite da invocação para tornar os combates mais ágeis. Por exemplo, você pode invocar um inimigo, deixá-lo atacar o adversário e em seguida reinvocá-lo em outra posição ou focando em um outro inimigo. A maioria dos ecos atacam assim que são chamados em batalha, ou seja, ao fazer essa tática você permite que eles ataquem mais vezes de um jeito mais eficaz.
- A habilidade de sincronizar também é uma ótima ferramenta para manipular o combate. Você pode utilizá-la tanto para mover seus combatentes, reposicionando-os em batalha, como para movimentar os inimigos de lugar. Um dos usos interessantes disso é criar um bloco de água e mover os adversários para ele, já que a maioria dos monstros não sabe nadar.
Sucos e acessórios
Outra peça fundamental para ter sucesso no início de Echoes of Wisdom é se aproveitar dos sucos e acessórios equipáveis apresentados pelo jogo. Os sucos são bebidas que podem incrementar seus corações e prover efeitos extras, sendo essenciais para cura rápida em meio de combate.
Eles podem ser criados nas várias lojinhas dos Dekomerciantes espalhadas por Hyrule. No início da aventura, você provavelmente poderá encontrar uma no Deserto Gerudo, próximo do Oasis, uma próxima do Burgo de Hyrule e outra na área praiana das Águas Jabul.
É importante ressaltar que cada suco é formado por dois ingredientes, que podem ser encontrados em baús diversos por Hyrule ou ao derrotar inimigos. Se você está focando em bebidas que cure corações, busque misturar ingredientes como o néctar floral e o leite, ou as uvas refrescantes com leite. Ambos são itens que podem ser encontrados relativamente cedo e provêm uma bebida com efeito extra de cura.
Quanto aos acessórios, esses são objetos que podem ser equipados em Zelda para prover algum efeito de ajuda extra. Para o início do jogo, recomendamos os seguintes:
- Grampo de coração: é encontrado logo na primeira dungeon e pode ser equipado para aumentar a aparição de corações pelos matinhos.
- Amuleto peculiar: próximo das Águas Jabul, temos o Palácio Oriental, uma dungeon opcional que possui esse item como recompensa. Ele é de grande ajuda pois reduz o dano que a princesa recebe em batalha.
Dica adicional: lembre-se de que é possível aumentar a quantidade de acessórios equipáveis ao pagar quantias específicas de rúpias à fada; ela pode ser encontrada em uma caverna no meio do Lago Hylia.
Alta sabedoria
Curtiu nossas dicas? Não deixe de comentar as suas próprias recomendações para o começo de Echoes of Wisdom — como esse jogo promove a criatividade com o vasto leque de opções, é provável que você tenha utilizado objetos ou inimigos de uma forma inesperada.
Revisão: Vitor Tibério