Desenvolvido pela Ninetail (Gears of Dragoon, VenusBlood), o jogo foi originalmente lançado no PC em 2020 no Japão, com versão traduzida em inglês em 2023. Como outros títulos da empresa, o seu lançamento original incluía cenas de sexo explícito, que foram omitidas na versão de console (e no Steam).
The Alchemist of Ars Magna conta a história de Shin, um jovem alquimista que chega à academia Cagliostro com o desejo de dominar a arte do combate. Junto com belas garotas, ele terá que enfrentar demônios e uma ameaça que promete destruir todo o mundo.
O jogo é dividido em duas partes: "Adventure" focado na melhoria dos laços entre os personagens; e "RPG Dungeon" com combates e avanço da trama a partir dos itens coletados e produzidos com alquimia. A nova versão inclui o mapa pós-game "Mystery Dungeon", receitas para novos itens, novos crests para a criação de equipamentos poderosos, a personagem adicional Revia, ajustes de interface para o uso de controles em vez de teclado e mouse, melhorias gráficas para algumas ilustrações e mapas 3D. Uma nova abertura também foi produzida.
Fonte: COSEN (press release)