Monolith Soft divulga vídeo de celebração de aniversário de 25 anos

Empresa relembra o seu histórico de desenvolvimento em novo vídeo.

em 02/10/2024
A Monolith Soft divulgou em sua página oficial uma celebração de 25 anos da empresa na indústria. Em destaque na página, temos ilustrações de personagens dos vários jogos que ela desenvolveu ao longo dos anos em parcerias com a Bandai Namco e com a Nintendo e um vídeo revivendo essa trajetória.

Fundada em 1999, a Monolith Soft foi criada por ex-membros da Squaresoft e era originalmente uma empresa da então Namco. O primeiro projeto da equipe foi Xenosaga para PS2, mas a empresa também criou Baten Kaitos e Namco x Capcom.

Em 2007, a empresa teve a maior parte das suas ações compradas pela Nintendo e passou a se focar nas plataformas da empresa. Dessa parceria, nasceram títulos como Soma Bringer, Disaster: Day of Crisis e a obra que elevaria o nome da desenvolvedora a um patamar ainda mais popular: Xenoblade Chronicles.

No vídeo, podemos ver um por um os jogos que a empresa desenvolveu, embora sejam omitidos projetos de suporte e obras baseadas em propriedades intelectuais. Com isso, os títulos de Nintendo DS da série Super Robot Wars OG Saga e Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans não fazem parte da apresentação.

Além disso, o presidente da Monolith Soft, Hirohide Sugiura deixou uma breve nota em japonês, traduzida abaixo com auxílio do Google Tradutor:

Monolith Soft chegou ao seu 25º aniversário.

Gostaria de expressar a minha sincera gratidão a todos os nossos clientes que jogaram e se divertiram com os jogos que lançamos, assim como todas as pessoas envolvidas, como companhias parceiras e desenvolvedores externos que nos ajudaram a criar nossos produtos, assim como nossa equipe e as suas famílias.

Olhando para trás, foram 25 anos longos mas também curtos. Tivemos muitos contratempos, mas acredito que os resultados de enfrentarmos e superarmos vários problemas um por um nos levou a onde estamos hoje.

Comparado a quando fomos fundados em outubro de 1999, o número de membros da equipe aumentou significativamente, temos três equipes de desenvolvimento e trabalhamos em muitos títulos de grande porte, mas, ao mesmo tempo, não acho que conseguimos nos sentir plenamente satisfeitos com a noção de ter tido sucesso ou conquistado algo. Vamos continuar buscando mais enquanto a Monolith Soft existir, e [essa noção estática de conquista] não deve permanecer para sempre.

Se a Monolith Soft continuar no futuro, estamos ainda no estágio de "gênese". Nunca ficaremos satisfeitos com o status quo e vamos nos esforçar para conquistar uma qualidade ainda maior e fazer com que a história da nossa companhia possa continuar por mais 100, 200 ou até 500 anos.

Agradecemos o seu apoio constante.

Fonte: Monolith Soft (site oficial)


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.