Mario & Luigi: A falência do estúdio AlphaDream e o retorno da série com Brothership após cinco anos

Acompanhe a trajetória de Mario e Luigi pelo mundo dos RPGs, desde o sucesso estrondoso até a falência do estúdio por trás dos jogos.

em 20/10/2024

Mario & Luigi Brothership chega em novembro para o Nintendo Switch, e carrega consigo a difícil missão de resgatar esse spin-off tão bom e criativo. Para quem não conhece a fórmula, Mario e Luigi são personagens jogáveis e cada botão controla um encanador: Mario é acionado pelo botão A enquanto Luigi opera pelo B.

Contudo, nem sempre foi assim: do sucesso meteórico no Nintendo DS ao declínio completo com decisões comprometedoras, a franquia Mario & Luigi passou por uma grande turbulência nos últimos anos, chegando até a causar o fechamento do estúdio AlphaDream.

Pensando nisso, montamos essa matéria especial para você, leitor, acompanhar os primeiros passos da empresa, passando pelos sucessos da série Mario & Luigi e para mostrar como escolhas duvidosas podem acabar com um estúdio num piscar de olhos. Boa leitura!

O primeiro sonho

A empresa AlphaDream era um estúdio de games fundado em 2000 por Tetsuo Mizuno e Chihiro Fujioka em Tóquio, no Japão. Em parceria com a Nintendo, produziu jogos para o Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Nintendo Switch, incluindo a série de Mario & Luigi.

Sua trajetória começou ainda sob tutela da empresa AlphaStar, uma agência de empregos japonesa que administrava, principalmente, obras de construção civil. O nome AlphaDream foi inspirado pelos ex-funcionários da Square que formaram a nova empresa, e tem relação direta com o jogo Final Fantasy.

Dentre os jogos feitos pela AlphaDream, o de maior sucesso em seus anos iniciais foi  Mario & Luigi: Superstar Saga, lançado para o Game Boy Advance em 2003.


Ainda que não seja o primeiro jogo de RPG do bigodudo, é o primogênito da série Mario & Luigi, mantendo todas as características clássicas de jogo do gênero: batalhas em turnos, itens consumíveis, roupas melhores e atributos diferentes entre os irmãos. O destaque fica para o “Stache” (abreviação de Mustache, bigode em inglês), que concede diversos efeitos bônus durante a jornada.

O carisma da dupla dispensa apresentações e é um dos pontos máximos do jogo. O sotaque italiano está presente e pode ser ouvido nas interações de Mario e Luigi com outros personagens, criando uma atmosfera divertida e viva do ponto de vista técnico, pois estamos falando de um portátil dos anos 2000, e não dos dias atuais.

Até hoje, Mario & Luigi: Superstar Saga ocupa a segunda posição de unidades vendidas da série, e ainda que seja um jogo com quase 20 anos, é uma boa porta de entrada para a franquia. Inclusive, está presente no console virtual do Game Boy Advance para Nintendo Switch, exclusivo do plano adicional.

Do sonho ao sucesso

Lançado em 2010 para o Nintendo DS, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story foi um sucesso, e até hoje detém o recorde com mais de 745.000 cópias vendidas. Adicionalmente, o jogo conta com o protagonismo do vilão mais querido dos games. Talvez essa tenha sido a chave para o sucesso, já que a história se desenvolve em conjunto da dupla de encanadores.

Com mecânicas melhoradas em relação ao título anterior (Partners in Time), Bowser's Inside Story ocupa a segunda posição dos jogos de RPG da franquia Mario, perdendo apenas para Paper Mario, do Nintendo 64. Para um spin-off, os números são excelentes, e a qualidade do jogo fala por si só, afinal, estamos falando da Nintendo.


A dinâmica de duas telas foi crucial para o sucesso, e embora não fosse novidade para a série, a possibilidade de alternar entre Bowser na tela de cima e suas mecânicas de mapa contrastando diretamente no ambiente da tela de baixo criam uma atmosfera nunca antes vista.

Posso falar por experiência própria que este jogo é incrível, e mesmo sem ter jogado nenhum título da série anteriormente, o fato de ter aproveitado Inside Story ao máximo me abriu algumas portas para curtir os outros jogos da série e ver como tudo começou em Superstar Saga, do Game Boy Advance.

Com base nesse grande sucesso, em 2018 a Nintendo anunciou o remake da aventura para 3DS, intitulado Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.’s Journey. Aqui, o barco começou a afundar…

Entre sonhos e fracassos

Na tentativa de replicar o sucesso do jogo original, o jogo Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.’s Journey foi lançado para 3DS, trazendo algumas melhorias de qualidade de vida, gráficos tridimensionais e trilha sonora refeita para a nova geração.

Um novo modo foi adicionado, Bowser Jr.’s Journey, contando a trajetória do filho de Bowser em curar os servos dos Koopa, que também estão passando pelo fenômeno blorb (aumento de massa corporal). A jogabilidade, no entanto, difere da história principal: em vez da batalha de turnos, dois exércitos movem-se um contra o outro até que haja um vencedor.


Em teoria, não tinha como dar errado: o jogo base lançado para o Nintendo DS atingiu marcas expressivas, logo, com as melhorias em geral e o novo modo, os jogadores teriam ainda mais conteúdo e com gráficos atualizados.

Na grande maioria dos casos, os remakes ou remasters são lançados para trazer ao console atual títulos antigos e que, por vezes, não podem ser jogados na plataforma principal. Por exemplo, Pokémon HeartGold/SoulSilver foram lançados para o Nintendo DS, sendo que os jogos base chegaram para o Game Boy Color. Em outras palavras, não era possível inserir o cartucho de GBC no DS.


Com Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, a história é um pouco diferente: o portátil tridimensional possui retrocompatibilidade com o DS, logo, não faz sentido lançar a remasterização em um console que possui totais condições de rodar o jogo original.

Ao pesquisar os títulos no site Game Data Library, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.’s Journey vendeu cerca de nove mil unidades em sua semana de lançamento, e totaliza pouco mais de 34 mil unidades totais. Ou seja, um completo fracasso. Até hoje, é o jogo que menos vendeu na história da franquia Mario.

Muito se comenta que, em virtude dos péssimos números, a empresa AlphaDream declarou falência por não conseguir sustentar os custos de projetos recentes. A dívida estava na casa dos 425 milhões de ienes, algo perto dos 75 milhões de reais na cotação atual.

FW = Primeira Semana, LTD = Vendas Totais
Cinco anos depois do naufrágio, a Nintendo irá lançar Mario & Luigi Brothership na tentativa de reviver a franquia de RPGs do bigodudo. A boa e velha mecânica de dupla regressa com ainda mais atividades e com o padrão de qualidade Nintendo que todos nós conhecemos.

Esperamos que com Brothership a má imagem deixada pelos remakes seja esquecida e devolva aos jogadores o ímpeto de sair em uma nova aventura. Conforme noticiado pelo site Eurogamer, os desenvolvedores da Alpha Dream estão trabalhando em conjunto, então, Brothership pode simbolizar a redenção para eles.
Revisão: Vitor Tibério

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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