Mario & Luigi: Brothership promete novos ares para a clássica franquia de RPGs portáteis

A nova jornada dos irmãos encanadores nos levará ao inédito mundo de Elétria em uma jornada traduzida para português.

em 24/10/2024
Mario & Luigi é uma série de RPGs da Nintendo que esteve presente em múltiplos lançamentos nos portáteis da empresa entre o GBA e 3DS. Desde o remake de Bowser’s Inside Story em 2018, nenhum outro jogo dela foi produzido e a desenvolvedora, AlphaDream, chegou a registrar falência em 2019.

Agora, com o Switch em ritmo de “fim de vida” e o sucessor a caminho, a franquia retorna com Mario & Luigi: Brothership. Com todas as informações públicas já divulgadas ela empresa até aqui, o título parece se apresentar como um belo retorno para a série, além de ter o empolgante detalhe de ser o primeiro RPG da Nintendo em consoles a ter tradução para o português do Brasil.

Conhecendo um novo mundo

Um dia enquanto estavam nos jardins próximos ao castelo da Peach, os irmãos Mario e Luigi acabam se deparando com um portal misterioso. Graças a ele, a dupla é transportada para um outro mundo chamado Elétria. Composto por um vasto oceano e ilhas de estilos bem diversos, esse local é o palco da nova aventura dos encanadores.

Ao chegar a esse novo mundo, conhecemos a jovem Tetê e seu amigo Pligue, um indivíduo que parece um porco (ou um cofrinho) voador. Lá, os protagonistas descobrem que o mundo costumava ser totalmente conectado, mas teve suas várias partes separadas em uma calamidade misteriosa. 

Os dois irmãos então decidem partir em uma jornada para ajudar a restaurar o continente original. Para isso, eles contarão com a possibilidade de navegar pelo oceano utilizando a Ilha Nauta, que tem formato de navio.

Será possível encontrar várias regiões únicas, como a Ilha Oscila, conhecida por seus tremores, ou a selva densa da Ilha Mateira. A lista ainda inclui regiões com lava e gelo, um deserto extenso, uma área de pessoas de negócios, entre outras localidades.

A ordem como exploramos as ilhas é decidida por nós mesmos, abrindo espaço para jornadas distintas para cada pessoa. Fica aqui a questão de ver como isso será executado, pois há o risco de que o balanceamento acabe deixando tudo mais fácil, tendo em vista a necessidade que qualquer ilha seja explorável desde o início.

Além disso, encontraremos personagens exóticos que habitam as ilhas, sejam eles NPCs que ajudarão a dupla em sua jornada ou capangas a serviço de um malvado império que parece estar agindo na região. Figuras carimbadas como Peach e Bowser também serão parte da jornada.

Exploração e parceria

Em Mario & Luigi, boa parte da jornada envolve aproveitar a parceria entre os dois personagens para explorar os ambientes e avançar. Com Brothership, parece que não será diferente, estando presentes aqui mecânicas como Ações Bros.

Basicamente, devemos controlar ambos os personagens, utilizando seus pulos e martelos para avançar pelos ambientes. Em algumas ocasiões, é possível fazer com que eles tomem ações isoladas ou se preocupar com a coordenação para tentar alcançar áreas mais distantes e aparentemente inacessíveis em uma primeira olhada.

Em particular, já sabemos que os irmãos poderão se transformar em um OVNI para alcançar áreas altas separadas por longas distâncias ou uma bola para se enfiar em canos estreitos. Eles também terão acesso a golpes de fogo e gelo em paralelo para poder atravessar áreas cobertas por grandes bolas de neve ou poças de magma, respectivamente.

Em certas ocasiões, Luigi poderá usar a “Luigideia”, utilizando suas inspirações para ajudar o jogador a superar puzzles. No último trailer divulgado, foi possível ver o personagem se enfiando em um barril para encobrir Mario durante uma sequência na qual ele precisava se esconder da visão de inimigos. Fica a curiosidade para ver como esses momentos ativos de auxílio afetarão a jornada.

No ritmo do combate

As ações em parceria dos dois irmãos também são um ponto importante dos combates em turno do jogo. A ideia é que devemos controlar ambos, apertando os botões referentes a eles durante os ataques e também nas defesas.

Cada personagem possui uma lista de golpes e devemos escolher entre ataques comuns ou golpes mais elaborados que consomem pontos Bros. para serem executados. Também temos itens e Ataques Bros. que prometem ter belas animações para combinar com seu dano massivo caso o jogador tenha um bom timing na execução dos inputs.



Uma opção nova para Brothership é o uso de plugues de batalha, que aplicam efeitos adicionais à performance dos nossos personagens. Por exemplo, é possível fazer com que um ataque cause ondas, afetando uma área de efeito maior do que a usual.

É possível equipar múltiplos plugues em paralelo, desbloqueando combinações variadas que podem trazer benefícios significativos em combate. Com o que foi mostrado no último trailer, essa novidade do jogo tem potencial para adicionar opções fantásticas de estratégia para os jogadores explorarem.

Uma aventura repleta de potencial

Mario & Luigi: Brothership será lançado no Switch no dia 7 de novembro e tem potencial para ser mais uma ótima adição à rica biblioteca de RPGs do console atual da Nintendo. Sem o jogo em mãos, ainda é difícil saber como o conjunto da obra se sairá, mas as nossas expectativas estão altas para esta nova jornada dos irmãos bigodudos.

Mario & Luigi: Brothership
Gênero: RPG
Lançamento: 7 de novembro de 2024
Desenvolvedora: Nintendo, Acquire


Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Siga o Blast nas Redes Sociais

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).