Sob o olhar do marketing, todo jogo novo da série Mario Party é o maior da franquia. Basta reparar: quando um título inédito do spin-off está prestes a ser lançado, a Nintendo sempre destaca os novos modos, dos recursos dos tabuleiros e da quantidade de minijogos como se a festa do Mario tivesse alcançado o seu ápice.
Por isso, quando ela fez essa mesma afirmação ao anunciar Super Mario Party Jamboree, não é difícil sentir-se cético, principalmente ao lembrar que o game está chegando no que supomos ser os últimos momentos do Nintendo Switch atual. No entanto, a demonstração do game disponibilizada pela Big N na Brasil Game Show 2024 indica que a empresa pode, de fato, cumprir com essa promessa.
O Nintendo Blast conseguiu jogar tudo o que a demo aberta ao público tinha a oferecer. Confira nossas primeiras impressões do jogo que chegará ao Switch no dia 17 de outubro.
Bowserathlon
Infelizmente, a prévia não possuía o tradicional modo de jogo de tabuleiro. Sem poder opinar sobre essa opção, que com certeza será a mais aproveitada entre jogadores, pode parecer um pouco pedante afirmar que este Mario Party será o maior de todos. Mas o modo Bowserathlon nos fez pensar diferente.
Nele, 20 jogadores online disputam uma corrida em um circuito composto por casas similares às dos tabuleiros normais. Em minijogos single-player, os participantes coletam moedas que fazem com que seus respectivos personagens avancem na pista. O objetivo da demo era terminar três voltas em primeiro lugar.
Apesar de termos jogado com bots, foi possível compreender como esse modo é divertido. A dinamicidade é chave aqui. Os minijogos requerem ações simples, como retirar pães do forno na hora certa ou bater na cabeça de Monty Toupeiras com um martelo. O tempo dos joguinhos também são curtos, o que faz com que o ritmo tenha aquela agradável sensação frenética, que combina com a corrida.
A disputa também tem uma constante tensão, pois os jogadores não conseguem monitorar o tempo todo como seus oponentes estão se saindo. Com o final da atividade, o game mostra como estão as colocações na corrida, o que traz desde satisfação ao se ver na primeira posição até incredulidade ao perceber que, mesmo coletando muitas moedas, outros personagens estão liderando a competição.
Além disso, é possível usar itens que fornecem mais moedas ou prejudicam outros jogadores. Por exemplo, Bloopers podem ser ativados para sujar a tela dos adversários e bloquear a vista do jogo, em estilo Mario Kart, adicionando imprevisibilidade à disputa.
Outro fator imprevisível são os minigames do Bowser. Ao final de três minijogos de coletar moedas, todos são colocados em uma atividade de sobrevivência liderada pelo Rei dos Koopas. Quem falha, perde espaços na corrida. Já quem ganha, pula diversas colocações, o que pode provocar reviravoltas empolgantes.
Não conseguimos checar se há múltiplos circuitos, algo que ajudaria à ampliar a diversidade do modo. Além disso, seria bom se o ciclo de minijogos não se permanecesse o mesmo durante toda a corrida, o que é o caso. Mas, no geral, o modo engaja bastante. Vimos que ele é só uma opção entre cerca de oito modos diferentes, então ele é um bom acompanhamento para o Mario Party regular.
Minijogos
A outra opção disponível na demonstração era o já comum modo focado somente em minijogos. Não há aqui muitas novidades em relação a títulos passados da franquia. É possível escolher as atividades de maneira livre ou participar de rápidas disputas desenhadas ao redor dos minigames.
A prévia trazia uma seleção limitada de joguinhos que desafiavam os jogadores a correr, pular, desviar, se equilibrar, todas as ações típicas da festa do bigodudo. Com controles responsivos e bom design, os minigames divertem, mas não diferem muito do que já estamos acostumados para a série.
Os destaques, nesse caso, ficam com a nostalgia da remasterização de algumas das atividades trazidas de títulos anteriores e com os jogos que brincavam com a expectativa dos participantes, como um em que os personagens devem escolher mover ou não uma plataforma para ganhar moedas ou atacar os adversários com bombas.
No entanto, algo notável em nossa experiência foi a dificuldade dos personagens CPU em compreender como nos ajudar em alguns games 2x2. Um jogo em que dois jogadores devem controlar juntos um veículo foi particularmente difícil de aproveitar, pois o participante controlado pelo computador simplesmente ficava parado, sem saber o que fazer.
A demo também contava com alguns minijogos de desafio, cuja função é determinar quem vai conseguir um personagem parceiro para ser sua Dupla Jamboree e ganhar vantagens no jogo de tabuleiro tradicional. Devido a essa natureza, essas atividades são um pouco mais longas, podendo durar alguns minutos.
Nelas, é possível participar de um show de bongô com Donkey Kong, correr nas costas de um Yoshi, resgatar Luigi solucionando curtos quebra-cabeças nas salas de uma mansão ou obter grandes pontuações em um pinball do Waluigi. Todas elas também são bem desenvolvidas e, devido aos seus maiores períodos de jogo, se tornam até mais instigantes que os minigames normais, pois permite que a disputa tenha viradas a qualquer momento.
Apresentação
Como é de praxe, a apresentação do título segue a linha dos outros Mario Party lançados para Switch. Ou seja, o game está entre os mais bonitos do console. Os modelos dos personagens são bem feitos e bem animados, trazendo personalidade para cada um. E, claro, pudemos confirmar que, sim, as carnes presentes no jogo continuam super-realistas e bonitas.
Já a localização em português brasileiro é bastante similar a de Mario Party Superstars. Apesar de simples, a adaptação ao nosso idioma é de qualidade, com textos fluidos e facilmente compreensíveis e locução com voz brasileira, algo que ainda nos surpreende positivamente.
A festa começa em breve
Em nosso tempo com a demonstração de Super Mario Party Jamboree, foi fácil lembrar por que o spin-off é tão cativante. E, se conseguimos passar cerca de 30 minutos a uma hora nos divertindo com os modos ditos secundários desse novo título, significa que é bem capaz que passaremos muitas horas a mais com os demais modos quando o jogo for lançado no dia 17 de outubro.
Realmente, é bem capaz que este seja o maior Mario Party de todos, e estamos empolgados com isso.