O Nintendo DS foi agraciado com duas gerações de Pokémon e, mesmo com o console 3DS já no mercado, as versões Black 2 e White 2 chegaram para o portátil de duas telas original. Inclusive, até os dias atuais, a quinta geração é a única que possui uma continuação direta.
A intenção da Game Freak foi de reiniciar o universo da franquia de maneira sutil e ao mesmo tempo resgatar o ímpeto dos jogadores pela franquia, já que as versões Black/White foram lançadas em 2011, quando muitas crianças e jovens que jogaram as primeiras gerações estavam se aproximando de seus vinte e poucos anos.
Nos jogos mais recentes, há diversos pontos e características que apontam para a quinta geração, e que é a próxima da fila para receber um remake. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre a região de Unova e tudo o que envolve a quinta geração, seja nas primeiras versões como em suas continuações. Boa leitura!
Música muda conforme andamos
“Alguns Pokémon podem voar pelos céus mas eu vou caminhar!”. Esse trecho foi retirado de uma das paródias mais queridas da comunidade Pokémon, chamada de Furret Walk, e que ganhou sua versão em português interpretada pela talentosíssima Vii Zidek, super fofinha e engraçada. Ouça, você vai se viciar em pouco tempo (risos).Assim que ganhamos os Running Shoes de nossa mãe, a mágica acontece. Ainda na Rota 2, podemos testemunhar algo inédito: a música de fundo muda de acordo com o ritmo do personagem, ou seja, ao caminharmos, nota-se um ritmo mais calmo e sem muitos efeitos.
Agora, quando começamos a correr, a batida muda completamente e mais instrumentos participam, entregando uma temática de aventura e mais dinâmica. Esse contraste ocorre em todas as rotas e cavernas, então, experimente as duas!
N usando Pokéball nas batalhas
O Team Plasma prega a liberação dos Pokémon com o pretexto de que os humanos estão confinando indevidamente as criaturas em Pokébolas. Na verdade, isso não passa de uma desculpa para facilitar o plano de dominação mundial, afinal, não haverá resistência por parte da sociedade.
Antes do primeiro encontro com N, Ghetsis faz um breve discurso na praça da cidade de Accumula justamente sobre esse conceito e levanta algumas questões para a multidão, que reage de diferentes formas. Após o evento, N aborda Cheren e o protagonista dizendo que gostaria de ouvir o que nossos Pokémon têm a dizer e nos desafia.
Quando o combate começa, a cena padrão é ativada e N lança seu Purrloin, curiosamente, a partir de uma Pokébola. Essa situação vai totalmente de encontro com o que o Team Plasma prega para as pessoas.
Outro ponto interessante, podendo ser relacionado com essa cena, é como nosso treinador se comporta nas batalhas em HeartGold/SoulSilver. Na ocasião, quando entramos em batalha, o primeiro Pokémon de nosso time aparece em campo direto, e não a partir de uma Pokébola, ou seja, já era possível ter essa animação na geração anterior.
Trio de iniciais representam impérios
Desta vez, o tema dos Pokémon iniciais não está ligado diretamente à história ou até mesmo ao conceito por trás da quinta geração. Em Unova, cada membro do trio de iniciais representa um império:
- Snivy e sua linha evolutiva são inspirados no mangá A Rosa de Versalhes, além de Serperior ter uma flor-de-lis em seu peito, símbolo muito usado pela realeza europeia (especialmente francesa) no século XVII. Desse modo, o inicial do tipo GRASS representa o império francês;
- Tepig e sua linha evolutiva são inspirados no personagem Zhang Fei, do conto chinês chamado de O Romance dos Três Reinos. O padrão das chamas que envolvem o corpo de Emboar está diretamente ligado, já que o personagem foi traído por seus subordinados. Dessa forma, o inicial do tipo FIRE representa o império chinês;
- Oshawott e sua linha evolutiva são inspirados em samurais em geral. Desde sua forma básica até se tornar Samurott, podemos ver a evolução dos espadachins japoneses, tendo, inclusive, uma forma alternativa na região de Hisui representando um Ronin (samurai sem mestre). Dessa maneira, o inicial do tipo WATER representa o império japonês.
Nome da região ligado aos Estados Unidos
Até a quarta geração, as regiões do universo Pokémon foram inspiradas em cidades/ilhas reais do Japão. Unova foi a primeira região com base em uma cidade fora das terras nipônicas, tendo Nova Iorque como a principal inspiração.
Agora, e se eu te disser que o nome ocidental da região de Isshu (como é conhecida no Oriente) é um trocadilho com o nome de um país? Não entendeu? Então a gente explica:
A cidade de Nova Iorque fica nos Estados Unidos da América, país localizado ao norte do nosso continente, e o idioma falado é o inglês. Na língua local, o nome do país é United States of America, e quem fala inglês sabe que há o costume de emendar as palavras, mudando levemente o som de algumas.
Seguindo essa premissa, temos o seguinte: a expressão of America é falada por um nativo ou fluente como ôvamerica. Ao juntarmos o começo da palavra United (pronúncia “iun”) com “ôva” temos o termo Unova (de pronúncia “iunôva”), lar da quinta geração dos monstrinhos de bolso mais famosos desse planeta.
Similaridades com Kanto
A quinta geração é classificada por muitos como um soft reboot da franquia, ou seja, houve uma tentativa de começar do zero a história, com uma região longe das quatro primeiras e forçando os jogadores a ter contato apenas com os novos monstrinhos, pelo menos até vencermos a Elite Four.
Olhando para a Pokédex de Unova, há inúmeras similaridades com a Pokédex da primeira geração, seja nos tipos ou até mesmo na ideia que envolve uma determinada linha evolutiva. Abaixo, veja as semelhanças na Pokédex das regiões:
- Pidove, Pokémon dos tipos NORMAL/FLYING, é inspirado em uma pomba e a forma básica pode ser encontrada nas primeiras rotas, assim como Pidgey;
- Drilbur e Excadrill são Pokémon do tipo GROUND com características de escavação, assim como Diglett e Dugtrio;
- Woobat e Swoobat, assim como Zubat e Golbat, são Pokémon inspirados em morcegos. As duplas compartilham o tipo FLYING e o tipo secundário da primeira forma é carregado para as demais evoluções: PSYCHIC e POISON respectivamente;
- Munna e Musharna, do tipo PSYCHIC, são Pokémon inspirados em tamanduás e com temática envolvendo o sono, assim como Drowzee e Hypno;
- Tympole, Palpitoad e Seismitoad são Pokémon do tipo WATER inspirados em girinos e sapos, assim como Poliwag, Poliwhirl e Poliwrath;
- Gurdurr e Conkeldurr são do tipo FIGHT e a forma intermediária atinge sua forma final através do processo de troca, assim como Machoke → Machamp;
- Boldore e Gigalith são do tipo ROCK e a forma intermediária atinge sua forma final através do processo de troca, assim como Graveler → Golem;
- Audino, Pokémon do tipo NORMAL, acompanha a enfermeira do Centro Pokémon assim como Chansey;
- Trubbish e Garbodor são Pokémon do tipo POISON e representam o lixo gerado pelas pessoas nas grandes cidades assim como Grimer e Muk;
- Klink, Klang e Klinklang são Pokémon do tipo STEEL e representam a tecnologia da região, assim como Magnemite, Magneton, e de quebra, Magnezone;
- Throh e Sawk são Pokémon do tipo FIGHT e praticantes de uma luta específica: o primeiro, judô e o segundo, caratê, assim como Hitmonchan (boxe) e Hitmonlee (kickboxe);
- Bouffalant é um Pokémon do tipo NORMAL e tem inspiração em um animal com chifres (búfalo), assim como Tauros (touro);
- Foongus e Amoonguss são Pokémon que enganam os jogadores no mapa por terem aparência semelhante à de uma Pokéball, sprite utilizado para representar itens no chão, assim como Voltorb e Electrode;
- Petilil e Cottonee, do tipo GRASS, evoluem com mesma pedra (Sun Stone), similar ao que acontece com Gloom e Weepinbell (Leaf Stone);
- Os Pokémon fósseis de Unova, Archen e Tirtouga, compartilham as combinações de tipo ROCK/FLYING e WATER/ROCK com os fósseis da primeira geração;
- Reshiram, Zekrom e Kyurem possuem o tipo DRAGON em comum, e cada um possui um elemento característico: FIRE, ELECTRIC e ICE; assim como Articuno, Zapdos e Moltres, que compartilham o tipo FLYING mas com elementos separados, e os mesmos do trio de Unova;
- Genesect é fruto de experiências genéticas realizadas pela equipe vilã, Team Plasma, assim como Mewtwo e Ditto com o Team Rocket.
Dito isso, podemos concluir que há 40 monstrinhos de Unova inspirados ou diretamente relacionados com as criaturas da região de Kanto, e isso equivale a aproximadamente 25,6% do total.
S de Skyla
Esse S aí no seu peito, o que significa? Não, leitor, não é esperança. As icônicas falas do filme Superman combinam muito com o tema desta curiosidade. Não é sempre que vemos esse tipo de detalhe, mas certamente é algo interessante, e que de certa forma agrega valor ao jogo.
A líder de ginásio da cidade de Mistralton, Skyla, especialista em Pokémon do tipo FLYING, adotou uma política interessante ao escolher os membros de sua equipe nas versões BW2. Todos os Pokémon do time começam com a letra S: Swoobat, Skarmory e Swanna.
No Challenge Mode, desbloqueado através da versão Black 2, um monstrinho é adicionado ao elenco, e indo ao encontro do padrão, Sigilyph foi selecionado. Vale lembrar que isso não acontece nas versões Black/White, já que Skyla possui Unfezant em vez de Skarmory por conta da limitação de apenas Pokémon de Unova aparecerem antes da Elite Four.
Haxorus e a evolução reversa
O curso natural da evolução dos Pokémon é o início em seu estágio básico, progride para sua forma intermediária e, ao atingir o pico de poder, atinge o ápice da evolução, que é a forma final e definitiva.
Isso também se aplica ao processo de criação dos monstrinhos, haja vista o que aconteceu com Rhydon, o primeiro Pokémon a ser criado de acordo com Ken Sugimori, um dos principais artistas da franquia e diretor de arte da Game Freak.
Com Haxorus, aconteceu algo parecido: em vez de Axew e Fraxure serem criados primeiro, na verdade, o Pokémon mandíbula de machado surgiu antes, e suas formas anteriores são derivadas do design final de Haxorus.
E você, sabia de tudo isso? Algum tema lhe chamou mais a atenção? Sabe de alguma outra curiosidade e gostaria de compartilhar? Então manda ver aí embaixo nos comentários!
Referências: Bulbapedia, Pokémon Database
Revisão: Vitor Tibério