BGS 2024: Pilar Pueblita fala sobre localização, marketing e presença da Nintendo no Brasil

Entrevistamos a gerente de relações públicas e eventos da Nintendo para a América Latina sobre o momento da empresa no mercado nacional.

em 18/10/2024
Imagem de Pilar Pueblita dando entrevista para Daniel Morbi

Durante a Brasil Game Show 2024, o Nintendo Blast teve a oportunidade de conversar novamente com Pilar Pueblita, gerente de relações públicas e eventos da Nintendo para a América Latina.


Em nossa entrevista, falamos sobre a expansão de jogos localizados em português brasileiro, as ações de marketing da empresa no mercado nacional e como a Big N vê o Nintendo Switch no Brasil em seu quatro ano de vendas oficiais no país.

Confira na íntegra:

Nintendo Blast: Estamos no oitavo ano do Nintendo Switch em todo o mundo. Faz mais de quatro anos que o console foi lançado no Brasil. Vocês estão aqui, de novo, na BGS e estiveram na gamescom latam. Dado isso, como vocês veem a aceitação dos brasileiros pelo Nintendo Switch, pela marca Nintendo?

Pilar Pueblita: A única coisa que eu posso compartilhar com vocês relacionada a como nós vemos a recepção da comunidade brasileira é por meio dos nossos canais sociais. Por exemplo, nós não compartilhamos informações relacionadas a vendas ou nenhum dado relacionado a isso, mas o que nós vemos em termos de recepção nos comentários é muito positivo. Nós estamos vendo mais comentários positivos agora que temos mais jogos localizados em português brasileiro.

Posso dizer que o que a Nintendo está fazendo, participando de eventos como a gamescom latam ou a BGS, além de todos os jogos que agora estão disponíveis em português brasileiro, é uma forma de agradecer a essa boa recepção que nós temos visto desde o lançamento oficial do sistema Nintendo Switch no Brasil, que aconteceu em setembro de 2020.

Nintendo Blast: Os estandes que vocês fazem geralmente tem jogos mais antigos do início do ciclo de vida do Nintendo Switch, e jogos mais novos, como Super Mario Party Jamboree neste ano. Visto que vocês apresentam jogos mais antigos e mais novos, qual tipo de público vocês estão tentando alcançar com esses eventos? São pessoas que não compraram o Nintendo Switch? São os fãs mais entusiastas da Nintendo?

Pilar Pueblita: É uma estratégia geral. Com títulos como Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Party Jamboree aqui no estande, nós queremos alcançar todos.

Nós sabemos que esse evento está cheio de famílias, Algumas delas já têm um Nintendo Switch, outras não. Então, o que nós queremos oferecer a elas, e o que nós queremos fazer com os diferentes conteúdos que nós temos aqui no estande, é alcançar qualquer tipo de jogador porque se você é qualquer tipo de jogador, você pode encontrar algo para jogar aqui no estande.

Se você gosta de jogar com seus amigos ou família em um jeito mais casual, Mario Kart 8 Deluxe está aqui. Super Mario Party Jamboree está aqui. Se você é um fã de Zelda, você pode jogar The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, que foi lançado há algumas semanas. Se você gosta de nostalgia, nós temos a área do Nintendo Switch Online com jogos clássicos. Se você gosta de jogos estratégicos, Pikmin 4 está aqui.

Imagem de Mario Kart 8 Deluxe em exibição no estande da Nintendo na Brasil Game Show 2024.


Então, o que nós estamos fazendo agora é dar prioridade, claro, aos títulos que podemos mostrar com localização em português brasileiro, mas também, se você está aqui e você é qualquer tipo de jogador, qualquer tipo de fã do Nintendo, você pode encontrar algo para você. Você pode jogar minigames com seus amigos no Super Mario Party Jamboree, mas também pode jogar uma corrida no Mario Kart 8 Deluxe ou 15 minutos de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e continuar em casa. Então, é isso que nós estamos fazendo aqui.

Nintendo Blast: Falando sobre localização em português brasileiro, vocês têm aumentado o número de jogos localizados. Quase todos os jogos first-party lançados recentemente pela Nintendo estão localizados.

Pilar Pueblita: Nós temos visto uma cadência nos mais recentes jogos de Nintendo Switch. Super Mario Bros. Wonder, Princess Peach: Showtime!, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, Super Mario Party Jamboree, Mario & Luigi: Brothership, que chega em novembro 7. Todos eles estão, ou no caso de Mario & Luigi, vão estar localizados em português brasileiro.

Todos esses jogos abrangem um período de menos de um ano, entre Super Mario Bros. Wonder até hoje. Então, nós mencionamos antes que tínhamos planos de ampliar a biblioteca de jogos do Nintendo Switch localizados em português brasileiro. O que nós temos agora é um exemplo dessa intenção de aumentar os jogos do Nintendo Switch localizados em português brasileiro.

Eu não posso garantir que todos os jogos que estão vindo no futuro serão localizados. Mas nós temos uma tendência, e nós queremos chegar a esse ponto. Então, toda vez que a Nintendo anunciar um novo jogo e ele for localizado em português brasileiro, nós vamos avisar a comunidade brasileira com bastante antecedência. Mas nós estamos muito animados, nós estamos muito agradecidos com a comunidade, nós estamos muito agradecidos com a equipe de localização dentro da Nintendo por adicionar português brasileiro como um idioma para os títulos-chave, como The Legend of Zelda: Echos of Wisdom ou Super Mario Party Jamboree. E Super Mario Party Jamboree tem uma voz brasileira. 

Nintendo Blast: Falando sobre The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, uma coisa que percebemos nas redes sociais é que as pessoas estavam realmente elogiando a localização em português brasileiro, dizendo que tem a vibe brasileira.

Pilar Pueblita: Sim, o gosto brasileiro!

Nintendo Blast: Você acha que, agora que a cadência dos jogos localizados em português brasileiro está aumentando, que essa vibe brasileira está começando a ser mais comum para os jogos?

Pilar Pueblita: Eu não posso garantir nada, mas a equipe de localização em português brasileiro dentro do Nintendo, todos eles são brasileiros. Todos eles são pessoas que nasceram e cresceram no Brasil. Eles agora vivem nos Estados Unidos, mas eles têm o espírito brasileiro. Eles provavelmente são pessoas que falam português brasileiro em casa, com suas famílias.

Então, eu posso sentir que vai ser uma tendência, claro. Mas nós precisamos ter certeza, e eles precisam ter certeza, que a localização vai refletir o que os desenvolvedores querem expressar em seus jogos. E se a vibe brasileira é uma boa combinação para garantir o que os desenvolvedores querem mostrar aos jogadores, eu acho que nós vamos ver isso, como em The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. Eu ouvi falarem a mesma coisa para Super Mario Bros. Wonder.

Imagem de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, mostrando localização em português brasileiro.


Nós vamos ver o que acontece no futuro. Mas eu posso dizer que é um grupo de pessoas brasileiras que estão localizando os jogos para falar com a comunidade no Brasil, em sua língua. Mas a coisa mais importante é que a localização precisa respeitar o que os desenvolvedores querem mostrar e querem expressar de acordo com o jogo, com a história, com a franquia, e com o objetivo dos jogadores.

Mas eu fico feliz e vou compartilhar isso com o time de localização da Nintendo porque, se The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, em sua versão em português brasileiro, reflete o que os desenvolvedores querem mostrar usando o "sabor" brasileiro, é uma notícia incrível, e obrigada por me dizer.

Eu não estou jogando esse jogo em português, porque eu não falo português. Estou jogando o jogo em espanhol, e posso dizer que tenho uma percepção similar do meu lado.

Nintendo Blast: Você falou que o time de localização em português brasileiro é composto por brasileiros. E você é do México, certo? 

Pilar Pueblita: Eu sou do México.

Nintendo Blast: Uma curiosidade: como é ser uma pessoa latina trabalhando nos Estados Unidos para uma empresa japonesa?

Pilar Pueblita: Bem, eu não posso falar muito sobre minha experiência pessoal, mas o que eu posso dizer é que há uma comunidade importante de pessoas latinas trabalhando na Nintendo. Eu não sou a única. O time latino-americano, somos apenas um grupo de latinos de diferentes países: México, Brasil, Argentina, Colômbia. O time de localização em espanhol, eles são também um grupo de latinos, pessoas do México, Venezuela, Argentina.

Então, nós somos uma comunidade importante dentro, e trabalhar para a Nintendo é uma experiência muito positiva. Trabalhar para uma empresa japonesa, você pode ver a cultura, e nós realmente apreciamos isso. Então, posso dizer que é um jeito importante de sentir orgulho de ser latina trabalhando na Nintendo, é claro.

Nintendo Blast: Gostaria de falar um pouco sobre os eventos que estão acontecendo no Brasil. Há muitos eventos acontecendo, por exemplo, em lojas de brinquedos, em lojas de conveniência. Há parcerias com outras empresas, como a Nuuvem, a Honkytonk Games, empresas do mercado nacional de jogos que ajudam a Nintendo com esses eventos. Poderia falar mais sobre esses tipos de parcerias que a Nintendo tem com empresas brasileiras?

Pilar Pueblita: Isso é mais parte da estratégia de venda da Nintendo porque esses eventos não são eventos da Nintendo. Eles fazem parte dos eventos das diferentes lojas e a Nintendo está participando, promovendo algumas atividades. Eu não posso te dizer o que está vindo, porque eu não estou a par da estratégia de venda, mas o que eu posso dizer é que esses eventos são táticas que a equipe de venda está fazendo para, é claro, chamar a atenção dos compradores, das pessoas que estão fazendo decisões de compras em suas lojas para considerar o Nintendo Switch, os jogos da Nintendo e os produtos da Nintendo para comprar. Então, isso é parte da estratégia de venda, em parceria com as lojas, mas esses não são eventos da Nintendo.

Nintendo Blast: Por exemplo, este estande que temos aqui é um estande oficial da Nintendo.

Pilar Pueblita: Correto, este estande é um evento oficial da Nintendo. Então, esta área é de representação da Nintendo, e nós não temos nenhuma outra marca aqui. O objetivo principal deste evento é criar uma experiência de jogo, uma experiência de entretenimento, que as pessoas escolham o que querem jogar e sintam a essência do Nintendo. Nós queremos colocar sorrisos nos rostos das pessoas.

A estratégia para outros tipos de eventos, em particular para as lojas, é mais como uma intenção de compra. Aqui nós não temos nada para vender. O que nós queremos é que todos entrem no estande da Nintendo para se sentir felizes, para jogar os jogos, para ter um bom momento, para sorrir, porque a missão do Nintendo é colocar sorrisos nos rostos das pessoas.

Imagem de parte do estande da Nintendo dedicado ao Dia das Crianças.


Então, esta é uma participação oficial da Nintendo em um evento de jogos, como a Brasil Game Show, com o objetivo principal de oferecer uma experiência de entretenimento muito rica para todos que vêm ao estande. Então, você pode ver que nós temos uma área para crianças. Nós estamos celebrando o Dia das Crianças aqui no Brasil. Então, esta área tem o objetivo principal de se aproximar com as crianças, com os personagens da Nintendo, não apenas com os jogos.

Então, é claro que eles podem ir jogar Mario Kart com os pais, ou Princess Peach: Showtime!, se quiserem. Mas lá eles têm a oportunidade de aproveitar livros de colorir, de jogar com quebra-cabeças, jogos de memória e ter uma abordagem diferente com os personagens do Nintendo. Então, novamente, o objetivo principal do estande da Nintendo é oferecer uma experiência de entretenimento rica para todos que visitam. 

Nintendo Blast: Falando sobre as seções aqui no estande, vocês têm estações com controles acessíveis e é a primeira vez que este controle está em um estande da Nintendo no mundo. Você poderia falar mais sobre isso?

Pilar Pueblita: Sim, claro! O que nós estamos fazendo agora é melhorar o que oferecemos no passado. Para a Nintendo, novamente, oferecer uma experiência de entretenimento rica para todos é uma prioridade. E, claro, se nós estamos falando para todos, nós temos que considerar pessoas com deficiências.

Então, nós vimos que os Flex Controllers são uma boa adição para o nosso estande porque muitas pessoas vêm aqui com diferentes necessidades. Nós queremos que elas também tenham uma boa experiência. Então essa é a razão pela qual nós criamos esta área para as PcDs com o espaço certo para as pessoas virem com uma cadeira de rodas ou qualquer tipo de apoio adicional.

Imagem do Flex Controller do Nintendo Switch no estande da Nintendo na Brasil Game Show 2024.


Todos que atendem nessa área são especialistas em como abordar diferentes necessidades e como mostrar o uso dos Flex Controllers. Então, isso é apenas uma melhoria para algo que fizemos no passado. E nós estamos tentando ser consistentes com a nossa mensagem de oferecer uma experiência de jogo para todos aqui no Brasil Game Show.

Nintendo Blast: Voltando ao marketing dos jogos para o Nintendo Switch. Uma coisa que reparamos é que quando um trailer geral para um jogo é publicado, geralmente a versão com localização em português brasileiro é postado no canal da Nintendo Portugal no YouTube. Já que a localização em português brasileiro está aumentando na Nintendo of America, há um plano de, no futuro, abrir um canal de YouTube específico para o mercado brasileiro? 

Pilar Pueblita: Não há um plano para compartilhar. Nós estamos apenas dando alguns pequenos passos para atender os consumidores da melhor forma. Então, a prioridade é a localização dos jogos, é claro. Agora que nós temos esse recurso, nós precisamos descobrir entre nós como aumentar o conteúdo para promover os jogos. Mas ter um canal do YouTube não é um plano no momento. Nós vamos informá-los no futuro, se tivermos.

Mas definitivamente há um objetivo de oferecer mais conteúdo localizado quando nós estamos promovendo um jogo, com os trailers gerais, mas também com comerciais, conteúdos orgânicos e de engajamento em redes sociais. Então, há um objetivo. E você provavelmente viu que nós aumentamos mais e mais. Mas, por enquanto, nada relacionado ao YouTube.

Nintendo Blast: Outra pergunta sobre redes sociais. Recentemente, a Justiça brasileira bloqueou o X por um número de questões. Muitas pessoas tiveram que ir para outras redes sociais, como BlueSky e Threads. O X já foi liberado, mas, se algo assim acontecer novamente em um lugar que é um pouco instável politicamente, como aqui no Brasil, a Nintendo consideraria abrir contas nessas outras redes sociais?

Pilar Pueblita: Eu acho que é mais uma questão de avaliação caso a caso. Por enquanto, nós não temos nenhum plano porque o X está de volta. Mas, se algo assim acontecer de novo, definitivamente precisamos fazer uma avaliação e ver quais são as opções que nós temos. Mas, nós não consideramos abrir outras redes sociais por enquanto.

Nintendo Blast: Recentemente, houve anúncios relevantes da Nintendo. Houve a revelação do Alarmo e o anúncio de um teste para um futuro recurso do Nintendo Switch Online. Mas, essas duas experiências não estão disponíveis no Brasil. Há planos para esses produtos físicos e essas experiências online serem trazidos para o público latino no futuro?

Pilar Pueblita: Esses são anúncios que soube junto com todo mundo quando foram publicados. O Alarmo está disponível somente nos Estados Unidos e Canadá. É mais para a América do Norte. E, também, a Nintendo anunciou que, em 2025, estará disponível no México, por exemplo.

Nós não temos planos, por enquanto, para trazer esse produto para o Brasil. Mas, fique atento, caso algo mude, nós informaremos. E relacionado ao programa de teste que você mencionou, é exatamente o mesmo. Eu fiquei sabendo com todos ao mesmo tempo e esta sendo considerado somente para a região da América do Norte. 

Imagem de Pilar Pueblita dando entrevista para Daniel Morbi
Nintendo Blast: Agora, vou ser direto ao ponto: esta é a última BGS em que apenas jogos de Nintendo Switch serão disponíveis para o público?

Pilar Pueblita: Isso é uma informação que eu não tenho. A única informação que eu tenho relacionada ao sucessor do Nintendo Switch é o tweet do Sr. Furukawa, publicado há quatro meses, que diz que, a qualquer momento durante este ano fiscal atual, o sucessor do sistema Nintendo Switch será anunciado.

Quando e como estará disponível e o que está vindo no futuro em termos do Brasil, eu não tenho nada para compartilhar por enquanto. Mas aproveitem esta BGS, aproveitem toda a biblioteca que temos, aproveitem Super Mario Party Jamboree, que está disponível aqui no Brasil, em português brasileiro, uma semana antes do lançamento do jogo. O Brasil é o único país latino-americano que teve a demo do jogo disponível para o consumidor antes do seu lançamento. Então, aproveitem a Brasil Game Show 2024.

Nintendo Blast: Para finalizar, acho que nós nos encontramos fisicamente ou online todos os anos desde 2018. Então faz muito tempo. Tem alguma pergunta que eu não te perguntei nesses últimos seis anos que você gostaria de responder?

Pilar Pueblita: Eu não me lembro de todas as perguntas que você perguntou, mas eu posso dizer que eu sempre gosto das suas entrevistas. Então, obrigado por tomar o tempo de me fazer perguntas. Eu não penso em nenhuma pergunta para fazer porque você sempre tem perguntas boas, perguntas leves, perguntas difíceis, então eu tenho certeza de que eu já te dei muitas respostas, mas obrigado pelo seu tempo!

Nintendo Blast: Eu agradeço pelo seu tempo! E você disse que você me deu várias respostas, mas nesses últimos anos eu não te dei nenhuma resposta. Então, minha última pergunta é: você gostaria de me fazer uma pergunta?

Pilar Pueblita: Bem, ok, eu não estava preparada, mas sim. Você provavelmente se lembra da nossa participação na BGS com o Nintendo Switch em 2019. Nós tínhamos um grande estande com o console, e nós trouxemos Luigi's Mansion 3 antes do lançamento do jogo. E daquele momento até hoje, houve muitas mudanças.

Por exemplo, naquela época, o sistema Nintendo Switch não estava disponível no Brasil, nós só promovíamos jogos digitais. Depois a pandemia aconteceu, nós não viemos por dois anos. Quando voltamos em 2022, nós tínhamos o Nintendo Switch, mas era apenas o Nintendo Switch regular. E nós aumentamos a família Nintendo Switch. Agora você tem quase todas as opções. Você tem o Modelo OLED, você tem o Nintendo Switch regular, você tem o Nintendo Switch Lite.

E se você reparar na quantidade de jogos que nós tínhamos em 2022 localizados em português brasileiro, disponíveis para jogar no estande e comparar com hoje, você pode ver que nós temos quase todos os jogos disponíveis para jogar no estande em português brasileiro.

Então a minha pergunta seria: você já viu reações da sua comunidade em relação a essas mudanças? Por exemplo, pessoas que dizem que gostam de jogar em português?

Nintendo Blast: Sim, definitivamente. Eu acho que uma coisa interessante, que eu provavelmente não vejo desde a época do Wii, é que muitas pessoas que eu não consideraria como jogadores, tem o Nintendo Switch.

E eu acredito que a localização em português brasileiro está ajudando. Por exemplo, a maioria deles tem filhos, e isso está ajudando os filhos a se acostumarem com os jogos. E como os pais cresceram com os personagens, os jogos e os consoles da Nintendo, talvez eles consigam compartilhar essa ligação com a marca.

Então eu acredito que a quantidade de jogos localizados no português brasileiro está realmente ajudando as pessoas a se conectarem com os jogos e os personagens. Por exemplo, Echoes of Wisdom, tem, como dissemos, esse gosto brasileiro nele. Então sim, eu acho que sim. 

Pilar Pueblita: Bem, obrigada!

Nintendo Blast: Você gostaria de adicionar mais alguma coisa?

Pilar Pueblita: Eu só gostaria de agradecer a você, a sua comunidade, e a todos os brasileiros, todos os Nintendistas. Toda vez que eu estou andando pelo estande da Nintendo e vejo as pessoas se divertindo, jogando jogos, é realmente gratificante. Eu acho que todo o trabalho vale a pena, sabe? Estou muito feliz que podemos providenciar esse tipo de experiência para o Brasil.

Quero agradecer porque o que você está vendo aqui, o grande tamanho do estande, esse nível de produção, os jogos disponíveis nas lojas, os eventos nas lojas, os jogos físicos, os sistemas, os jogos localizados, são uma resposta da Nintendo para essa paixão que nossa comunidade tem. Obrigada!

Nintendo Blast: Nós que agradecemos!

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.