Análise: OBAKEIDORO!: crianças, monstros e jaulas

Embora se sustente em um conceito simples e repetitivo, este título possui elementos que ampliam sua longevidade.

em 26/10/2024
Dentre os benefícios da assinatura do Nintendo Switch Online, o teste gratuito de jogos se destaca como um dos mais interessantes. Ele não só nos permite experimentar títulos pelos quais já tínhamos interesse, como também nos apresenta a obras que talvez nunca conheceríamos de outra forma. Foi justamente por meio desse sistema que me deparei com OBAKEIDORO!, um multiplayer assimétrico simples e extremamente divertido.

Polícia Monstro e ladrão criança

Em sua essência, OBAKEIDORO! é um jogo de polícia e ladrão, mas com um toque peculiar: enquanto um time é formado por crianças, o outro é composto por monstros. Durante o tutorial, há uma breve introdução sobre como os pequeninos foram parar nesse mundo, mas nada que se aprofunde em uma narrativa propriamente dita.

Aqui, as partidas são rápidas, com duração de apenas três minutos, e normalmente configuradas com três humanos e um bicho. No entanto, o título realiza eventos com certa frequência, alguns dos quais trazem variações na quantidade de jogadores. Em um exemplo recente, tivemos disputas entre seis fugitivos e dois perseguidores.

Para os caçadores vencerem, é necessário capturar todas as presas. Contudo, a tarefa não é tão simples, já que um indivíduo capturado pode ser resgatado por um colega, desde que ele consiga pressionar os botões laterais da jaula. Já para o grupo dos mocinhos vencer, “basta” que um deles permaneça livre ao término dos três minutos.

Experiências distintas entre os times

A experiência de jogar com monstros ou crianças é bem distinta, exigindo que o jogador aproveite as vantagens e lide com as fraquezas de cada um dos lados. Com os fugitivos, além de correr, pular e se agachar, somos capazes de utilizar uma lanterna que deixa o perseguidor temporariamente atordoado. No entanto, esse recurso só pode ser usado uma vez por partida, sendo inteligente guardá-lo para um momento de extrema necessidade.

Os pequenos humanos também podem usar pontos de teletransporte espalhados pelo cenário, o que acaba ajudando bastante nas fugas. Uma outra mecânica que beneficia a criançada é o aumento de velocidade que eles recebem quando estão próximos uns dos outros.

Embora não exista muita variação entre os diferentes jovenzinhos, há uma série de lanternas que podemos desbloquear. Além de se diferenciarem pela aparência, esses equipamentos possuem estatísticas distintas, principalmente relacionadas à velocidade de ativação e ao alcance.

Por sua vez, os monstros são maiores e mais rápidos que as crianças, o que lhes dá uma boa vantagem em perseguições diretas. Diferentemente dos humanos, cada criatura possui habilidades únicas, e o próprio jogo sugere qual delas é mais eficaz em cada fase.

Para exemplificar, enquanto Brutus Lupus pode ver pegadas, Shyna ganha velocidade ao se aproximar de um alvo. Já a zumbi Fu Lan consegue guiar seus braços pelo subsolo para capturar suas presas, enquanto Leon Belmont, de Castlevania, pode realizar um salto duplo.

Essa variedade exige que o jogador, ao controlar um monstro, saiba explorar o potencial de cada criatura. Da mesma forma, quem joga com as crianças precisa conhecer o alcance das habilidades dos adversários para conseguir fugir de maneira eficaz.

A cooperação é igualmente fundamental, com o trabalho em equipe podendo definir uma vitória ou derrota. Sendo assim, cada cenário precisa ser analisado estrategicamente para que o jogador decida se o risco de salvar um colega capturado vale a pena ou não.

Embora ocasional, a presença de múltiplos perseguidores nas partidas também cria a possibilidade de trabalho em equipe entre eles, resultando em situações verdadeiramente complicadas para o time das crianças. Uma tática que vemos com frequência consiste em um monstro guardando a jaula enquanto o outro caça as presas restantes, dificultando severamente o resgate.

Os desbloqueáveis ajudam a dar longevidade ao título

Um aspecto interessante de OBAKEIDORO! é que, ao vencermos uma partida, recebemos uma pontuação baseada no desempenho individual, considerando elementos como quantos humanos capturamos ou quantos aliados resgatamos. Essa pontuação é convertida em experiência, que aumenta o nível de ranking de cada jogador.

Além disso, o jogo conta com um sistema de estampas, no qual as desbloqueamos com base em ações específicas realizadas durante as sessões, como utilizar um determinado número de vezes a lanterna ou até mesmo se agachar por um período específico.

Embora muitas dessas estampas sirvam apenas para liberar frases divertidas que acompanham o nome do jogador, algumas oferecem efeitos passivos úteis, como aumento de velocidade. Além disso, é por meio desse sistema que se pode desbloquear diversos personagens, tanto monstros quanto crianças. Vale destacar que também há indivíduos desbloqueáveis por meio de DLCs, incluindo Leon Belmont e Alucard, de Castlevania.

Graças a essas particularidades, mesmo tendo um ciclo de gameplay extremamente simples e até um tanto repetitivo, o jogo consegue se manter interessante a longo prazo, oportunizando que os jogadores consigam novos recursos à medida que ficam melhores.

Alguns problemas

A despeito de suas qualidades, OBAKEIDORO! também apresenta alguns problemas, sendo o principal a dependência total do sistema online. Infelizmente, ele não possui uma base de jogadores muito ativa, o que torna alguns dias mais difíceis para encontrar jogadores reais. Quando não há pessoas suficientes, a partida é completada com personagens controlados por IA, que não são tão eficazes e não oferecem o mesmo nível de desafio e diversão.

Outro ponto negativo é mais relacionado ao início, quando o jogador ainda é inexperiente. Isso ocorre porque o jogo não filtra os rankings ao formar partidas, resultando em salas com estreantes e veteranos que já possuem personagens melhor adaptados às fases e diversas estampas com melhorias passivas.

Para finalizar, uma limitação estranha é a falta de legendas em português no Nintendo Switch, ainda que a versão para Steam ofereça suporte ao nosso idioma. Embora essa ausência não seja um problema tão grave nesse caso, já que o game não possui uma grande narrativa, ainda é necessário entender os requisitos para desbloquear as estampas.

Um jogo que merecia ser mais conhecido

Com uma variedade de personagens distintos e um sistema de desbloqueáveis robusto, OBAKEIDORO! transforma o clássico jogo de polícia e ladrão em uma experiência multiplayer extremamente divertida. É realmente uma pena que o título não conte com uma base de jogadores muito ativa, fazendo com que seja necessário contar com a sorte para encontrar salas completas.

Prós

  • Apesar da simplicidade, conta com nuances estratégicas que devem ser observadas, especialmente as relacionadas ao trabalho em equipe e ao risco e recompensa de ajudar um aliado;
  • Cada monstro possui habilidades exclusivas que influenciam diretamente a estratégia a ser adotada em cada partida, desafiando o jogador a conhecer tanto suas forças quanto suas fraquezas, seja para perseguição ou fuga;
  • Oferece uma rica variedade de desbloqueáveis por meio do sistema de estampas, nos permitindo adquirir novas lanternas, melhorias passivas e personagens;
  • Conta com eventos regulares que alteram a dinâmica das partidas.

Contras

  • A diversão depende totalmente de partidas online, mas a quantidade reduzida de jogadores ativos torna difícil encontrar salas completas;
  • Não faz um filtro de rankings ao formar partidas, o que leva a confrontos entre novatos e jogadores muito experientes;
  • Ausência de legendas em português.
OBAKEIDORO! — PC/Switch —  Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo redator
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