Dicas e Truques

Pokémon HeartGold/SoulSilver (DS): O melhor time para a região de Johto (Remake) — Edição Typhlosion

Será que o melhor inicial nos jogos originais ainda é dominante ou depende mais de seus colegas para superar os desafios de Johto?

em 13/09/2024

No mês de aniversários dos jogos, nada mais justo do que cada inicial receber seu melhor time para que você, leitor, possa aproveitar a região de Johto nas versões HEARTGOLD/SOULSILVER.

Nas versões originais, Typhlosion é disparado o melhor inicial para superarmos os desafios da segunda geração, no entanto, as mudanças e ajustes implementados acabaram modificando a forma como o Pokémon vulcão opera.

Ainda assim, não se deixe enganar: Typhlosion é relevante em sua região e possui vantagem contra os demais Pokémon do tipo FIRE presentes pela sua disponibilidade, já que por ser inicial, podemos usufruir de seu potencial desde os primeiros momentos da jornada.

Por conta da mudança, nosso querido inicial não consegue mais “carregar” a equipe nas costas, e para isso, precisa de um time adequado e que com certeza suprirão as necessidades. Para quem não está acostumado com a fórmula do melhor time, estes são os critérios:

Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em ambas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
  • Os Pokémon escolhidos têm plena capacidade de lidar com os Gym Leaders (Kanto e Johto), Rival, Elite Four, Campeão, Equipe vilã e o chefão final, Red;
  • As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four, ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
  • Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, mesmo aqueles que podem ser capturados cedo no jogo, como Raikou e Entei;
  • Evoluções de pós-jogo serão consideradas somente se as formas iniciais/intermediárias forem relevantes a ponto de a evolução não ser obrigatória para o sucesso do Pokémon.
Sem mais delongas, fique com a melhor equipe para as versões HeartGold/SoulSilver, edição Typhlosion. Boa leitura!

Typhlosion

Literalmente, um vulcão ambulante. O inicial do tipo FIRE de Johto teve seus dias de glória nas versões originais, e agora no remake, perdeu muito de sua força com a divisão de categoria dos golpes e ausência dos punhos elementais. Flame Wheel, que antes era um golpe Special e de potência moderada para a jornada, agora é físico. Dessa forma, até o Lv.36, compensa mais usar um Magmar do que a forma intermediária de Typhlosion.

O primeiro movimento poderoso e que pode ser usado em seu potencial máximo é Lava Plume no Lv.35, e como Quilava é o último do trio de iniciais a atingir sua forma final, muito de seu potencial é limitado pela diferença entre seus atributos ofensivos.

Agora, Typhlosion é, basicamente, um monstrinho que derrete tudo em seu caminho com golpes de STAB. Seus stats são propícios para isso, já que sua Speed e Special Attack são acima da média para a região de Johto.


Por padrão, os iniciais do tipo FIRE possuem Blaze como habilidade, e como o Pokémon vulcão não é conhecido por suas defesas, em certos momentos faremos uso de sua passiva, que aumenta o dano de golpes do tipo FIRE em 50% quando seu HP estiver em um terço do total.

Visando extrair o melhor que há em Typhlosion, seu moveset terá Flamethrower como principal fonte de dano, e recebendo STAB. Até lá, use Lava Plume. Em seguida, Strength é necessário para avançar no mapa e combina muito bem com seu STAB.

A fim de acompanhar o potencial destrutivo, Sunny Day foi escolhido por não só aumentar o dano de golpes do tipo FIRE como também eliminar o turno de carregamento do golpe Solar Beam, opção poderosa, porém custosa. Focus Blast, no final das contas, acaba sendo mais efetivo mesmo com baixa precisão, e por isso, é nossa recomendação.


Em termos de Nature, podemos escolher entre Mild (+10% SpA, −10% Def) ou Hasty (+10% Spe, −10% Def), mantendo assim nosso Attack neutro e com vantagens onde Typhlosion faz a diferença.

Ampharos

Ampharos é presença garantida nas equipes de Johto. O tipo ELECTRIC puro é muito bom na segunda geração, e quando combinado com o tipo FIRE de nosso inicial, poucos adversários conseguirão absorver o dano massivo da dupla.

Com a mudança de categoria, o Pokémon Luz perdeu um de seus principais trunfos: Fire Punch. O punho elemental de fogo agora é classificado como movimento físico e não mais especial. Contudo, isso não compromete sua usabilidade e utilidade para esta equipe.


Começamos seu moveset com Discharge, recebendo STAB e com 30% de chance de causar o efeito de PARALYZE, assim como sua passiva, Static. Desse modo, Ampharos pode ter até 60% de chance a cada turno de paralisar o adversário.

Signal Beam foi uma excelente adição e pode ser usado contra Pokémon do tipo GRASSPSYCHIC DARK, muito comuns na região de Johto e, de certa forma, em Kanto, e de quebra, possui 10% de chance de causar o efeito de confusão no alvo.

Para ajudar sua equipe, Ampharos conta com dois movimentos importantíssimos: Thunder Wave e Light Screen. O primeiro garante o efeito de paralisia nos adversários, enquanto o segundo aumenta a Special Defense da equipe inteira por cinco turnos.


Como opções de Nature, temos Modest (+10% SpA, −10% Atk) para causar mais dano ou Calm (+10% SpD, −10% Atk) para uma abordagem mais defensiva.

Heracross

O passar das gerações foi generoso com o besouro Hércules em termos de movimentos e disponibilidade. Os tipos BUG/FIGHT são ótimos ofensivamente e com grande cobertura neutra. Nos remakes, Heracross está mais forte do que nunca e certamente fará a diferença.

Com a chegada da terceira geração, técnicas como Aerial Ace e Brick Break foram adicionadas em seu arsenal e que são muito úteis em Johto. Curiosamente, Heracross pode ser capturado na cidade de Azalea, antes de enfrentarmos Whitney e sua terrível Miltank.


Um “pequeno” detalhe joga a nosso favor: a técnica Brick Break pode ser aprendida no Lv.19, mesmo nível da vaca leiteira. Ou seja, a vitória está muito mais perto no remake do que nas versões do Game Boy Color. Close Combat é aprendido no Lv.37, STAB poderoso e irá substituir o quebra-telhas.

Por esse motivo, os dois movimentos supracitados serão a base para seu moveset, usados em basicamente todas as batalhas importantes. Rock Tomb ajuda Heracross contra os voadores e diminui a velocidade dos adversários, ajudando não só ele como seus colegas. 

Em seguida, Shadow Claw surgiu como opção simples e imediata para ameaçar Pokémon do tipo GHOST e, principalmente, do tipo PSYCHIC. Se considerarmos sua habilidade, Guts, quando Heracross está sob o efeito das condições negativas BURNPARALYZE ou SLEEP, seu Attack é aumentado em 50%. Desejo boa sorte aos NPCs.


Claramente, a melhor Nature para Heracross é Adamant (+10% Atk, −10% SpA), embora Jolly (+10% Spe, −10% SpA) seja tão viável quanto, ainda mais considerando o possível aumento de Attack em virtude de sua habilidade.

Nidoking

O rei Nido está de volta! Depois de amargar o banco de reservas no melhor time para os remakes, Nidoking retorna de forma triunfal. Seus dois tipos, POISON/GROUND são perfeitos quando pareados com nosso inicial.

Seu vasto movepool e atributos balanceados são a combinação perfeita para usarmos na região de Johto. Em virtude de suas qualidades, Nidoking será usado nesta equipe como um coringa, ou seja, seu moveset terá golpes para cobrir diversos Pokémon.


Começamos com Dig, o único golpe de STAB do tipo GROUND que terá até poder aprender Earthquake, uma das melhores técnicas do jogo. Sludge Bomb também recebe STAB e pode envenenar o alvo, combinando muito bem com Dig.

As últimas opções de golpes são flexíveis e podem ser exploradas de acordo com o gosto do treinador. Fire Blast, Thunder e Blizzard são técnicas elementais alternativas e de grande força. Para finalizar, temos Surf, Thrash, Double Kick e até mesmo Iron Tail como boas opções.


Por conta de sua capacidade de causar dano em ambos os lados do espectro ofensivo, podemos considerar a Nature Rash (+10% SpA, −10%SpD) para conjuntos especiais ou Naughty (+10% Atk, −10% SpD) para uma abordagem mais física.

Lapras

O Pokémon transporte é simplesmente a melhor opção para ocupar o posto. O tipo WATER é muito bom em qualquer geração, ainda mais quando possui um segundo tipo. Em Johto, há muita margem para usar seu tipo secundário, ICE, por conta da inversão de tipos dominantes em relação à Kanto.

Outro ponto importante é que, diferente das versões originais e com a facilidade de se obter a técnica Ice Punch, em HGSS, são poucos os monstrinhos do tipo WATER com acesso a movimentos gélidos. Dessa maneira, aqueles que conseguem aprender se destacam dos demais.


Com perfil defensivo, mas com grandes capacidades ofensivas, Lapras atinge cobertura super efetiva similar à de Nidoking e, com isso, assim que entra em campo, os adversários estão com os dias contados.

Veja a seguir o potencial de Lapras em termos de movimentos: Surf recebe STAB e além de obrigatório para navegação, pode ser usado em batalha para causar muito dano. Ice Beam, outro STAB, complementa a cobertura e supera com facilidade os Pokémon do tipo DRAGON, que também ganharam certo destaque em Johto.

Seguindo com seu moveset, Thunder aparece como grande ferramenta de dano e, somado aos seus dois STABs, Lapras é capaz de vencer o campeão Lance sem a ajuda de seus colegas. O golpe derradeiro é Body Slam, que embora não cause muito dano, serve de opção para paralisar alvos imunes aos poderosos trovões.


No quesito Natures, Modest (+10% SpA, −10% Atk) é a principal opção por aumentar as capacidades ofensivas sem prejudicar a retaguarda. Contudo, para uma abordagem mais defensiva, tanto Calm (+10% SpD, -10% Atk) quanto Bold (+10% Def, -10% Atk) são excelentes opções. 

Murkrow

Localizada a oeste da ilha de Cianwood, a Safari Zone agora pode ser manipulada e várias áreas estão disponíveis para rotação. Para capturar Murkrow, no entanto, demora um pouco. Isso porque Baoba, dono do safari, propõe ao jogador duas tarefas, e a área que contém Murkrow não faz parte da rotação inicial.


A função de alterar as localidades do safari está disponível após a conclusão da segunda tarefa, que é desbloqueada após três horas jogadas (mas não seguidas) a partir da realização da primeira. Siga os passos abaixo para acumular as horas de jogo necessárias com atividades da campanha e side-quests para melhorar a equipe. 
  • A primeira tarefa está disponível após curarmos Amphy no farol da cidade de Olivine, portanto, não desafie Chuck na ilha de Cianwood logo de cara;
  • Antes de começar as atividades, anote as horas totais de gameplay após a conclusão da primeira tarefa para ter a referência;
  • Concluindo o primeiro desafio, vença os treinadores a leste de Cianwood na rota 41 para evoluir Flaaffy em Ampharos;
  • Volte para Cianwood e vença Chuck. Ao retornar para Olivine, não use Fly: nade pelas rotas 41 e 40;
  • Não utilize os itens Repel, Super Repel e Max Repel, pois a cada encontro de Pokémon selvagem, gastamos aproximadamente 16 segundos no processo;
  • Vença a líder de ginásio Jasmine;
  • Caminhe (sem correr ou usar a bicicleta) até a cidade Mahogany, suba para o Lake of Rage para obter a Red Scale com o Gyarados shiny e derrote o Team Rocket em seu esconderijo;
  • Vença o líder de ginásio Pryce;
  • Participe do Pokéathlon até conseguir 3000 pontos para poder comprar o item Dusk Stone após vencermos a Elite Four;
  • Resolva os quebra-cabeças na Ruins of Alph e colete os Unowns com as letras de seu nome (nessa parte eu me diverti muito).
Toda essa espera vale a pena, acredite. Murkrow é um Pokémon dos tipos DARK/FLYING, rápido e com bases Attack e Special Attack idênticas. Ainda, podemos evoluí-lo em Honchkrow após o título de campeão.

Seu moveset terá Fly para mobilidade e uso em batalha. Dark Pulse é um excelente STAB e aproveita de seu bom Special Attack. Até obter esta técnica, Feint Attack (antes era 'Faint') é nossa opção. Se preferir a evolução, Night Slash é incrível e combina com sua habilidade Super Luck.

Para finalizar, Shadow Ball completa a cobertura neutra e pode reduzir a Special Defense do oponente, logo, é um bom par para Dark Pulse. Secret Power se adequa ao local onde é usado, e durante batalhas em prédios ou terreno comum torna-se Strength, causando o efeito de PARALYZE nos adversários.


Devido ao seu perfil ofensivo e com defesas pífias, as Natures recomendadas são Naughty (+10% Atk, -10% SpD) ou Rash (+10% SpA, -10% SpD), e a escolha por cada uma delas depende dos golpes usados pelo corvo.

Opcionais

Gyarados

O Pokémon atrocidade foi movido para o banco de reservas, pois Lapras é obtida praticamente no mesmo momento do jogo, com a singela diferença de ter acesso ao movimento Surf já no Lv.20 e Ice Beam no Lv.32, algo que Gyarados atinge somente no Lv.32 com Ice Fang e no Lv.35 ao aprender Aqua Tail, ou seja, muito tempo depois.

Não é que Gyarados seja ruim, longe disso. A grande diferença é que, diferente das versões Diamond/Pearl/Platinum, onde a serpente brilha de fato, é que em Johto o ritmo é mais acelerado, e a baixa curva de níveis acaba impactando nisso.

Miltank

Pesadelo nos anos 2000, Miltank foi considerada para compor o elenco por respeito e por ser muito boa também nos remakes. O tipo NORMAL puro ajuda muito os inicias do tipo FIRE e em Johto, é ainda mais acentuado pelo fato dos adversários serem muito frágeis contra esses dois tipos combinados.

Com o passar dos anos e das gerações, os novos golpes e habilidades fazem de Miltank um excelente Pokémon e que perde pouco para os demais. Ao pesarmos na balança os prós e contras em relação aos outros membros, apenas Nidoking seria substituível, porém, as qualidades do rei Nido superam as da vaca leiteira.

Fearow

Se todo o trabalho e esforço dedicado para obter Murkrow não lhe atraiu, saiba que Fearow continua disponível e por ser obtido com outro Trainer Id, o ganho de experiência será acelerado e, com isso, sua progressão é simples e direta.

O ponto negativo é a redundância com Typhlosion, já que seu STAB FLYING vence praticamente os mesmos tipos do tipo FIRE. Seu movepool é limitado e as opções de cobertura são bem parecidas com as de Murkrow, a diferença é a ausência de STAB nos golpes do tipo DARK.

Melhores Times HeartGold/SoulSilver


E assim, finalizamos mais um melhor time. A diferença entre as versões base e remakes foram cruciais para a montagem da equipe, sem contar a perda de relevância de Typhlosion.

A intenção é que, com este grupo, você consiga vencer com facilidade os desafios da região de Johto, tanto na história principal, como no pós-jogo recheado de atividades.

Gostou do time? Acha que outro Pokémon teria lugar na equipe? Vale a pena o esforço para ter Murkrow? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.