Pokémon HeartGold/SoulSilver (DS): O melhor time para a região de Johto (Remake) — Edição Meganium

Modo hard on! Pronto para vencer duas regiões com aquele que é considerado o pior inicial de todos os tempos?

em 15/09/2024



Escolher Chikorita na região de Johto implica ter mais desafios do que qualquer outro membro do trio de iniciais, talvez até de qualquer outro da franquia inteira. Os tipos dos especialistas da segunda geração são completamente eficazes contra o tipo GRASS de Meganium, um grande contraste em relação à primeira geração, na qual Venusaur reina.

Por conta desse pequeno detalhe, Meganium e sua equipe têm a árdua missão de vencer e convencer você, leitor, a se aventurar pela região de Johto com o inicial considerado por muitos como o pior de todos os tempos. 

Eu não diria isso, já que nos remakes HEARTGOLD/SOULSILVER, Typhlosion foi consideravelmente enfraquecido e está longe dos dias de glória das versões originais. Arrisco dizer que ambos estão no mesmo nível, e Feraligatr está muito à frente por conta das mudanças entre a segunda e a quarta geração.

Se você gosta de um bom desafio e quer se provar como um treinador Pokémon, então escolha Chikorita. Pessoalmente, é meu inicial favorito da segunda geração não somente por isso: me apaixonei por Meganium na versão Crystal por seu sprite vistoso e que foi refeito em relação a Gold/Silver.

Para quem não está acostumado com a fórmula do melhor time, estes são os critérios:
  • Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em ambas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
  • Os Pokémon escolhidos têm plena capacidade de lidar com os Gym Leaders (Kanto e Johto), Rival, Elite Four, Campeão, Equipe vilã e o chefão final, Red;
  • As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four, ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
  • Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, mesmo aqueles que podem ser capturados cedo no jogo, como Raikou e Entei;
  • Evoluções de pós-jogo serão consideradas somente se as formas iniciais/intermediárias forem relevantes a ponto de a evolução não ser obrigatória para o sucesso do Pokémon.
Sem mais delongas, eis a melhor equipe para Johto, nas versões HeartGold e SoulSilver, edição Meganium. Boa leitura a todos!

Meganium

De perfil defensivo e com poder ofensivo mediano-baixo, Meganium se destaca em relação a Feraligatr e Typhlosion por necessitar mais de sua equipe, ou seja, é bem mais dependente e não conquistará nada sem o devido apoio.

Além do tipo GRASS ser conhecido por não ser muito presente no ataque, suas cinco fraquezas contribuem ainda mais para o desempenho abaixo do esperado. Em Johto, essa característica é explorada de forma cruel já nos primeiros momentos da aventura.

Dos oito ginásios presentes, a linha evolutiva de Chikorita não possui vantagem direta contra nenhum deles, apenas quando consideramos seus tipos secundários. Ainda assim, contra Pryce, por exemplo, líder de ginásio do tipo ICE, todos os seus comandados são fracos para o tipo GRASS, contudo, é uma faca de dois gumes.


Contra a Elite Four então, é pior ainda. Nem mesmo os tipos secundários ajudam. Nosso rival? Também não alivia: todos os monstrinhos vencem Meganium de alguma forma.

Entretanto, temos que apresentar um moveset que, minimamente, permita que Meganium participe das batalhas. Começamos por Petal Dance, STAB (poderoso?) e funciona similar ao golpe Outrage. Até lá, Razor Leaf e Magical Leaf são as opções indicadas.

Em seguida, sua marca registrada: Body Slam. Enquanto isso, Strength ou Headbutt são satisfatórios. Pode soar estranho, mas Earthquake é uma boa opção para superar adversários dos tipos FIREPOISON e STEEL; todos com resistência ao tipo GRASS. Dig pode ser usado durante a campanha até obtermos o terremoto.

Por fim, Reflect ou Light Screen podem ser considerados para ajudar o time a absorver melhor dano físico ou especial. Diferente do jogo base em que Light Screen é melhor por conta da categoria de dano ser por tipo e não por movimento, no remake, Reflect é a melhor opção, especialmente contra Lance.


A fim de extrair o melhor potencial de Meganium, a Nature Quiet (+10% SpA, -10% Spe) é indicada para aumentar o dano de seu STAB e manter o Attack neutro para uso dos golpes de cobertura. Evidentemente, não espere toneladas de dano do Pokémon erva, afinal, não é esse o objetivo.

Crobat

Diferentemente do Crobat presente no melhor time de Feraligatr, nosso morcegão terá um papel mais ofensivo, destacando-se por sua praticidade e utilidade, além de manter sua marca como pivô da equipe.

Sua combinação de tipos, POISON/FLYING, é muito boa quando aliada ao nosso inicial. Nos primeiros estágios da aventura, Zubat se mostra um apoio consistente para as batalhas que Chikorita não se sai bem.


Adicionalmente, Crobat possui resistências que combinam com seus colegas, formando um grupo coeso e com resposta para todas as adversidades. Por esse motivo, a presença do Pokémon morcego no time vai além de simplesmente causar dano, e de forma rápida.

Abrimos seu moveset com Fly, técnica de viagem rápida e que pode ser usada em batalha para causar um bom dano. Em seguida temos Poison Fang, STAB e com altas chances de causar o efeito de envenenamento tóxico no adversário e será usado até que possa aprender Cross Poison. Este golpe requer o item Heart Scale, mas o esforço vale a pena. 

Graças à sua alta velocidade e à elevada chance de crítico da técnica, é bem provável que Crobat elimine seu adversário tão rápido que não haverá tempo de resposta. Para finalizar, U-Turn também é um prêmio por derrotarmos um líder de ginásio, no caso, Bugsy. Com este movimento, Crobat pode se reposicionar e trazer para o campo um de seus colegas.


Em termos de Nature, Adamant (+10% Atk, -10% SpA) é a melhor opção para obter o máximo de poder e aproveitar sua velocidade sem sacrificar as defesas. Jolly (+10% Spe, -10% SpA) até pode ser considerada, mas haverá perda de potência significativa.

Magmar

Retornando para o melhor time considerando Meganium como inicial, Magmar sofreu, assim como Typhlosion, a perda de Thunder Punch como golpe de cobertura. Isso impactou diretamente em como usamos o Pokémon cuspidor de fogo.

Gosto de classificar Magmar como um miniTyphlosion pela similaridade de atributos e movimentos à disposição e por ser do tipo FIRE puro. Em termos de atributos, temos em mãos um atacante especial rápido, mas que também pode ser misto ou totalmente físico.


Considerando o modelo aplicado na montagem desta melhor equipe, Magmar terá um moveset voltado para o Special Attack e com um movimento físico para aproveitar a cobertura.

Lava Plume e Flamethrower são fortes golpes de STAB e derretem tudo pelo caminho. Fire Blast pode ser usado em vez de Lava Plume para obter mais força bruta. Feint Attack é útil contra Morty, além de negar as reduções de precisão aplicadas em Magmar.

Finalizamos com Focus miss Blast, técnica do tipo FIGHT e muito poderosa, com chances de reduzir a Special Defense do adversário, arredondando a cobertura neutra. É importante mencionar que seu uso é situacional por conta da baixa precisão.


A melhor Nature para essa combinação é Mild (+10% SpA, -10% Def), maximizando o dano de Magmar e mantendo a velocidade neutra. Hasty (+10% Spe, -10% Def) também é viável, contudo, perderemos uma boa parte do potencial ofensivo a troco de um pequeno aumento de agilidade.

Miltank

Girafarig estava ocupando esta posição até perceber que Miltank é superior em pontos importantes para o bom funcionamento da equipe. A vaca leiteira possui a habilidade Thick Fat, aliviando as fraquezas para os tipos FIRE e ICE, similar ao que vimos no melhor time para FireRed/LeafGreen com Snorlax.

Rápida e com potência ofensiva moderada, o papel de Miltank na equipe é servir como pilar defensivo e de certa forma, um segundo pivô ao lado de Crobat. Por ser um monstrinho do tipo NORMAL puro, apenas o tipo FIGHT causa dano dobrado, algo que Crobat tira de letra ao ter resistência quádrupla.


Portanto, seu moveset foi projetado para desempenhar uma função defensiva e com a possibilidade de causar um bom dano. Body Slam recebe STAB e ainda pode paralisar os adversários. Zen Headbutt é sua segunda opção de dano e pode causar o efeito de stun, formando o combo para-flinch.

Milk Drink recupera 50% de seu HP total e pode ser usado fora das batalhas caso suas Potions tenham acabado. Isso, no entanto, tira parte do HP de Miltank para recuperar um aliado. Finalizamos com Rock Smash, ótima técnica para treinamento e também para quebrar pedrinhas no mapa.


Com base nessa combinação, a melhor Nature para Miltank é Adamant (+10% Atk, -10% SpA), no entanto, Impish (+10% Def, -10% SpA) é completamente viável. Caso opte pela segunda, considere Heal Bell no lugar de Rock Smash.

Lanturn

O Pokémon Luz ganhou sua vaga na equipe após diversos testes com monstrinhos do tipo WATER. O critério de desempate? Seu tipo secundário, ELECTRIC, fez total diferença. Ainda, seu bom movepool jogou a seu favor e permitiu que Lanturn pudesse figurar no time principal.

Lanturn, inclusive, é excelente quando combinado com Meganium pelo alcance atingido pela combinação GRASS/FIRE/WATER. Em termos de flexibilidade e cobertura, as equipes dos iniciais do tipo GRASS tendem a possuir essa característica justamente por participarem das equipes.


Veja a seguir o potencial em termos de movimentos: Surf recebe STAB e além de obrigatório para navegação, pode ser usado em batalha para causar muito dano. Discharge é o segundo STAB e permite que Lanturn vença outros monstrinhos tipo WATER, além de ganhar resistência ao tipo FLYING.

Signal Beam complementa a cobertura neutra e pode ser usado para superar monstrinhos dos tipos GRASSDARK, e PSYCHIC. Por fim, Blizzard auxilia na luta contra os dragões de Lance. Com este moveset, Lanturn se assemelha a Lapras e Ampharos simultaneamente, algo que somente o peixe azul e amarelo pode fazer.


No quesito Natures, Modest (+10% SpA, -10% Atk) é a única opção por aumentar as capacidades ofensivas sem prejudicar a retaguarda. Não vale a pena considerar Natures que aumentam a velocidade, e seu Attack é consideravelmente inferior.

Mamoswine

Swinub está disponível no Ice Path, local acessível apenas após o sétimo ginásio, contudo, é uma excelente adição para o time justamente pelo momento em que se torna útil. Dos tipos ICE/GROUND, Mamoswine possui cobertura neutra e superefetiva invejável apenas considerando seus STABs.

Às quartas-feiras e aos domingos, o item Heart Scale está disponível para compra no Pokéathlon, e com isso podemos ensinar ao nosso querido Piloswine o movimento chamado Ancient Power, necessário para evoluí-lo em Mamoswine.


Em posse de um Attack monstruoso e relativamente rápido, o Pokémon presas duplas é de suma importância para nosso sucesso contra a Elite Four e os ginásios da região de Kanto, já que este time foi montado para superar todos os desafios, seja da história principal ou do pós-jogo.

Seu moveset é simples e prático: Earthquake e Ice Fang. Com apenas dois movimentos teremos força suficiente para obliterar os adversários. O restante é apenas para completar. Rock Tomb é útil para o time como um todo, já que reduz a velocidade do adversário e Strength serve como opção de dano geral.


Suas opções de Nature transitam entre Adamant (+10% Atk, -10% SpA) e Jolly (+10% Spe, -10% SpA) assim como os outros atacantes físicos da equipe. Caso considere a segunda, Mamoswine poderá ultrapassar o Dragonite mais forte de Lance estando até três níveis abaixo.

Opcionais

Octillery

Finalmente o polvo vermelho de Johto pôde ser considerado para uma melhor equipe. Com um movepool excelente e ótimo Special Attack, Octillery é, sim, uma potência a ser considerada, e com méritos.

O ponto negativo é a demora para obtê-lo: para capturar um Remoraid, temos que pescar no lago da rota 44, a leste da cidade de Mahogany. Essa localização, no entanto, está disponível apenas após vencermos sete ginásios e derrotar o Team Rocket na Radio Tower.

Heracross

Opção no lugar de Magmar, Heracross ficou no banco desta vez em virtude do arquétipo do time não aproveitar suas qualidades como as outras duas equipes. Ainda, aumenta as fraquezas para os tipos FIRE e FLYING, muito comuns nas duas regiões.

Mas não se deixe enganar: o besouro Hércules ainda é poderoso e certamente fará bom uso de suas capacidades ofensivas, especialmente contra os líderes de ginásio da região de Kanto.

Melhores Times HeartGold/SoulSilver

Melhor time HeartGold/SoulSilver - Meganium



Com isso, finalizamos os melhores times para os remakes HeartGold/SoulSilver. Agora, você, leitor, terá recursos suficientes para iniciar sua jornada pela região de Johto independente do Pokémon inicial escolhido.

Embora não seja o melhor Pokémon inicial para concluir o jogo, há certos momentos em que Meganium tem sua utilidade, e mesmo com tudo e todos contra, ainda é meu inicial favorito para essas versões.

E então, leitor, o que achou da equipe? Acha que algum monstrinho do time requer muitos recursos para ficar pronto e simplesmente não compensa? Ainda, ter quatro monstrinhos com a letra M é um exagero? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Vitor Tibério

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.