A qual linha do tempo pertence Echoes of the Wisdom?

Há muitas possíveis pistas do posicionamento do jogo na linha temporal, mas nada está definido.

em 21/09/2024

Se há algo que sempre movimentou os fãs da franquia Zelda, esse algo são as diversas teorias que rondam diversos aspectos da franquia, seja com relação a personagens, localidades, acontecimentos. Mas a linha do tempo, em especial, sempre gerou discussões e mais discussões entre o público, mesmo após uma oficialização sobre o tema. E desde o seu anúncio e trailers, Echoes of Wisdom levantou novamente os ânimos quanto à eterna e divertida questão, onde essa nova aventura se encaixa? E é isso que discutiremos aqui.

A geografia de Hyrule


Desde o primeiro trailer até os primeiros vislumbres do mapa que servirá de guia da jornada, muitos dos jogadores mais antigos (e outros nem tanto assim) e teorizadores notaram de cara a indiscutível semelhança da geografia de Hyrule de Echoes of Wisdom (EoW), A Link to the Past (ALttP) e A Link between Worlds (ALbW), sendo esses dois últimos se passando na mesma linha de tempo e sendo vistos como continuações um do outro, o que torna um forte indício da presença de EoW na linha do tempo do Herói Caído e da Guerra do Aprisionamento.

A posição de diversos locais icônicos entre EoW e os dois outros jogos supracitados, como Death Mountain e o Castelo de Hyrule, entre diversos outros pontos, passagens, lagos, desertos, são praticamente os mesmos, mudando apenas a escala. É notável como em Echoes of Wisdom esse mundo parece ampliado, tendo, por exemplo, a Cidade do Castelo e não apenas o castelo em si, ou então a presença de áreas que permitem a presença de raças que não são presentes em ALttP e ALbW, como os Gorons no vulcão, as Gerudos no deserto de mesmo nome e praias com seus Zoras mais anádromos (podem circular pela água salgada ou doce), que vamos chamar aqui de Zoras comuns, para facilicar.

As duas raças de Zora


A presença de duas raças ou subespécies de Zora também dá margem para muita teorização, mas fato é que em apenas uma linha do tempo há Zoras dos rios (aqueles que aparecem do primeiro jogo da franquia e em ALttP e ALbW), a do Herói Caído, uma das ramificações que ocorrem ao fim de Ocarina of Time. Agora, a presença de Zoras tradicionais junto com aqueles dos rios levanta uma possibilidade interessante.

Os zoras dos rios provavelmente são uma variante dos comuns, que se especializaram exclusivamente para o ambiente de água doce em algum momento na linha do tempo supracitada, já que não aparecem ou são citados em mais nenhuma outra e em Ocarina of Time (OoT) só existia a vertente comum. Ainda assim, de ALttP em diante os  comuns não estão mais presentes, o que pode indicar que eles podem ter sido extintos em algum momento dessa linha do tempo. O que, por sua vez, pode indicar que Echoes of Wisdom pode se passar em algum momento posterior a OoT e anterior a ALttP. 

A Guerra do Aprisionamento: a extinção dos Gorons, Gerudos e Zoras comuns?

A guerra do aprisionamento por Artrobot9000

Não foram apenas os Zoras comuns que aparentemente desapareceram de Hyrule nessa linha do tempo, Gorons e Gerudos também não são vistos aqui. Pode-se argumentar que há Gorons nos jogos Oracle of Ages e Oracle of Seasons, mas é preciso notar que esses jogos não se passam em Hyrule e sim em reinos próximos, enquanto  no reino da Princesa Zelda eles já não são encontrados. Mas o que pode ter levado ao desaparecimento, ou migração ou extinção desses povos, seja lá o que for, para fora do reino principal da franquia? A Guerra do Aprisionamento.

Esta guerra ocorre em algum momento após a queda de Link perante Ganondorf (ou Ganon), em uma das ramificações da linha do tempo em OoT. Nesse evento, Ganondorf consegue completar a triforce, se tornar uma criatura monstruosa e transformar o reino Sagrado no Dark World. Em um último recurso, o rei de Hyrule e, eventualmente, os demais povos fizeram uma ofensiva junto aos sábios para tentar deter Ganon. Os exércitos foram praticamente aniquilados, Hyrule ficou devastada, mas os sábios conseguiram selar o Dark World e Ganon.

Uma catástrofe dessa magnitude que levou o reino a um terrível momento de declínio de sua glória anterior pode, com o passar do tempo, ter levado ao enfraquecimento e, efetivamente, ao desaparecimento de diversos povos. O que explicaria a ausência desses grupos no futuro dessa linha temporal. Assim, é possível imaginar que Echoes of Wisdom se passe em algum momento após essa guerra, e, antes de ALttP, em um ponto singular em que todas essas raças ainda coexistiam.

O rei do mal, Ganon


Outro ponto que parece fortalecer a ideia de que o jogo protagonizado pela princesa de Zelda faz parte da linha temporal de ALttP é a presença do rei do mal, Ganon, a forma  demoníaca de javali humanoide de Ganon, que aparece sendo derrotado por Link logo nos primeiros trailers. Essa encarnação do vilão é quase exclusiva dessa linha do tempo, exceto por Four Sword Adventures.

Cronologicamente, essa forma aparece pela primeira vez em Oot (embora essa forma seja a mais diferente entre elas) e vai prevalecer nas aparições do vilão até The Legend of Zelda (o jogo original). O design de Ganon na introdução de Echoes of Wisdom também faz referência direta às versões de ALttP, ALbW e mesmo à versão da primeira entrada da franquia. Embora apenas fatores estéticos possam não ser indícios definitivos, as semelhanças são muitas para serem apenas mera referência, visto que a franquia tem sido bem consistente nas escolhas de design de cada entrada.

Consistência na construção de mundo


Ainda quanto à consistência de design, de personagens ou do mundo, vale notar alguns pontos interessantes. Jogos da franquia, que tem uma continuação direta ou extremamente próxima em sua narrativa, costumam manter diversos aspectos o mais parecidos quanto possível. A exemplo temos A link to the Past e a A Link between Worlds, The Wind Waker e The Phantom Hourglass, e Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, que mantém uma construção de mundo muito próxima e um sentido de coesão narrativa através dos designs.

Assim, a existência de uma versão de Ganon tão próxima de outras da linha do tempo do Herói Caído, bem como a construção de mundo e mapa muito próxima a de no mínimo dois jogos dessa mesma linha temporal, diminui em muito a possibilidade de serem meras coincidências e escolhas apenas por opção estética.

Echoes of Wisdom em outra linha do tempo: algum indicativo?

Pelo pouco que pudemos ver até então, pelos trailers e gameplays de demos do jogo, há muito poucos detalhes que parecem fazer alguma referência a outros jogos da franquia como, por exemplo, o capuz que Zelda usa, herdado de Link, que tem elementos do visual das roupas e do capuz de Link em Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, ou mesmo as mecânicas que são bem inspiradas nas mecânicas desse último jogo. Mas aspectos de gameplay por si só não ajudam a colocar o jogo em qualquer posicionamento, e os detalhes da túnica parecem ser apenas parte da composição do visual mais moderno de Link.

Nada definido


Apesar de tudo o que foi discutido nesse texto, como vimos nas recentes entradas da franquia, Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, a rigidez de posicionamento dos jogos com relação às linhas do tempo parece ter sido relaxada, para flexibilizar e permitir às equipes de desenvolvimento dos jogos da franquia poderem experimentar e dar mais vazão à criatividade na hora de produzir os jogos. Assim, mesmo que muitos pontos possam indicar que Echoes of Wisdom faça parte da linha do tempo do Herói Caído, possivelmente anterior a ALttP, nada impede que o jogo seja colocado de forma ambígua e separado do resto das linhas temporais, assim como BotW e TotK.

Revisão: Cristiane Amarante
Siga o Blast nas Redes Sociais

Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde, está escrevendo pela internet afora há mais de dez anos e com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Registrando as aventuras nos games no Instagram (@lordeverse) e Twitch (@lordeverso).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).