Os melhores jogos de luta no Nintendo Switch

O Nintendo Switch é recheado de uma grande variedade de titulos de luta para cair na pancadaria.

em 08/08/2024

O Nintendo Switch, sendo um console tão versátil por suas qualidades e natureza híbrida, atraiu muitos jogos de luta para a plataforma. Em homenagem ao espírito de combate da EVO 2024, vamos elencar alguns dos jogos de luta imperdíveis do console!

10 – Under Night In-Birth II [Sys:Celes]


Este é um dos mais interessantes e ricos jogos de luta estilo anime disponíveis. Com um elenco grande e diversificado de personagens, ele consegue abarcar uma imensa variedade de estilos de gameplay. Cada personagem tem seu próprio estilo, habilidades e estratégias que podem ser aplicadas, acompanhando a estética e a narrativa oferecida pelo jogo.

Under Night In-Birth II melhora em todos os aspectos em relação à entrada anterior da franquia, aumentando a qualidade das animações, movimentos, música e até da narrativa. Mas seu maior ponto positivo é o equilíbrio dos personagens, que têm seus pontos fortes e fracos bem definidos. Mesmo os que parecem mais poderosos podem ser superados. É um prato cheio para amantes de animes e jogos de luta.

9 – ARMS


ARMS tem o DNA da Nintendo como poucos jogos. A empresa subverte novamente o gênero de luta com uma visão própria. A mecânica principal do jogo é única e inovadora, baseada em braços extensíveis como molas, esquivas precisas e o uso das arenas como mecânica, utilizando os sensores de movimento dos Joy-Con. 

O alto nível de customização dos personagens também é um dos pontos fortes, com uma quantidade imensa de braços com atributos diferentes para cada personagem. Arms é um jogo muito divertido e fácil de aprender, com controles de movimento que o tornam uma experiência única.

8 – Capcom Fighting Collection


Recheada de diversos jogos de luta clássicos da Capcom, esta coletânea oferece a oportunidade de conhecer jogos com diversos tipos de jogabilidade, estética e visões diferentes. A coleção contém principalmente jogos da franquia Darkstalkers, além de títulos como Pocket Fighter e outros mais desconhecidos, como Cyberbots.

Essa coletânea é uma ótima oportunidade para relembrar e experienciar jogos que se distanciam da franquia principal da Capcom e que acabaram ficando à sombra de Street Fighter.

7 – Samurai Shodown


Samurai Shodown transporta tudo o que a franquia tem de bom para os tempos modernos. O estilo de jogabilidade se mantém próximo dos jogos originais, mas é aprimorado com novas ideias e a fluidez dos melhores jogos de luta atuais. No Switch, o visual é um pouco mais conciso, mas isso é um pequeno sacrifício para mantê-lo rodando próximo aos 60 fps, sem quedas garantindo o ritmo das lutas.

Samurai Shodown é um ótimo jogo tanto para quem deseja a nostalgia dos títulos originais da franquia, quanto para novos jogadores que querem experimentar um pouco das entradas anteriores.

6 – Street Fighter 30th Anniversary Collection


Contendo todos os clássicos principais da franquia Street Fighter, inclusive vários que foram palco de partidas históricas na EVO. Nesta coletânea, o jogador tem acesso a diversos jogos como Street Fighter II e suas várias versões, Street Fighter Alpha e suas continuações, e Street Fighter III e suas versões/continuações, totalizando 13 jogos. Não é difícil dizer que esta coletânea é uma das melhores formas de conhecer ou relembrar a franquia Street Fighter, tanto no modo single player, multiplayer local ou online.

5 – The King of Fighters ‘98


Considerado um dos melhores jogos da franquia The King of Fighters, se não o melhor, é uma celebração de tudo o que a série fez até então, reunindo todos os 38 lutadores presentes nos quatro primeiros jogos, embora não tenha uma história canônica.

The King of Fighters ‘98 é um dos favoritos dos jogadores de longa data pela jogabilidade aprimorada e elenco completo de personagens. Por isso, é indicado para quem deseja conhecer a franquia, oferecendo a possibilidade de experimentar a série em seu ápice.

4 – Persona 4 Arena Ultimax


Transportar jogos de um gênero para outro de forma competente, agradando tanto aos fãs de longa data, quanto aos novos jogadores, nem sempre é uma tarefa fácil. Com Persona 4 Arena Ultimax, a tentativa foi bem-sucedida.

Lançado originalmente em 2013, Persona 4 Arena Ultimax chegou ao Nintendo Switch em 2022 através de um ótimo port. O jogo reúne personagens dos jogos Persona 3 e 4, apresentando mecânicas únicas e diversas possibilidades de estratégias. Uma das mecânicas mais interessantes é a possibilidade de usar as Personas em combate, algo similar ao uso de lutadores parceiros em Mortal Kombat 1, mas muitos anos antes. Persona 4 Arena Ultimax é certamente uma das mais divertidas adições do gênero ao Switch.

3 – Mortal Kombat 11


Diferentemente do problemático Mortal Kombat 1, que chegou quebrado ao console da Big N, Mortal Kombat 11 funcionou de forma satisfatória desde o lançamento e só melhorou com o tempo.

Com ótimos personagens, uma das melhores jogabilidades da franquia, modo história coerente e interessante e modo online funcionando tranquilamente, é um dos melhores jogos de luta no Switch. Infelizmente, foi abandonado após o lançamento do título mais recente da franquia.

2 – Dragon Ball FighterZ


Dragon Ball Z é provavelmente o anime com maior quantidade de jogos. Muitos são bons, outros nem tanto, mas é quase impossível encontrar um gamer que nunca tenha jogado ao menos um título de luta de Dragon Ball.

Enquanto os jogos de luta da série Dragon Ball, como Budokai Tenkaichi e Xenoverse, focam em imensas arenas 3D, FighterZ retorna ao estilo 2D padrão, incorporando o combate em times no melhor estilo de The King of Fighters ou Marvel vs. Capcom. O modelo de luta três contra três, com companheiros entrando em cena para disparar rajadas de energia ou complementar combos, é icônico e captura o estilo frenético, brutal e emotivo do anime.

Dragon Ball FighterZ roda de forma fluida e é uma das melhores experiências de luta no Switch.

1 – Super Smash Bros. Ultimate


Sem surpresas para ninguém, Super Smash Bros. Ultimate é o melhor jogo de luta no Nintendo Switch e um dos melhores jogos de luta disponíveis atualmente. A franquia, que começou na era do Nintendo 64, logo se tornou uma das mais marcantes da Nintendo e do mundo dos jogos de luta, muito disso por não seguir as tendências estabelecidas do gênero e pelo carisma e variedade de personagens.

Super Smash Bros. Ultimate refina todos os aspectos das entradas anteriores. A jogabilidade é frenética, fácil de aprender, mas com profundidade, atraindo tanto jogadores casuais, quanto os mais dedicados. Além disso, Ultimate oferece conteúdo quase infinito, com modos de jogo variados, colecionáveis e eventos recorrentes até hoje. Apesar de o modo online deixar um pouco a desejar, ainda é o melhor jogo de luta na plataforma.

Entre clássicos e modernos

Se bate aquela vontade de uma jogatina de luta, seja por saudade dos clássicos ou simplesmente interesse de experimentar o que há de melhor no gênero hoje, o Switch é o lugar certo. Recheado de uma diversidade imensa de jogos de luta, de clássicos até os títulos exclusivos da Nintendo, sem deixar de passar pelos diversos indies; ele é uma das melhores opções hoje. Então escolha seu título preferido e parta para a briga.

Revisão: Vitor Tibério


Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde é Bacharel em Letras, redator na web há mais de dez anos e escritor com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, é fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Ocasionalmente faz lives na twitch: @lordeverso
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.