Resumo do Nintendo Museum Direct 19.08.2024: Uma espiada na história da Nintendo

Confira algumas das exibições no museum em homenagem a Nintendo.

Ontem (19/08), a Nintendo realizou uma nova apresentação Nintendo Direct, mas focada em algo especial. Com cerca de 13 minutos, o evento foi destinado a mostrar um pouco do aguardo Nintendo Museum, que será inaugurado em 2 de outubro.

Na transmissão, Shigeru Miyamoto leva o telespectador para alguns cantos das galerías, mostrando o que aguarda os visitantes na mostra.

Legado até na fundação

Logo no começo da transmissão, Miyamoto compartilha uma curiosidade do local em que o museu se encontra: ele foi construído em Kyoto, no mesmo local onde a fábrica de cartas de Hanafuda da empresa era localizada. 

Onde era o estacionamento de caminhões agora tem uma estrutura tematizada de plataformas de Mario. Miyamoto também compartilha que ele costumava ir bastante na fábrica quando entrou na empresa na década de 70.

Galeria de consoles

Em seguida, uma das partes do segundo andar é revelada, mostrando a basta galeria de consoles da Nintendo, do Famicom/NES até o Switch, com cada sessão enfeitada com controles enormes para referenciar o hardware em exposição. Além disso, ele também fala da vasta história da empresa, tendo sido fundada 135 anos atrás, em 1889.

Em cada uma das sessões, os consoles são exibidos e, se tiverem uma versão regional diferente, é exibida ao lado como o Famicom (versão japonesa) e o NES (sua contraparte internacional). Não só isso, como as versões diferentes dos cartuchos e suas embalagens também são mostradas.

Acima dos estandes, monitores transmitem os jogos dos consoles, contendo auto falantes inteligentes que são ativados com a aproximação do espectador.

1! 2! 3! RESPIRA! 1! 2! 3!

Em outra parte, periféricos que usam o corpo todo são mostrados. Vale notar, por exemplo, o Power Pad, um tapete especial criado para o NES que usava os passos do corpo para controlar os jogos como Family Fun Fitness e World Class Track Meet.

Miyamoto também revela a evolução gráfica do ? Block, a icônica bloco de itens de Mario e como ela foi alterando com os jogos da franquia.

A origem das espécies

Em mais uma sessão, a evolução dos gráficos das franquias da Nintendo é mostrada por telas e seus respectivos consoles. No vídeo, é rapidamente mostrada a evolução da franquia Mario do NES até o Switch, mas Miyamoto confirmou que outras franquias como The Legend of Zelda também estão inclusas.

Gênese da diversão

O museu não está apenas destinado aos jogos da Nintendo. Entre os jogos de carta e os videogames, a empresa expandiu seus horizontes com a criação de diversos produtos para atender o povo japonês como Mamaberica (uma linha de carrinhos de bebê) e Copilas (impressoras e copiadoras). 

Um dos itens que recebeu bastante foco na transmissão foi um revólver de brinquedo, iniciando o interesse da Nintendo pelo virtual. Não só isso, o Color TV-Game (a primeiríssima incursão da empresa no mercado de games como uma cópia de Pong) está em exposição, lançado em 1977, mesmo ano que Miyamoto se juntou a Nintendo.

Brincando e aprendendo

Depois, Miyamoto vai para o primeiro andar, detalhando que o chão é interativo e que os visitantes podem jogar um tradicional jogo de cartas japonês chamado Hyakunin Isshu, utilizando do celular para interagir.

Miyamoto confirma que neste andar existem oito experiências diferentes para se divertir e aprender, além de mostrar um dos cartões disponíveis de quando entra no museu (no caso dele, um sprite 8-bits de Mario) que é usado como moedas para participar das experiências.

HOMERUN!!!!!

Na primeira das três experiências mostrada, salas com grades e enfileiradas estão atrás de Miyamoto. Na introdução, ele diz que elas contém a Ultra Machine, um dos brinquedos originais da empresa lançado em 1968, que disparava bolas em sucessão como máquinas de treinamento de tênis, além de falar sobre a Ultra Machine DX, uma versão melhorada lançada no mesmo ano que ele entrou na Nintendo, compartilhando que teve um pouco de desenvolvimento no brinquedo.

As salas são recreações de como eram as casas japonesas na época do lançamento do brinquedo e o objetivo da atividade é acertar os diferentes itens nas paredes que reagem com os impactos, como garrafas que giram e Copilas imprimindo um arquivo.

Preparar... Apontar... FOGO!!!

Em seguida, a atividade Zapper & Scope SP é revelada. Na década de 70 a Nintendo renovou pistas de boliches em galerías de tiros virtuais, utilizando do mencionado revólver e de um rifle para entretenimento das pessoas (estes que, no futuro, teriam uma versão doméstica que seria o precursor do icônico Duck Hunt). Na experiência, até 13 podem jogar ao mesmo tempo, podendo escolher entre a Zapper de NES ou a Super Scope de SNES para participar da atividade. A Zapper é mais rápida enquanto a Super Scope tem uma mira que ajuda no disparo.

Na galeria mostrada, é preciso disparar contra os vários inimigos da série Mario enquanto evita acertar os heróis.

Pequenos consoles... GRANDES CONTROLES

Por fim, uma galeria peculiar é mostrada. Nela, telas mostrando trechos de jogos do Famicom, Super Famicom, N64 e Wii são mostrada e devem ser escolhidas... Com um pequeno detalhe: os controles são imensos e é necessário que até duas pessoas devam trabalhar em equipe para concluir os desafios.

No vídeo, Miyamoto joga o primeiro nível de Super Mario Bros. com uma funcionária do museu. Enquanto ele controlava Mario, ela apertava os botões de correr e salto. Ao fundo, outros jogos podem ser vistos como Super Mario 64, Donkey Kong e Dr. Mario.

Onde tudo começou e além

Em outras partes, visitantes podem jogar e aprender sobre Hanafuda, além da possibilidade de poder criar suas próprias cartas. A lanchonete é rápida mostrada, onde visitantes podem fazer seus próprios hambúrgueres, e a promessa de souvenires exclusivos do museu. 

Considerações finais

A apresentação foi bastante intrigante e informativa, mostrando pontos interessantes da exibição e atiçando a curiosidade de quem assiste. Se apenas três atividades parecem super divertidas, o resto pode ser igualmente legal. Minha esperança, no entanto, é que tenha alguma parte falando sobre figuras icônicas da Nintendo que já faleceram, como Iwata, Yamauchi e especialmente meu herói pessoal, Gunpei Yokoi.

E você? O que achou desse Direct especial? Tem algo que gostaria de ver em particular na exibição?




Fonte: Nintendo, YouTube 
Siga o Blast nas Redes Sociais

Formado em Publicidade e Propaganda na USC e especializado em Marketing Digital, sou Editor de Vídeos também, meu TCC foi sobre a Guerra dos Consoles e evolução da publicidade nos games. Jogo um pouco de tudo e também escrevo. Me descrevo como um artista.