Perfil

Perfil: Earthworm Jim — O puro suco dos anos 1990

Falaremos sobre a minhoca mais estranhamente legal do mundo dos jogos.

em 03/08/2024

Nos anos 1990, o humor duvidoso e muitas vezes nojento era amplamente explorado, tanto em animações, quanto em jogos. Além disso, tivemos uma avalanche de personagens antropomórficos em jogos de plataformas. Earthworm Jim é um amálgama desses dois elementos: uma minhoca em um traje espacial explorando seu estranho universo, sendo um dos personagens mais excêntricos do mundo dos jogos. Em 2024, o personagem está comemorando seu 30º aniversário, marcando três décadas de aventuras malucas e humor irreverente.

Criado e dublado por Doug TenNapel, seu primeiro jogo foi lançado em 1994 para diversas plataformas, começando pelo Mega Drive e depois para Super Nintendo, Sega Master System, Sega Game Gear, Game Boy e Windows 95, além de uma versão especial para Sega CD e Windows 95. Anos depois, Game Boy Advance e dispositivos móveis também receberam suas versões do jogo, além de uma versão HD para Xbox 360 e PS3.


Muito mais que um verme

Antes uma simples minhoca terrestre, Jim um dia estava fugindo de corvos que queriam comê-lo e procurou abrigo em um objeto peculiar. Sua vida mudou quando ele se escondeu no traje espacial ultra-high-tech-indestructible-super-space-cyber-suit, ou super suit (em tradução livre, traje cibernético superespacial indestrutível de ultratecnologia, ou supertraje). Devido à radiação espacial, Jim evoluiu rapidamente e ouviu o temível Psy-Crow conversando com a Rainha The Evil Queen Pulsating Bloated Festering Sweaty Pus-filled Malformed Slug-for-a-Butt (Slug-for-a-Butt, para abreviar). Assim, ele ficou interessado em conhecer a irmã gêmea da rainha, a Princesa Qual é o Nome Dela (sim, esse é o nome mesmo), e partiu para encontrá-la.

Com isso foi dado início a uma das aventuras mais estranhas dos 16-bits, indo em vários planetas bizarros, enfrentando inimigos malucos e até confrontando um amigo, e claro, evitando que sua nova roupa seja roubada pelo Psy-Crow e seu parceiro de crimes, que criou o traje para a rainha, o Professor Monkey-for-a-Head.

Habilidades de outro mundo

Jim depende principalmente de seu supertraje, que lhe dá força aprimorada, resistência elevada e a capacidade de fazer muitas coisas que uma minhoca normalmente não poderia fazer devido à falta de membros. Sua arma principal é um Plasma Blaster de disparo rápido, que também pode disparar feixes enormes e poderosos (coletando os projéteis antes).

Ele também possui algumas habilidades graças a ser uma minhoca: seu corpo elástico e maleável, por exemplo, permite que ele se use como chicote para atacar inimigos próximos e a uma distância média, ou como um laço para agarrar pequenas protuberâncias e balançar a partir delas, proporcionando uma mobilidade extraordinária. Ele é até capaz de usar seu corpo como uma hélice, diminuindo a velocidade de sua queda. Embora seja bastante vulnerável e fraco sem seu traje, ele ainda possui várias habilidades incomuns para uma minhoca normal, como enrolar-se em uma mola e pular.

Uma minhoca de personalidade

Na história do primeiro jogo, vemos que Jim se joga de cabeça em seu objetivo. Assim que soube da Princesa Qual é o Nome Dela, partiu em uma jornada maluca para encontrá-la, além de ser um pouco infantil devido ao seu gosto por livros infantis. Com um sotaque do sul dos Estados Unidos, não era incomum ouvir um “Groovy” dito por ele em seus jogos.

Suas aventuras muitas vezes refletem sua própria vontade, seja para conhecer a princesa, resgatá-la ou se recuperar de um coma após uma vaca cair em sua cabeça. No entanto, sua natureza carismática e meio maluca faz dele um personagem extremamente memorável, encapsulando perfeitamente o espírito dos anos 1990.

Earthworm Jim também deixou sua marca na cultura pop com uma série animada de TV, uma linha de brinquedos e algumas aparições em outros jogos, como ClayFighter 63 1/3. Seu legado continua vivo, sendo lembrado com carinho por fãs e considerado um dos ícones mais excêntricos de sua época.



Revisão: Vitor Tibério





Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.