Emio - The Smiling Man: Famicom Detective Club pode transformar uma duologia adormecida em trilogia

Finalmente saberemos quem é Emio e quais são as suas intenções.

em 15/08/2024

Em 15 de julho, a Nintendo divulgou um vídeo de poucos segundos no qual uma pessoa (presumidamente um homem) aparecia com um saco de papel em sua cabeça; não só isso, um rosto feliz estava estampado no papel pardo. A pergunta que dava título à publicação, que logo gerou burburinhos aqui e ali nas redes sociais, era “Quem é Emio?”.

Entre especulações de uma nova IP voltada a um público adulto, a resposta veio na forma de depoimento dois dias depois. Nesse novo vídeo, Yoshio Sakamoto nos deu a resposta (ou quase): Emio - The Smiling Man: Famicom Detective Club é o inédito título da série Famicom Detective Club, que chega no próximo dia 29 ao Switch.

De fato, ainda não sabemos quem é Emio propriamente dito, mas algumas informações já divulgadas podem nos ajudar a desvendar um pouco do mistério por trás do “homem sorridente”. Importante: este texto foi escrito com material disponibilizado publicamente.

Uma breve recapitulação

A série Famicom Detective Club, compreendida por dois jogos, foi lançada na década de 1980 para o NES. No entanto, os títulos The Missing Heir e The Girl Who Stands Behind eram exclusivos do território japonês, até que a Nintendo em parceria com a Mages, em 2021, relançou essa duologia em uma versão totalmente remasterizada, com direito a dublagem em japonês e repaginada visual, mas, acima de tudo, uma inédita localização em inglês.

E o que Yoshio Sakamoto, que revelou o que seria Emio, tem a ver com essa história toda? Ele é basicamente a mente por trás do sucesso de Famicom Detective Club, mesmo que os jogos tenham sido a primeira experiência de Sakamoto como escritor de cenário.

Depois do sucesso dos dois primeiros jogos, ele está de volta para nos entregar uma aventura inédita em mais de 30 anos — e, desta vez, com um lançamento ocidental concomitante com o oriental. Ainda, já foi confirmado que Emio - The Smiling Man também foi produzido pela Mages, então temos a garantia de que teremos mais um título de qualidade em mãos.

E o que sabemos sobre o caso de Emio?

Com base nas informações já divulgadas, esta nova entrada de Famicom Detective Club trará um caso relacionado a uma série de assassinatos que tem assolado o Japão. A parte mais curiosa dos crimes é que todas as vítimas têm sido encontradas com um saco de papel em suas cabeças — sim, a mesma usada por Emio no trailer misterioso.

Neste contexto, teremos uma história que se passa, cronologicamente falando, depois dos acontecimentos de The Missing Heir, com nosso protagonista já bem-conceituado na Utsugi Detective Agency.  Segundo o próprio Sakamoto, no trailer de revelação de 17 de julho, este novo jogo tem como base uma lenda urbana japonesa, então a trama será muito mais pautada em fatos concretos do que eventos relacionados (ou com fortes tendências) ao sobrenatural.


Curiosa como sou, revirei a internet atrás de informações sobre o tal “homem sorridente”, que surgiu como uma creepypasta e ganhou até um curta-metragem, mas, dada a minha experiência com The Missing Heir e The Girl Who Stands Behind, duvido de que Sakamoto deixaria as coisas tão fáceis assim. A bem da verdade, fico até aliviada em saber que não encontrei nenhuma informação online que batesse com a proposta do jogo, afinal, estamos falando de uma aventura pautada em resolução de mistérios.

Inclusive, se Emio seguir os mesmos passos de seus antecessores, é muito provável que o caso do Smiling Man traga mais de um caso interligado — mas isso só poderei afirmar quando tiver o jogo em mãos.

Uma aventura textual do começo ao fim

Apesar de a repaginada audiovisual da Mages dar um ar mais similar ao de visual novels a Famicom Detective Club, os jogos são aventuras textuais. Isso significa que teremos uma densa carga de leitura combinada com ações que temos que escolher conforme exploramos os cenários, como interagir com objetos e outros elementos que os compõem (ao melhor estilo point-and-click) e conversar com as pessoas.

Dado o tamanho do software de Emio, que ultrapassa o dos outros dois jogos juntos (5.4GB contra 3.5GB), é muito provável que este novo mistério seja bem mais complexo e maior em conteúdo. Infelizmente, a Nintendo perdeu a chance de investir em outro jogo com localização para o português brasileiro, mas, pelo menos, teremos outras opções de idiomas de texto além de inglês e japonês, como espanhol, italiano e francês, para ajudar no entendimento de pessoas que têm alguma fluência nessas línguas latinas.


De volta à jogabilidade, uma crítica que eu e Ivanir fizemos em nossas análises de The Girl Who Stands Behind e The Missing Heir, respectivamente, era a falta de suporte à tela de toque do Switch. De verdade, espero que ele seja implementado para Emio, pois facilitaria demais nas porções investigativas do jogo.

A grande novidade, porém, é a possibilidade de controlar Ayumi Tachibana, a parceira do protagonista, em algumas seções. Desse modo, teremos acesso a um novo ponto de vista a respeito dos casos e da investigação; particularmente falando, acredito que essa adição deixará a trama ainda mais rica.

Para finalizar, por mais que Emio faça parte de Famicom Detective Club, não acredito que seja necessário ter jogado a duologia antes de embarcar no mistério do homem sorridente. Claro, acredito que este lançamento tenha um maior apelo para quem já conhece a série, mas, tirando o protagonista e Ayumi, The Smiling Man parece ser um título standalone — e, quem sabe, a porta de entrada para novos fãs.

Quem vai sorrir por último?

Emio - The Smiling Man: Famicom Detective Club é o inédito título que promete revitalizar uma franquia dormente há mais de três décadas. Existe uma expectativa alta para que o caso do homem sorridente seja uma aventura textual de alta qualidade narrativa envelopada pelo excelente trabalho audiovisual que a Mages pode proporcionar.

Resta-nos apenas aguardar o dia 29 de agosto para descobrir como este novo mistério, agora pautado mais no factual do que no sobrenatural, se desenvolverá. Já estou ansiosa para compartilhar a análise com você!

Emio - The Smiling Man: Famicom Detective Club
Data de lançamento: 29 de agosto de 2024
Desenvolvedora: Mages
Gênero: aventura textual
Revisão: Cristiane Amarante
Screenshots: Nintendo (eShop, YouTube)

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.