Jogamos

Análise: The New Denpa Men diverte, mas traz o pior lado das microtransações

A nova entrada da série chega ao Switch no formato free-to-play.

em 17/08/2024



Desenvolvido e publicado pela Genius Sonority, The New Denpa Men é a mais recente entrada da série Denpa Men, que deu seus primeiros passos no 3DS e expandiu-se para dispositivos móveis. Trazendo o universo peculiar dos pequenos seres para o Nintendo Switch em um formato free-to-play, o jogo consegue oferecer uma experiência divertida de RPG, embora frustrante em determinadas ocasiões.

Em busca de equipamentos lendários

No universo de The New Denpa Men, os Denpa Men são pequenas criaturas humanoides geradas a partir das ondas de rádio ao nosso redor. Esses seres aparecem aleatoriamente em uma mecânica própria, e nós os capturamos usando os sensores de movimento do Switch ou o próprio analógico para lançar uma rede enquanto eles surgem na tela.

No início do jogo, somos apresentados a Kota, que nos pede ajuda para encontrar equipamentos lendários que o transformarão em um Denpa Men poderoso, capaz de proteger os mais fracos das ameaças dos mais fortes. Assim, após reunirmos uma equipe, embarcamos em uma jornada em busca desses itens, que estão escondidos em diversas masmorras espalhadas pelo mundo.

A narrativa de The New Denpa Men é simples, leve e repleta de bom humor. Cada dungeon está localizada em uma pequena cidade habitada por criaturas amarelas de nariz grande, que geralmente estão enfrentando algum problema causado por um monstro residente no calabouço local. Infelizmente, o título não conta com a opção de legendas em português.

Um RPG simples, mas desafiador

The New Denpa Men começa em uma pequena ilha, que funciona como um lobby. Nesse espaço, podemos decorar nossa casa e acessar outras estruturas que se desbloqueiam à medida que avançamos na campanha, como uma loja e um salão onde podemos realizar fusões e aumentar o limite máximo de nível dos nossos companheiros.

A partir dessa área, viajamos para as dungeons. Embora essas masmorras sejam, em sua maioria, lineares, algumas apresentam puzzles interessantes, como abrir caminhos com base em portas e botões de mesma cor ou encontrar e memorizar caracteres de uma senha para usá-la no final da área.

Nessas masmorras, encontramos baús com itens variados e visualizamos os monstros vagando, com as batalhas se iniciando quando nos aproximamos deles. Similar a um roguelike, se formos derrotados em combate, perdemos todos os itens que carregamos, embora o nível dos nossos Denpa Men permaneça intacto.

O sistema de combate é igualmente simples, oferecendo basicamente duas opções ofensivas: Go for It, que permite aos aliados usar suas habilidades mágicas, e All-out Attack, que faz com que os personagens ataquem fisicamente. Além dessas ações, podemos ordenar que todos defendam ou fujam.

Como é possível perceber, o controle sobre as criaturas não é total, lembrando as definições automáticas vistas em alguns Dragon Quest, mas de forma muito mais simplificada. A influência da série concebida por Yuji Horii é vista também em outros elementos, como no aspecto divertido e carismático de alguns monstros.

Cada Denpa Men conta com apenas uma habilidade, definida por sua antena (alguns, sem antena, possuem apenas o ataque físico padrão). Portanto, apesar de o sistema de combate ser extremamente simples, montar uma equipe sólida não é uma tarefa tão fácil.

Além disso, embora seja possível utilizar até oito Denpa Men simultaneamente em combate, a variedade de atributos presentes no jogo e as resistências e fraquezas específicas de cada criatura nos incentivam a ajustar a equipe para lidar com cada situação conforme avançamos nas diferentes fases.

Mais rápido e mais fácil para quem estiver disposto a abrir a carteira

Como em muitos outros títulos gratuitos, The New Denpa Men conta com microtransações, permitindo que os jogadores gastem dinheiro real para adquirir cristais, que funcionam como a moeda de maior valor no jogo.

Com esses cristais, podemos comprar equipamentos de alta qualidade e invocar Denpa Men mais poderosos e raros. Além disso, essa moeda também pode ser usada para reviver e restaurar completamente a saúde de todos os aliados durante um combate, além de recarregar a stamina, que é consumida sempre que entramos em uma dungeon.

É importante destacar que essa energia tem um limite de cinco unidades, com cada uma delas levando uma hora para recarregar. Portanto, se o jogador optar por não comprar cristais, suas sessões diárias serão limitadas.

Embora eu não veja nenhum problema em jogos gratuitos possuírem microtransações, as recompensas em The New Denpa Men para aqueles que não estão dispostos a gastar dinheiro real são bastante escassas em comparação com outros títulos de abordagem semelhante, o que afeta bastante o ritmo e prolonga artificialmente a sua duração.

Em razão disso, apesar de suas mecânicas acessíveis, The New Denpa Men não é muito recomendável para iniciantes no gênero, já que completá-lo usando apenas os recursos gratuitos exigirá um nível de grinding comparável ao dos primeiros RPGs. Embora o título ofereça masmorras especiais focadas em ganhar pontos de experiência e bons equipamentos, essas áreas consomem mais energia, atrasando ainda mais o progresso.

Divertido, mas frustrante 

The New Denpa Men é simples e divertido, com mecânicas acessíveis e um toque agradável de humor. No entanto, a falta de recompensas significativas para os jogadores que não estão dispostos a gastar com microtransações acaba atrasando o ritmo da jornada e gerando consideráveis frustrações. 

Prós

  • Sistema de combate divertido e intuitivo, tornando-o (ao menos na teoria) acessível a novos jogadores do gênero;
  • Narrativa leve e repleta de bom humor, que se alinha perfeitamente à abordagem simples do jogo;
  • A construção de uma equipe equilibrada exige uma boa dose de estratégia, especialmente ao lidar com habilidades, resistências e fraquezas dos Denpa Men;
  • Embora lineares, algumas masmorras apresentam puzzles interessantes, oferecendo um desafio extra.

Contras

  • O progresso pode ser fortemente influenciado por microtransações, o que pode frustrar jogadores que preferem não gastar dinheiro real;
  • As recompensas para jogadores que optam por uma experiência gratuita são escassas se comparadas às de outros jogos de abordagem semelhante, resultando em um nível elevadíssimo de grinding;
  • A limitação de energia restringe significativamente o tempo de jogo diário, atrasando o ritmo da progressão;
  • Ausência de legendas em português.
The New Denpa Men — Switch — Nota: 6.0
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia baixada gratuitamente pelo redator

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.